Menu
Busca quarta, 16 de junho de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM - ESTAR

Alimentos antioxidantes podem ajudar a controlar doenças de pele

26 maio 2021 - 10h34Por R7

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Vitiligo afeta 0,5% da população brasileira (cerca de 1 milhão de pessoas segundo estimativa do IBGE), enquanto a dermatite pode afetar 25% das crianças e até 7% dos adultos. Contudo, o consumo de alimentos antioxidantes pode ajudar no controle dessa e outras doenças de pele.

Conforme explica  a dermatologista Renata Vasconcellos, “os antioxidantes são substâncias que se apresentam como protetores celulares, protegendo o material genético celular da oxidação, ajudando a reduzir os efeitos dos radicais livres”. Os radicais livres seriam “moléculas altamente instáveis que tem a capacidade de interagir com células, com elementos das membranas celulares, das nossas proteínas, gerando um processo de periodização que acelera o processo de envelhecimento pele”, explica a especialista Cinthia Cunha.

Os radicais livres podem ser desenvolvidos por fatores externos, principalmente pela  poluição e a radiação solar, tendo como consequência,o enfraquecimento do sistema imunológico, o envelhecimento, rugas e linhas de expressões. Estas moléculas também podem piorar doenças como vitiligo e dermatite seborreica e psoríase.

Alimentos indicados

De acordo com a dermatologista Cinthia Cunha, a dermatite é um tipo de inflamação na pele. Consumir alimentos antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias e seguir uma dieta balanceada para ajudar no controle. 

“É de fundamental importância a adoção da alimentação balanceada para evitar tais inflamações. O consumo de alimentos ricos em fibras ajuda a alimentar as bactérias da microbiota intestinal, que habitam o nosso intestino, fazendo com que ele funcione de forma regular”.

Como exemplos de alimentos que possuem propriedades anti-inflamatórias, a especialista, bem como o e-commerce de produtos naturais (Ingredientes Online), indica a semente de chia, o azeite de oliva extra-virgem e o chocolate amargo com alta porcentagem de cacau (a partir de 70%).  

Eles também relembram que é importante o consumo de alimentos antioxidantes, tais como o cranberries, o goji berry, a uva passa, a ameixa seca e o açaí, pois eles possuem substâncias que combatem os radicais livres do nosso corpo, prevenindo o envelhecimento precoce.

Segundo o médico Rodolfo Ferrari, “o vitiligo é uma doença não transmissível que se caracteriza pela perda de pigmentação na pele devido à redução das células responsáveis pela produção de melanina”. Apesar de ser uma doença autoimune e sem cura, existem alimentos ricos vitaminas A, C e E ajudam a controlar o problema.

“Elas estão presentes em frutas e legumes como o ovo, fígado, cenoura, manga, mamão, tomate, abóbora, damasco, entre outros. Além deles, agrião, alface e couve devem também ser ingeridos, uma vez que são alimentos ricos em fenilalanina, um importante aminoácido anterior à melanina, responsável por garantir a coloração à epiderme e o estímulo à sua produção”.

Buscando ajuda

Assim como todos os profissionais de saúde sugerem, é muito importante a busca pelo acompanhamento médico e nutricional na elaboração de uma dieta específica para cada especificidade de doenças de pele e organismos. Os dados levantados apontam que para o vitiligo o ideal é o consumo de alimentos ricos em vitamina A, C, E, para as dermatites alimentos anti-inflamatórios.

Mais informações podem ser obtidas na sociedade brasileira de dermatologia: https://www.sbd.org.br/ .

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Câmara aprova incentivo fiscal a quem doar a pesquisas contra covid-19
IMUNIZAÇÃO
População indígena lidera índice de vacinação no Brasil
FUTEBOL
Náutico domina Vila Nova, mantém 100% e segue na ponta da Série B
STF
Ministro concede a Wilson Witzel direito de não comparecer à CPI da Covid
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
POLÍTICA
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
MINISTÉRIO DO TURISMO
Nove em cada 10 empreendedores que acessaram recursos são pequenas empresas
JUSTIÇA
CNJ aprova resolução sobre orientações jurídicas para casamentos
UNIGRAN
XVIII Jornada Acadêmica de Psicologia aborda efeitos da pandemia na Psicanálise
FUTEBOL
Copa América: seleção treina na Granja Comary
CODESUL
Governador propõe unificação de atas de preços e mutirão pós-pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescente morre atropelado na BR-163 e condutor foge do local
DOURADOS
Homem tem carro furtado depois de ir com quatro pessoas para motel na BR-463
DOURADOS
Adolescentes e jovem são levados para DP para esclarecer furto de carro em motel
DOURADOS
Após filas e aglomerações, secretário faz duras críticas à população