quinta, 27 de janeiro de 2022
Dourados
33°max
24°min
Campo Grande
30°max
22°min
Três Lagoas
35°max
24°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

A contribuição do programa de Habilitação Neuropsicológica nas dificuldades de Aprendizagem

11 janeiro 2022 - 07h58Por Luciane Sperafico

Segundo a especialista em Neuropsicologia e mestra em Psicologia “Luciane Sperafico”, explica sobre a contribuição da Neuropsicologia na saúde mental e na Aprendizagem. A Neuropsicologia é uma área de interface entre a Psicologia e a Neurologia, de um lado há o estudo detalhado do sistema nervoso e do outro há a análise do comportamento humano e dos processos psicológicos.


O trabalho com esta prática (programa) tem por objetivo avaliar crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, de comportamentos e de interação social, além de outros problemas relacionados. Em seguida, é realizado um programa de habilitação neuropsicológica com planos de exercícios motores e cognitivos em prol de uma maior adaptação a realidade. Baseado nos conceitos da teoria sistêmica de Luria, utilizados no centro Integrado uma técnica russa desenvolvida no Moscow Research Center of Developmental Neuropsychology.


O programa de Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica Luriana, trabalha com diferentes quadros clínicos, que dificultam a vida diária e costumam trazer consequências na autoestima e nas relações sociais. Dificuldades de aprendizagem, agitação, imaturidade, dificuldade de esperar a própria vez e ouvir os outros, desatenção, rigidez, são alguns exemplos.


Na Neuropsicologia Luriana é possível entender que o processo de aprendizagem se realiza por meio de um sistema funcional complexo e completo. O principal objetivo é buscar identificar onde está a falha nesse sistema, ou seja, a causa, não se tratando em associar a dificuldade de aprendizagem à apenas uma área ou a uma única função. Portanto, a Neuropsicologia Luriana analisa o estado funcional das unidades cerebrais e estabelece quais os fatores estão “fortes” ou não com a finalidade de descobrir as causas das dificuldades de aprendizagem e não apenas pontuar as consequências.

No processo de Aprendizagem 
A Avaliação Neuropsicológica Luriana permite também investigar a causa do atraso educacional e indica quais canais de aprendizagem estão imaturos e quais estão preservados proporcionando um programa de intervenção mais coeso. Desse modo, este programa (PHNL) pode contribuir não apenas com métodos corretivos, mas também com programas preventivos para crianças pré-escolares, evitando futuros problemas de aprendizagem escolar.


Esta técnica trabalha com aspectos, cognitivos e afetivos favorecendo o desenvolvimento das funções mentais superiores: atenção, memória, percepção, psicomotricidade, funções executivas, linguagem e pensamento.


Em síntese o trabalho principia com a avaliação psicodiagnóstica e aplicação neuropsicológica e, em seguida traça-se um plano de habilitação neuropsicológica com exercícios propostos que aproveitam ao máximo as funções cognitivas preservadas do paciente, a partir das quais os estímulos chegarão às células deficitárias.


Após a realização do trabalho uma nova avaliação é realizada para mensurar os ganhos e rever o plano de ação. A especialista explica que no Cenaipp (onde trabalha) é uma clinica que oferece atendimento de avaliação psicodiagnóstica, habilitação e reabilitação neuropsicológica para todas as idades, conta também com uma equipe multidisciplinar que inclui neuropsicólogo, psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neuropedagogo que são disponibilizados em prol de um trabalho com comprometimento e eficiência.


Em síntese, a Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica Luriana (PHNL) é uma intervenção não farmacológica praticada pelo profissional especialista e que tem como principais objetivos: Diminuir as dificuldades cognitivas e comportamentais acima citadas de acordo com a queixa do paciente. 


Qual público que pode se beneficiar com a intervenção do PHNL-Programa de Habilitação Neuropsicológica Luriana?
 A Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica para crianças, adolescentes é indicada nos seguintes tipos de diagnósticos:
*TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)
*TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)
*TA (transtornos de Aprendizagem: Dislexia, síndrome de Irlen, Discalculia, Disortografia e Disgrafia)
*Deficiência Intelectual
*Dificuldades Específicas (ex; Problemas atencionais, memória, problemas no processamento auditivo central)
*Crianças com funcionamento executivo pobre.


Dessa forma, é possível buscar alternativas mais eficientes voltadas para a recuperação de suas funções. Tanto a habilitação e a reabilitação neuropsicológica possui um caráter individual, voltada para as necessidades e habilidades de cada indivíduo.
Portanto, a principal tarefa da Habilitação é criar, junto com a criança ou adolescente, os meios de compensação e de superação do subdesenvolvimento de algumas funções mentais, usando os componentes “fortes” de mentalidade para compensar os fracos.


É necessário ter em mente, entretanto, que o tratamento será baseado nas reais necessidades de cada paciente. E isso começará a ser definido desde a primeira avaliação, a partir da qual será desenhado o programa que melhor atender.


Além disso, o estilo de vida e os valores do paciente devem ser levados em conta. Sendo assim, será possível desenvolver atividades que despertem interesse e motivação.


O texto foi esclarecedor? Se ainda restaram dúvidas ou se você deseja realizar uma Avaliação Psicodiagnóstica nestas áreas: (Neuropsicológica/ Neuropedagógica/ Psicopedagógica).
Agende sua Avaliação e Tratamento no CENAIPP Atendimento com Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos.

CENTRO DE ATENDIMENTO E INTERVENÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, PSICODIAGNÓSTICO/PSICOLOGIA /NEUROPSICOLOGIA /COACH VOCACIONAL & CARREIRA/ HIPNOSE CLÍNICA
Os contatos: (67)999548716 / (67)34210550
Rua Ciro Melo, 2280 Centro- Dourados/MS
Facebook- Cenaipp
“Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”
*Mestra em Psicologia
* Psicanalista
* Psicopedagoga 
* Especialista Em Neuropsicologia 
* Formação Em Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica “Luriana”
* Pedagoga / Neuropedagoga
* Hipnoterapeuta
* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental 
* Screener da Síndrome de Irlen
*Analista Comportamental DISC pela SLAC
* Coach de Carreira &Coach Vocacional
*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional 
*Formação em Psicologia Positiva 
*Formação em Terapia do Esquema
*Atualização em Mindfulness  

Deixe seu Comentário

Leia Também

AJUDA

Caixa paga hoje Auxílio Brasil a cadastrados com NIS final 8

Dourados confirma 60 novos casos de Covid e tem mais de 600 casos ativos
PANDEMIA 

Dourados confirma 60 novos casos de Covid e tem mais de 600 casos ativos

Seu sono com muito mais qualidade com produtos da Cama Inbox; confira
Informe Publicitário

Seu sono com muito mais qualidade com produtos da Cama Inbox; confira

Livre-se dos vasinhos nas pernas com procedimento disponível na Clínica de Estética Cláudia Lino
BELEZA E ESTÉTICA

Livre-se dos vasinhos nas pernas com procedimento disponível na Clínica de Estética Cláudia Lino

Embriagado, jovem colide caminhonete em viatura da PM em Dourados
CENTRO

Embriagado, jovem colide caminhonete em viatura da PM em Dourados

CAPITAL

Ladrão é perseguido e espancado por populares após invadir casa

TÊNIS

Bia Haddad faz história e coloca Brasil na final do Aberto da Austrália

UEMS

Conselho Universitário realiza reunião extraordinária nesta quinta-feira

LOTERIA

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 31 milhões nesta quinta-feira

ECONOMIA

Contribuintes com débitos na AGEMS podem aderir ao Refis até 31

Mais Lidas

DOURADOS

Homem ostenta em boate, não concorda com valor da conta e vai parar na delegacia

FURTO

Jovem abre algema e tenta fugir de delegacia em Dourados durante autuação

DOURADOS

Preso o jovem autor de pelo menos 20 furtos apenas neste ano

RIBAS DO RIO PARDO

Pai, mãe e filho morreram em colisão entre veículos na BR-262