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SAÚDE E BEM-ESTAR

Aprenda a fazer uma massagem nos pés para aliviar o estresse

02 maio 2022 - 12h05Por Alto Astral

Após um dia corrido e com situações estressantes, a única coisa que temos vontade de fazer é deitar e estender as pernas devido ao cansaço. Saber como fazer massagem nos pés nesse momento pode, não só revitalizar toda a região, como aliviar os sintomas de estresse e irritabilidade. E essa prática tem até nome, viu? Reflexologia podal, uma terapia de relaxamento e bem-estar. 

"A planta dos pés possui pontos e regiões que representam os órgãos e podem ser estimulados de modo a obter benefícios terapêuticos", explica o médico especialista em homeopatia e acupuntura Roberto Debski. Ele ressalta ainda os benefícios do método: atua em dores físicas, problemas emocionais, desconfortos musculares, sintomas gripais, enxaqueca e, sobretudo, ameniza ansiedade, depressão e estresse. 

Os pontos dos pés e suas funções:

Para isso, acredita-se que cada ponto do pé, quando pressionado e massageado, pode influenciar diretamente no alívio de diversos quadros e sintomas. Conheça cada um:

Yong Quan: é o ponto localizado no centro do pé, entre o segundo e o terceiro dedo. Ao ser estimulado, pode ajudar em dores nos rins, reduzindo a ansiedade e o estresse.
San Yin Jiao: está posicionado quatro dedos acima do tornozelo. Quando pressionado, tem ação sobre as dores causadas por cólicas menstruais.
Kun Lun: ponto atrás do tornozelo, onde há um leve afundamento da pele. Massageie a região para aliviar dores nas costas.
Além desses principais, existem outras áreas dos pés que podem ser estimuladas, promovendo benefícios para todo o organismo. Se quiser tornar a massagem ainda mais potente, vale investir em óleo de amêndoa ou de semente de uva para hidratar e descansar o corpo. 

Passo a passo de como fazer massagem nos pés:

Agora que já conhece as principais regiões a serem estimuladas e todos os seus benefícios, chegou a hora de colocar a mão na massa — ou nos pés! — e aprender a massagem que alivia o estresse. Veja seus 13 passos: 

Passo 1:

Antes de começar, é necessário lavar os pés com água morna, principalmente entre os dedos, e enxugá-los bem. Sente-se em uma posição agradável, em um local que dê para apoiar as costas.

Passo 2:

Depois que estiver ajeitado, coloque nas mãos uma pequena porção de um óleo essencial ou um creme hidratante a sua escolha e leve até aos pés. Suave e lentamente, passe o creme por toda a região, indo até os tornozelos.

Passo 3:

Fazendo em um pé de cada vez, encoste a sua palma da mão na sola. Abra todos os dedos e abrace-os, fechando lentamente. Faça esse movimento cinco vezes, colocando mais pressão em cada etapa.

Passo 4:

Segure um lado do pé com uma mão e, com a outra, empurre o outro lado para frente. Após três vezes, troque a posição. Faça isso com o esquerdo e com o direito.

Passo 5:

Segure o peito do pé com uma das mãos. Com a outra, puxe todos os dedos para trás, levemente. Segure nesta posição por quinze segundos. Faça o mesmo movimento com o outro pé.

Passo 6:

Com os polegares de ambas as mãos, massageie o pé em sentido horário, começando das pontas dos dedos até o calcanhar. Vá de cima para baixo, pressionando todas as regiões. Repita três vezes, tanto na sola, quanto no peito.

Passo 7:

Posicione uma das mãos, aberta, debaixo do tornozelo, abraçando-o suavemente. Já com o indicador e polegar da outra mão massageie a região do tendão de Aquiles, indo de cima para baixo, até o calcanhar. Faça o processo quatro vezes.

Passo 8:

Ainda na região do tornozelo, com ambas as mãos, massageie-e toda a sua extensão, em forma de círculos, fazendo uma leve pressão. Vá pela parte lateral, até chegar aos dedos do pés. Não é necessário repetições.

Passo 9:

Feche as mãos. Com a parte do dedo mínimo, dê pequenas batidinhas ao longo de todo o pé. Indo de cima para baixo, da sola para o peito. Faça o movimento três vezes.

Passo 10:

Sem as mãos, movimente os pés para frente e para trás, usando apenas a força da região. Repita doze vezes.

Passo 11:

Segure a base de cada dedo, puxe-o e torça-o levemente. Faça isso com todos os dez.

Passo 12:

Posicione uma mão no peito do pé e outra na sola. Deslize-as de cima para baixo, colocando pressão no movimento, por dez vezes.

Passo 13:

Por fim, com as duas mãos, abrace o meio do pé, um de cada vez, colocando pressão. Fique na posição por vinte segundos.

 

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