Você sabia que, além de saboroso, o azeite de oliva é um óleo benéfico à saúde? Ele não só dá aquele gostinho diferenciado a diversos temperos e receitas como bacalhau e peixe assado, como ainda ajuda a prevenir uma série de doenças.
Fonte de vitaminas e substâncias antioxidantes, o azeite integra o grupo dos alimentos funcionais importantes em nossa dieta diária. “Sementes oleaginosas, cereais integrais, tomate, alho, cebola, peixes de água fria, grãos integrais, laticínios fermentados e enriquecidos com probióticos, vinho e suco de uva integral, verduras de folhas verdes e crucíferas, frutas alaranjadas, frutas vermelhas, tubérculos e raízes e algas são exemplos de alimentos que ajudam a manter o corpo com energia e saudável”, informa a nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
De acordo com Marcella, esses alimentos também podem reduzir a prevalência de doenças crônicas por causa de moléculas que promovem atividades antioxidantes, hipoglicemiantes (de controle da glicemia), hipoglicemiantes (no controle do colesterol) e imunomoduladoras, entre outros benefícios.
A nutricionista Vitória Falcão, parceira da Baskets, lista outras vantagens do azeite para a saúde. Confira abaixo:
Reduz os riscos de diabetes: a gordura pode equilibrar os níveis de glicemia e insulina no corpo.
Diminui a inflamação: a nutricionista relata que algumas substâncias presentes no azeite podem causar um efeito anti-inflamatório e contribuir no combate dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce.
Faz bem para o coração: como o azeite tem ácidos graxos, que auxiliam na redução do colesterol ruim e aumentam a concentração do colesterol bom no organismo, também contribui para evitar doenças cardiovasculares.
Deixa o cérebro mais “afiado”: segundo Vitória, existem algumas pesquisas em andamento que indicam uma evolução de funções cognitivas atreladas ao uso de azeite.
Regula o sistema digestivo: para quem sofre com prisão de ventre, o azeite de oliva pode ajudar muito por contar com propriedades laxantes naturais e suaves. Antes de utilizá-lo para esse objetivo, no entanto, consulte um especialista.
É válido saber que o azeite é mais saudável do que o óleo vegetal de cozinha, mas é necessário adotá-lo com moderação no cardápio - afinal de contas, trata-se de uma gordura e, portanto, é um alimento calórico.
Fontes: Marcella Garcez, nutróloga, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), e Vitória Falcão, nutricionista parceira da Baskets/ Consultoria: Sport Life.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homem é preso com cocaína após agredir a esposa gestante

Câmara cassa mandato de Chiquinho Brazão por ausência a sessões

Polícia localiza veículo com restrição de busca na região de fronteira
Conselho aprova moeda comemorativa aos 60 anos do Banco Central

Família de caseiro morto por onça deve pedir pensão a pesqueiro

Série B do Campeonato Estadual pode ter até 13 clubes na disputa
Motorista de aplicativo é preso em MS, suspeito de estupro em Goiás

Servidores do Detran se unem à corrente de solidariedade por Cecília

Motociclista morto em acidente respondia por homicídio no trânsito

Alexandre Branco Pucci toma posse como desembargador do TJ/MS
Mais Lidas

Mulher é encontrada morta dentro de casa em Dourados

Onça que atacou e matou caseiro no Pantanal é capturada; veja vídeo

Dois são presos em operação que investiga grupo que tentou executar família por vingança
