Menu
Busca segunda, 28 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
IMUNIZAÇÃO

Campanha nacional de vacinação contra o sarampo será aberta hoje

10 fevereiro 2020 - 07h07Por Da Redação

Considerando que no mês de janeiro deste ano ainda foi possível observar a circulação do vírus de sarampo de forma ativa no país, o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, fará a primeira etapa da campanha de vacinação contra o vírus do sarampo, no período de 10 de fevereiro a 13 de março, tendo como público-alvo as pessoas na faixa etária de 05 a 19 anos. O dia D de mobilização nacional será o próximo sábado, dia 15 de fevereiro.

De acordo com Edvan Marcelo, da Coordenação do Núcleo de Imunização, a adesão e ações de vacinação deste público são ferramentas fundamentais e necessárias, a fim de garantir a devida proteção, como também interromper a circulação do vírus do sarampo em todo país. “Contudo, temos como objetivo resgatar essa parcela da população (05 a 19 anos), avaliar a situação vacinal de cada um e assim, vacinar de forma seletiva aqueles não vacinados e/ou completar esquema vacinal conforme indicação do Calendário Nacional de Vacinação”.

Segundo Edvan, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica de Saúde e do Núcleo de Imunização dará cumprimento à campanha neste mês de fevereiro, além de realizar a atualização da caderneta de vacinação da população com faixa etária de 05 a 19 anos.

Será elaborada uma logística de atendimento por parte da Atenção Básica e, no período de 10 de fevereiro a 13 de março, todas as unidades básicas de saúde ofertarão a vacina contra o vírus do sarampo em seu horário de funcionamento. No dia 15 de fevereiro, dia D, serão oportunizados pontos estratégicos para realizar a vacinação do grupo alvo da campanha.

No dia D, no horário das 08h às 17h, estarão abertas as Unidades de Saúde da Seleta, Izidro Pedroso, Maracanã, Vila Rosa, Parque das Nações II, Idelfonso Pedroso e nos distritos de Itahum e Vila Vargas. Também será disponibilizado um posto de vacinação no Shopping Avenida Center, com atendimento entre 14h e 20h.

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

LAGUNA CARAPÃ
Polícia apreende caminhão tanque carregado de maconha na MS-156
JUDICIÁRIO
MPF recorre ao TRF-1 para afastar ministro Ricardo Salles do cargo
CORUMBÁ
Bombeiros encontram corpo do menino de 2 anos que se afogou no rio Paraguai
REGIÃO
Homem que disse ter encontrado mulher morta volta atrás e confessa feminicídio
IMPOSTO
Termina quarta-feira prazo para licenciamento para placas final 9
REGIÃO
Jovem é levado para delegacia, após agredir pai e atirar martelo em policiais
ÁGUA CLARA
Jovem é agredida com mordidas e choque ao tentar terminar relacionamento
AVE SILVESTRE
Mulher é multada em R$ 5,5 mil por maltratar papagaio
LEVANTAMENTO
Em uma semana, MS tem quase 500 novos casos notificados de Síndrome Respiratória Grave
BRASIL
Prazo de entrega da declaração do ITR acaba na quarta-feira

Mais Lidas

ATO DE FÉ
Após vigílias em frente a hospital, família celebra 'milagre' por homem que caiu do telhado
CAMPO GRANDE
Gêmeos são executados dentro de quitinete
POLÍCIA
Comerciante morre em acidente na MS-276
DEODÁPOLIS
Homem morre ao bater moto de frente com caminhonete da patroa