Menu
Busca domingo, 24 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM - ESTAR

2021: mais do mesmo ou mudança genuína de vida?

05 dezembro 2020 - 06h10Por Uisney Gomes Portella

Assustadoramente já estamos em dezembro! Em que pese o fato de estarmos, desde março, sofrendo com as consequências de uma pandemia, o ano passou muito rápido. Não acha? Chegamos naquela época em que as proposições para ano seguinte são formuladas. Emagrecer, conquistar, manter, melhorar, são alguns objetivos que impulsionam as famosas resoluções de final de ano. A pergunta que faço é: você deseja mais do mesmo ou uma mudança genuína de vida?

A matéria de hoje tem como proposta promover uma reflexão sobre o que de fato pretendemos realizar no próximo ano. São dicas simples, mas que não deixam de ser importantes. Vamos conferir?

A verdadeira mudança requer planejamento e uma base sólida

Em fevereiro de 1998, os moradores do Edifício Palace II, na Barra da Tijuca, localidade nobre do Rio de Janeiro, foram acordados por sucessivos estalos no prédio. O caos foi instaurado, pessoas deixaram seus apartamentos apenas com as roupas do corpo. Minutos depois, os 22 andares desabaram sobre histórias e esperanças dos moradores. Oito pessoas perderam suas vidas. A investigação apurou que os materiais utilizados na construção eram de baixa qualidade e, além disso, houve falha nos cálculos estruturais. Não é o meu ramo de atuação, mas entendo que uma construção deve ser planejada e erguida sobre uma base sólida. Concordam?

02

Com a nossa vida não é diferente. É claro que não somos constituídos por ferros, areia e concreto, mas, sim, de possibilidades. Desde a infância construímos nossa estrutura para suportar nossas possibilidades. Uma estrutura fraca, tende a ruir quando exposta à tensão e sobrecarga. Por outro lado, a partir do momento em que investimos em nossa estrutura, suportamos as cargas cotidianas a que estamos expostos. Planejar significa identificar possibilidades e a capacidade de suportá-las. Isso se traduz em evitar o dito popular “dar um passo maior que as pernas”. Planejar sem construir uma base é arriscado, pode trazer prejuízos imensuráveis.

Investir numa base sólida reconhecer nossas fortalezas e fraquezas. A partir desse autoconhecimento, podemos alcançar nossos objetivos e, PRINCIPALMENTE, termos o autossuporte emocional necessário para usufruir dessas conquistas. Caso contrário, o que deveria ser reconfortante se torna uma causa de sofrimento constante. Posso apresentar como exemplo a cirurgia bariátrica. A necessidade de perder peso, que justifique a intervenção cirúrgica, pode trazer extremo sofrimento psicológico, caso não tenha havido um acompanhamento (planejamento) prévio com um psicólogo. Ou seja, esperado sucesso da cirurgia será ofuscado pela falta de suporte emocional. A tendência é que essa estrutura venha a ruir.

Planejamento deve andar, par e passo, com a construção de uma sólida base emocional. O autoconhecimento é muito importante para que possamos suportar os desafios impostos e propostos. Portanto, antes de traçar suas metas para o ano vindouro faça um exame crítico de seu suporte emocional. Até onde consigo ir, sem que eu mesmo me sabote? Não esqueça que uma base sólida deve ser erguida a partir de você, ou seja, de dentro para fora, só a partir disso é que podemos experimentar a mudança genuína em nossas vidas. Leia a seguir.

Mudança genuína: mudar por dentro antes de mudar por fora

Naturalmente você já deve ter ouvido a frase “primeiro ser, depois ter”. Pode ser um dos mais consagrados clichês, mas ainda funciona. Gostaria de fazer uma adaptação pertinente nesse dito popular. Seria “mudar por dentro, antes de mudar por fora”. A ilustração mais didática para o que eu quero dizer é a metamorfose da borboleta. A maioria do processo de transformação da lagarta numa bela borboleta ocorre na crisálida. Isso mesmo! A dura casca que protege aquele frágil ser em transformação. O mundo externo não pode contemplar o que acontece no casulo, mas a futura borboleta está passando pelo mais severo processo de transformação. Ali, protegida e confrontando seu próprio ser, a ex-lagarta ganha asas, rompe o invólucro e se revela para o mundo. Agora, um ser alado e belo, capaz de alcançar lugares que, como lagarta, não alcançaria.

03

Viver nos exige constantes adaptações. O cientista inglês Charles Darwin, há aproximadamente dois séculos, já entendia que os seres mais adaptados ao meio sobreviveriam e transmitiriam seus genes às gerações futuras. Obviamente Darwin estava se referindo a adaptações biológicas. Entretanto, não podemos desconsiderar a necessidade de adaptação psicológica. O ritmo de vida, as interações sociais, as demandas profissionais estão em constante movimento. Deixar de acompanhar esse movimento significa promover uma estagnação emocional que promoverá, em dado momento, grande sofrimento psicológico. 

Um exemplo que posso citar, para ilustrar esse movimento que exige mudança, é na atividade exercida pelos nossos queridos professores. Por causa da pandemia, muitos tiveram que se adaptar para que as aulas prosseguissem na modalidade online. Encontrar, em suas casas, um ambiente que proporcionasse condições para ministrar aulas remotas exigiu severa adaptação. Em 2019 essa adaptação não era necessária, hoje é uma realidade!

Resistir às forças que nos impulsionam a mudar é um erro grotesco. Por outro lado, o processo que resulta numa transformação saudável e com qualidade, deve ser iniciado (e motivado) em nós. Mudar para fora não significa mudança genuína. Ou seja, mais cedo ou mais tarde somos confrontados com a careta da realidade. Acreditem, ela é assustadora! Essa realidade nos mostra que, de fato, ainda somos os mesmos, com uma fina camada de verniz, que se desprende e nos expõe aos nossos medos. Descobrimos, da pior forma, que nossa transformação não passou de mera maquiagem. Mudar por dentro leva tempo, pois É UM PROCESSO! 

A mudança genuína oferece benefícios primeiramente em você! A partir de você, o ambiente no qual você está imerso passa a ser agraciado com a sua transformação. As relações melhoram, o diálogo melhora, os objetivos se esclarecem, pelo fato de que você se permitiu crescer, evoluir, se transformar de dentro para fora. Em 2021, dentro de poucos dias ele chegará, teremos um “marco simbólico” para recomeços: um novo ano. Você poderá optar por mais do mesmo ou mudança genuína, qual é o seu desejo? Reflita sobre isso!

Estabelecer objetivos atingíveis

Quando um objetivo se transforma num obstáculo? A resposta é simples: quando eles exigem muito de nós e se tornam inatingíveis. O saldo, quase sempre, é a frustração e o sentimento de fracasso. Posso citar como exemplo a ambição

04

Estabelecer objetivos é uma necessidade. Sem eles, podemos considerar que a uma pessoa deixou de viver estando ainda viva. A tentação é grande para fixar objetivos que nos levem à consagração pessoal. Isso é uma enorme armadilha! Estabelecer metas requer prudência e planejamento. Não há nenhum teletransporte que nos leve do aqui/agora para a realização dos objetivos propostos. Não podemos desconsiderar a caminhada que nos levará até eles! Nesse sentido, é melhor o sentimento de realização por ter superado os objetivos propostos, do que a corrosiva sensação de fracasso. 

Não tenho ambição de escalar o Monte Everest, mas se fosse um objetivo, eu teria que começar por montes muito, muito, muito mais baixos! A sensação de superá-los se reverteria em confiança e preparo para novos desafios. Além disso, me protegeria da frustração de não superar os mais de 8Km de altura do meu “objetivo imprudente”. É claro que se trata de uma metáfora, mas a essência de traçar objetivos alcançáveis é uma realidade. Gostaria que você refletisse sobre isso, antes de estabelecer suas resoluções para 2021. 

Cuidar da saúde mental estará em suas resoluções para 2021?

Tenho comentado, em minhas publicações, sobre a importância da saúde mental. Infelizmente essa dimensão que nos compõe ainda é muito negligenciada. Fazemos planos para melhorar as finanças, investir na saúde do corpo, melhorar ou iniciar relacionamentos afetivos, mas esquecemos que, sem a saúde mental, nada disso terá o brilho esperado. Experimente atribuir a importância que a sua saúde mental merece. Essa poderá ser uma de suas metas para o ano vindouro! Essa é uma importante decisão que nos aproxima da mudança genuína e, consequentemente, nos afasta do “mais do mesmo”.

Todos temos questões a serem revistas. Essa é a forma “bonitinha” de falar que podemos, e devemos, melhorar como pessoas. Não entender os erros cometidos é uma excelente oportunidade de voltar a cometê-los. Com isso, cria-se aquele círculo vicioso do “cão correndo atrás do próprio rabo”. Ou seja, erramos, sofremos, cometemos os mesmos erros e sofremos novamente. Romper com esse ciclo é fundamental para quebrarmos as correntes que nos prendem ao mais do mesmo. Crescer é uma necessidade! Você merece experimentar o melhor de si. Por outro lado, ninguém poderá dar o “primeiro passo” por você. Essa é uma atitude importante demais para ser delegada a outrem. 

A Psicoterapia é uma importante aliada nesse processo de crescimento pessoal. Quanto mais se investe na saúde mental, mais frutos de uma vida equilibrada são colhidos. Não significa que 2021 será um mar de rosas, não é isso que estou dizendo. O que defendo veementemente é que as situações adversas, que ocorrem para todos nós, encontrarão uma pessoa com maior autoconhecimento, capaz de encontrar saídas que, antes, não conseguiria encontrar. Reflita sobre isso! Busque ajuda profissional. Não há nada perdido! Lute por você. Lute por quem você ama. Viver é um dom! Viver bem é uma possibilidade mais próxima do que se imagina! Agende sua sessão de terapia. Aguardo seu contato.

06

Telefone: (67) 99660-8147

Facebook: Uisney G. Portella Psicólogo

https://uisneypsico.com.br

Rua Toshinobu Katayama 1350, Sala 7, Galeria Planalto, Vila Planalto, Dourados - MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para obras inéditas
BRASIL
Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para obras inéditas
Pré-matrículas na rede municipal vão de segunda a sexta-feira
DOURADOS
Pré-matrículas na rede municipal vão de segunda a sexta-feira
Fiocruz negocia mais 15 milhões de doses de vacina da AstraZeneca
PANDEMIA
Fiocruz negocia mais 15 milhões de doses de vacina da AstraZeneca
Em alerta, Dourados pode ter janeiro mais chuvoso da história
CLIMA
Em alerta, Dourados pode ter janeiro mais chuvoso da história
Startup de design investe em site para vender produtos sul-mato-grossenses
ESTADO
Startup de design investe em site para vender produtos sul-mato-grossenses
COVID-19
Promotora pede esclarecimentos sobre vacinação em Dourados e Laguna Carapã
FUTEBOL
Floresta-CE é o 1º a se classificar à final da Série D do Brasileiro
CLIMA
Meteorologia prevê domingo com períodos de sol e ar abafado em MS
DOURADOS
Preso flagrado com droga na cela é levado para delegacia e de volta à prisão 
PANDEMIA
Domingo começa com confirmação de três mortes por Covid-19 em Dourados

Mais Lidas

CENTRO
Primeiro acidente de trânsito com vítima fatal neste ano é registrado em Dourados
TRAGÉDIA
Segundo acidente de trânsito com vítima fatal é registrado em Dourados
TRAGÉDIA
Vídeo mostra momento exato de acidente com vítima fatal em Dourados
DOURADOS
Motociclista que morreu após colisão em cruzamento invadiu via preferencial