segunda, 08 de agosto de 2022
Dourados
22°max
17°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE E BEM-ESTAR

Chá detox pós-feriadão funciona? Desvende mitos e verdades sobre a bebida

14 outubro 2021 - 16h52Por Portal MSN

É comum, após dias de descanso com direito à comilança, buscar um chazinho à base de alguma planta tida como milagrosa para aliviar o peso - no estômago e na consciência. São considerados chás detox, em geral, aqueles que têm função diurética como hibisco, dente-de-leão, cavalinha, salsinha e funcho. 

E, ainda, aqueles com propriedades digestivas como hortelã, alcachofra e macela. Mas será que uma ou duas xícaras da bebida pode, de fato, limpar o organismo e até reverter os resultados do pé na jaca no feriadão? Alto Astral consultou especialistas para tirar essa e outras dúvidas sobre o chá detox. Veja o que é mito e o que é verdade no assunto:

Chá detox provoca o efeito milagroso de “limpar” o organismo

Mito. De acordo com Natalia Barros, nutricionista especialista em saúde feminina, nenhum chá isoladamente terá a função “detox” no organismo, uma vez que, o processo de detoxificação natural é realizado pelo próprio fígado. “Em relação ao sentimento de culpa, a ingestão do chá não trará efeitos significativos, apenas um sentimento de compensação desnecessário”, esclarece Natalia. 

Em jejum, a bebida ajuda a emagrecer

Mito. De acordo com Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), desintoxicar é a mesma coisa que eliminar toxinas pelas vias naturais de excreção. “O organismo tem mecanismos de ação por meio de enzimas antioxidantes eficientes para essa função. Porém em determinadas situações sob orientação médica, alimentos funcionais como chás e infusões e suplementos com compostos bioativos antioxidantes podem ser indicados”.

Versões industrializadas também têm benefícios 

Verdade. Segundo as especialistas, há opções tão boas quanto as naturais, extraídas das folhas. Elas recomendam, entretanto, escolher os que contêm menos adição de açúcar, conservantes e aromatizantes. Os mais saudáveis são os que têm as plantas rasuradas (cortes em pequenos pedaços), liofilizados (desidratados) ou os em pó próprios para diluição na água.  

Chás detox ajudam a emagrecer

Mito. É importante destacar que perder peso corporal pode ser decorrente da eliminação de água, gordura ou massa magra. O consumo de um chá, de forma imediata, pode apenas mobilizar líquidos e aumentar a eliminação de água, que é uma perda de peso transitória. Os mais potentes em propriedades diuréticas são o de hibisco, o de boldo e o chá verde.

Efeito extra: melhora da pele. Confere?

Verdade. Segundo Marcella, alguns chás podem aumentar a proteção da pele contra os danos causados pela radiação solar. “Chás ricos em polifenóis, como as catequinas do chá verde, as antocianinas das frutas vermelhas e os carotenóides da laranja e da cúrcuma, consumidos em período de pré-exposição, possuem efeitos antioxidantes e aumentam a resistência da pele aos danos causados pela radiação ultravioleta”, explica.

Fontes: Marcella Garcez, nutróloga, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e docente do Curso Nacional de Nutrologia na mesma entidade, e Natalia Barros, nutricionista especialista em saúde feminina, mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO

Mulher é denunciada após divulgar vídeos íntimos de bombeiro de MS

TSE exclui técnico da Defesa de inspeção a sistemas de votação
JUSTIÇA

TSE exclui técnico da Defesa de inspeção a sistemas de votação

Homem é preso após atear fogo na casa de ex-mulher; duas crianças estavam no local
REGIÃO

Homem é preso após atear fogo na casa de ex-mulher; duas crianças estavam no local

Escolas públicas de Dourados recebem peça infantil sobre prevenção contra a Covid-19
SAÚDE

Escolas públicas de Dourados recebem peça infantil sobre prevenção contra a Covid-19

Bananeira: identificadas hospedeiras do fungo causador da fusariose
PESQUISA

Bananeira: identificadas hospedeiras do fungo causador da fusariose

POLÍTICA

Comissão de Educação debate a participação do jovem no processo eleitoral

DECISÃO DA ANVISA

Anvisa bane em definitivo o uso do carbendazim no Brasil

SAÚDE E BEM-ESTAR

Cresce o número de adolescentes com colesterol alto

LEI NACIONAL

Projeto regulamenta atuação da sociedade em conselhos setoriais

ESPORTES

Futebol de cegos: Brasil vence Grand Prix e garante vaga em Mundial

Mais Lidas

LUTO

Conselho de Agronomia lamenta morte de jovem agrônoma em acidente

Adolescente fica gravemente ferido após caminhonete capotar na MS-141

SUSPEITO FOI PRESO

Casal de idosos é assassinado em residência no centro de Coxim

REGIÃO

Corpo de idoso é encontrado carbonizado em residência destruída por incêndio