Menu
Busca segunda, 14 de junho de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

10 dicas do Hospital dos Olhos Dourados para manter a saúde ocular sempre em dia

19 maio 2021 - 08h48Por Publicidade

Como você cuida da saúde de seus olhos? Se você respondeu “indo ao oftalmologista”, ótimo! De fato, essa é uma das principais medidas para que a visão esteja sempre em dia. No entanto, existem muitos cuidados que fazem parte do dia a dia e devem ser adotados o quanto antes. Quer saber mais? Fique de olho nas dicas! 

1 - Coçar os olhos com frequência não é uma boa ideia. O hábito, muitas vezes, é instintivo, mas a longo prazo, pode haver prejuízos à visão. A estrutura ocular é frágil e o hábito pode se tornar um fator de risco para o desenvolvimento do ceratocone. Além disso, as mãos carregam impurezas e a contaminação pode resultar em uma conjuntivite bacteriana. Sintomas persistentes devem ser investigados e tratados pelo oftalmologista.


2 - Dormir sem retirar toda a maquiagem, nem pensar. Não remover produtos de beleza corretamente pode provocar problemas como irritação e inflamação na região ocular. Outro hábito nocivo é o uso de cosméticos fora do prazo de validade ou emprestados. Lembre-se ainda de higienizar pincéis e outros acessórios corretamente. 

3 - Mantenha doenças crônicas sob controle. O acompanhamento médico é extremamente importante para quem convive com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Sem o tratamento adequado, podem haver sérias complicações relacionadas à visão, incluindo cegueira. Além do acompanhamento com o médico responsável, as consultas regulares ao oftalmologista são fundamentais. 

4 - Cigarro? Não! O tabagismo é um vício altamente nocivo para a saúde como um todo e, claro, está relacionado a problemas de visão, como DMRI, catarata e lesões no nervo óptico, capazes de causar cegueira irreversível. 

5 - Cultive bons hábitos. A prática regular de atividades físicas e a alimentação balanceada são parte de uma vida mais saudável e também fazem bem para a saúde ocular. 

6 - Faça pausas. Quem trabalha por longos períodos em frente ao computador tende a piscar menos. O resultado? A superfície ocular não é lubrificada o suficiente e pode haver sintomas como irritação e coceira. Por isso, lembre-se de piscar mais e faça pausas durante o dia. Havendo um incômodo persistente, converse com um médico oftalmologista.

7 - Óculos de sol são mais do que estilosos. Os óculos com lentes escuras ajudam a proteger os olhos dos raios ultravioletas, altamente nocivos para a saúde ocular. Ao sair, não abra mão de usá-los, mas lembre-se de que é importante que sejam de qualidade, pois óculos falsificados podem causar ainda mais prejuízos à visão. 

8 - Colírios são medicamentos. E, dessa forma, devem ser utilizados somente sob prescrição médica. A automedicação pode ser prejudicial e, além da possibilidade de agravar o quadro, é capaz de disfarçar sintomas de doenças mais graves. 

9 - Cuidado com as lentes de contato. As lentes ficam em contato direto com a superfície ocular e, por isso, é importante higienizá-las corretamente e seguir todas as orientações médicas em relação ao uso e manutenção. E mais: assim como os óculos, elas só podem ser usadas sob prescrição do médico oftalmologista.

10 - A última e mais importante dica é: visite seu oftalmologista regularmente. Mesmo na ausência de sintomas, as visitas são parte fundamental dos cuidados, auxiliam na prevenção de problemas oculares e contribuem para o diagnóstico precoce. Se você não visita o consultório oftalmológico há mais de um ano, é hora de mudar esse quadro. 

É importante ficar em dia com sua saúde ocular. Não negligencie sua visão: visite um médico oftalmologista e cuidado com atendimentos por falsos médicos.

O Hospital dos Olhos Dourados disponibiliza aos seus pacientes uma das mais modernas estruturas oftalmológicas do Brasil. Investimos cada dia mais em novas tecnologias para a realização de consultas, exames e cirurgias oculares, diminuindo distâncias e aumentando as possibilidades e soluções em saúde, tornando a cidade de Dourados uma referência em saúde ocular para toda a região.
 
Há 6 anos, o nosso maior presente é cuidar de você e de quem você ama.
 
Fonte: Revista Veja Bem, Edição 28, pág. 12, com edição do Dr Daniel Nogueira, CRM-MS 5728.


Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE Nº 3333


(67) 3033-9292 / Rua Melvin Jones, 1190, Dourados-MS | Instagram: @hospitaldosolhosdourados | Facebook: hospitaldosolhosdourados | www.hospitaldosolhosdourados.com.br

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

INTERNACIONAL
Justiça argentina começa interrogatórios sobre morte de Maradona
Entidades acusam governo federal de perseguir pesquisadores
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Entidades acusam governo federal de perseguir pesquisadores
CAPITAL
Mulher é acusada de agredir e xingar policiais em bairro de Campo Grande
FUTEBOL
Copa América: seleção chega ao Rio de Janeiro para jogo contra Peru
Especialistas criticam ausência de programação de combate ao racismo na EBC
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Especialistas criticam ausência de programação de combate ao racismo na EBC
INTERNET
Pesquisa aponta inacessibilidade de sites culturais
LEGISLATIVO
Câmara aprova isenção de impostos para beneficiários do "Casa Verde Amarela"
IMUNIZAÇÃO
Covid-19: 82% dos indígenas receberam 1ª dose, diz Ministério da Saúde
COVID-19
Estado acolhe flexibilização de medidas em Dourados, mas mantém bandeira "cinza"
ESPORTES
Ministério da Saúde confirma 41 casos de covid-19 na Copa América

Mais Lidas

DOURADOS
Defron desarticula entreposto de cocaína no Campo Dourado
REGIÃO
Homem é executado a tiros na rodoviária de Nova Alvorada do Sul
DOURADOS
Guarda encerra mais uma festa clandestina regada a álcool em meio ao lockdown
DOURADOS
Jovem é encontrado caído em via na área central e estado de saúde é grave