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A eficácia da habilitação Neuropsicológica nos Transtornos Específicos de Aprendizagem

04 outubro 2022 - 08h00Por Luciane Sperafico

A Psicopedagoga e Especialista em Neuropsicologia “Luciane Sperafico” explica um pouco mais sobre as Contribuições da Neuropsicologia no processo de Avaliação e Intervenção nos Transtornos específicos de Aprendizagem. 


A Neuropsicologia é o campo que estuda as relações entre o cérebro e a cognição nas idades iniciais. O modelo neuropsicológico permite explicar as alterações comportamentais e cognitivas de cada individuo, constituindo assim um diagnóstico cientificamente fundamentado.


A avaliação Neuropsicológica fornece informações, através de testes padronizados, que identificam alterações focais ou sistêmicas do sistema nervoso, viabilizando intervenções preventivas ou remediativas. 


Algumas alterações nos processos mentais e no comportamento já podem ser percebidas desde a fase pré-escolar, como hiperatividade, alterações na motricidade, na atenção, na compreensão auditiva, na memória; outras só irão se manifestar após a alfabetização, como os chamados transtornos específico de aprendizagem, como Dislexia, Disortografia, Disgrafia e Discalculia.


O processo de avaliação e diagnóstico das dificuldades específicas de aprendizagem com prejuízo em leitura-escrita e aritmética deve ser realizado por equipe interdisciplinar, envolvendo especialidades como Neurologia, Psiquiatria, Fonoaudiologia, Psicologia, Neuropsicologia e Psicopedagogia, além de considerar a percepção do professor que acompanha intimamente o processo de aprendizagem da criança. E muitas vezes as intervenções são também interdisciplinares, pois cada profissional atua em sua especialidade, proporcionando a intervenção dos aspectos em Defasagem.


A aquisição da leitura, por exemplo, é um processo neuropsicológico complexo que exige o amadurecimento de diversas funções preditivas básicas para a sua habilitação. O alto índice de transtornos de leitura atualmente tem exigido maior compreensão sobre o assunto, ações preventivas e estratégias de intervenção devem ser adequadas. Um dos principais objetivos da educação elementar é o ensino da leitura e da escrita, porém, atingir esta meta não tem se mostrado uma tarefa muito fácil, tendo em vista o número muito elevado de alunos que tem sido apontado como apresentando dificuldades no processo de aprendizagem da língua escrita.


Segundo a Psicopedagoga e especialista em Neuropsicologia “Luciane Sperafico” ressalta que a avaliação Neuropsicológica e Psicopedagógica tem se tornado um importante processo de exame para os casos de dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem, uma vez que esclarece os mecanismos cognitivos, sociais e emocionais (dependendo do foco da avaliação) que podem estar associados às queixas escolares. Os resultados obtidos nesta avaliação facilitam o planejamento terapêutico indicado para cada caso.

No processo de Aprendizagem 
A Avaliação Neuropsicológica Luriana permite também investigar a causa do atraso educacional e indica quais canais de aprendizagem estão imaturos e quais estão preservados proporcionando um programa de intervenção mais coeso. Desse modo, ressalta a especialista, este programa de Habilitação Neuropsicológica Luriana (PHNL) pode contribuir não apenas com métodos corretivos, mas também com programas preventivos para crianças pré-escolares, evitando futuros problemas de aprendizagem escolar.


Esta técnica trabalha com aspectos, cognitivos e afetivos favorecendo o desenvolvimento das funções mentais superiores: atenção, memória, percepção, psicomotricidade, funções executivas, linguagem e pensamento.


Em síntese o trabalho principia com a avaliação psicodiagnóstica e aplicação neuropsicológica e, em seguida traça-se um plano de habilitação neuropsicológica com exercícios propostos que aproveitam ao máximo as funções cognitivas preservadas do paciente, a partir das quais os estímulos chegarão às células deficitárias.


Após a realização do trabalho uma nova avaliação é realizada para mensurar os ganhos e rever o plano de ação. 
Em síntese, a Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica Luriana (PHNL) é uma intervenção não farmacológica praticada pelo profissional especialista e que tem como principais objetivos: Diminuir as dificuldades cognitivas e comportamentais acima citadas de acordo com a queixa escolar e comportamental do paciente. 


Na procura de melhorar o atendimento diferenciado para as crianças, famílias e profissionais envolvidos em aprendizagem, a profissional percebe a necessidade de compartilhar informações e provém deste modo, capacitando cada vez mais os profissionais, com oficinas, palestras e ações de assessoria e treinamento para a promoção da saúde e educação.


Somente dessa forma é que as dificuldades de Aprendizagens serão mais bem compreendidas e, principalmente, tratadas.
O texto foi esclarecedor? Se ainda restaram dúvidas ou se você deseja realizar uma avaliação Psicodiagnóstica ou tratamento (Neuropsicologia com o programa PHNL e Psicopedagogia).


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“Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”
*Mestre em Psicologia
* Psicanalista
* Psicopedagoga 
* Especialista Em Neuropsicologia
* Formação Em Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica “Luriana”
*Estágio Clínico em Avaliação e Intervenção nos Transtornos de Aprendizagem (QUALCONSOANTE- Lisboa Portugal)
* Pedagoga 
* Neuropedagoga
* Hipnoterapeuta clínica
* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental 
* Screener da Síndrome de Irlen
*Analista Comportamental DISC pela SLAC
* Coach de Carreira &Coach Vocacional
*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional 
*Formação em Psicologia Positiva
* Formação em Terapia do Esquema
*Atualização em Mindfulness  

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