Menu
Busca segunda, 25 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE E BEM-ESTAR

Chá detox pós-feriadão funciona? Desvende mitos e verdades sobre a bebida

14 outubro 2021 - 16h52Por Portal MSN

É comum, após dias de descanso com direito à comilança, buscar um chazinho à base de alguma planta tida como milagrosa para aliviar o peso - no estômago e na consciência. São considerados chás detox, em geral, aqueles que têm função diurética como hibisco, dente-de-leão, cavalinha, salsinha e funcho. 

E, ainda, aqueles com propriedades digestivas como hortelã, alcachofra e macela. Mas será que uma ou duas xícaras da bebida pode, de fato, limpar o organismo e até reverter os resultados do pé na jaca no feriadão? Alto Astral consultou especialistas para tirar essa e outras dúvidas sobre o chá detox. Veja o que é mito e o que é verdade no assunto:

Chá detox provoca o efeito milagroso de “limpar” o organismo

Mito. De acordo com Natalia Barros, nutricionista especialista em saúde feminina, nenhum chá isoladamente terá a função “detox” no organismo, uma vez que, o processo de detoxificação natural é realizado pelo próprio fígado. “Em relação ao sentimento de culpa, a ingestão do chá não trará efeitos significativos, apenas um sentimento de compensação desnecessário”, esclarece Natalia. 

Em jejum, a bebida ajuda a emagrecer

Mito. De acordo com Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), desintoxicar é a mesma coisa que eliminar toxinas pelas vias naturais de excreção. “O organismo tem mecanismos de ação por meio de enzimas antioxidantes eficientes para essa função. Porém em determinadas situações sob orientação médica, alimentos funcionais como chás e infusões e suplementos com compostos bioativos antioxidantes podem ser indicados”.

Versões industrializadas também têm benefícios 

Verdade. Segundo as especialistas, há opções tão boas quanto as naturais, extraídas das folhas. Elas recomendam, entretanto, escolher os que contêm menos adição de açúcar, conservantes e aromatizantes. Os mais saudáveis são os que têm as plantas rasuradas (cortes em pequenos pedaços), liofilizados (desidratados) ou os em pó próprios para diluição na água.  

Chás detox ajudam a emagrecer

Mito. É importante destacar que perder peso corporal pode ser decorrente da eliminação de água, gordura ou massa magra. O consumo de um chá, de forma imediata, pode apenas mobilizar líquidos e aumentar a eliminação de água, que é uma perda de peso transitória. Os mais potentes em propriedades diuréticas são o de hibisco, o de boldo e o chá verde.

Efeito extra: melhora da pele. Confere?

Verdade. Segundo Marcella, alguns chás podem aumentar a proteção da pele contra os danos causados pela radiação solar. “Chás ricos em polifenóis, como as catequinas do chá verde, as antocianinas das frutas vermelhas e os carotenóides da laranja e da cúrcuma, consumidos em período de pré-exposição, possuem efeitos antioxidantes e aumentam a resistência da pele aos danos causados pela radiação ultravioleta”, explica.

Fontes: Marcella Garcez, nutróloga, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e docente do Curso Nacional de Nutrologia na mesma entidade, e Natalia Barros, nutricionista especialista em saúde feminina, mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Funcionária da UPA é agredida por homem que tentava entrar em área restrita
DOURADOS
Funcionária da UPA é agredida por homem que tentava entrar em área restrita
Facebook remove live em que presidente associa vacina de covid à aids
BRASIL
Facebook remove live em que presidente associa vacina de covid à aids
REGIÃO
Foragido é flagrado pulando muros de casas e é preso
Preço médio da gasolina comum chega a R$ 6,26 em dia de anúncio de novo reajuste
DOURADOS
Preço médio da gasolina comum chega a R$ 6,26 em dia de anúncio de novo reajuste
Neno pede duas viaturas e quatro motos para patrulhamento rural em Ponta Porã
SEGURANÇA PÚBLICA
Neno pede duas viaturas e quatro motos para patrulhamento rural em Ponta Porã
PEDRO JUAN
Advogado é executado na fronteira com o Paraguai
DOURADOS
Casa é arrombada e carteira furtada na Vila Santa Catarina
PIONEIRO
Carregando a marca da modernidade, Dourados News inicia campanha de 21 anos
MS-295
Carro furtado em Minas Gerais é recuperado na MS-295
EDUCAÇÃO
Exame Nacional de Residência (Enare) 2021 registra mais de 11 mil inscrições em apenas três dias

Mais Lidas

CÁRCERE PRIVADO
Tentativa de sequestro a criança termina com jovem preso em Dourados
CLIMA
Vendaval atinge Dourados e deixa rastro de destruição
ACIDENTE
Morto em acidente na BR-163 voltava de festa em Caarapó
DOURADOS
Vento supera 40 quilômetros por hora e grande perigo de tempestade inicia de tarde