quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

UEMS oferecerá curso de especialização para universidades estrangeiras

13 setembro 2022 - 21h20Por Da Redação

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) por meio da Arelin (Assessoria de Relações Internacionais) apresentou uma proposta de um curso de especialização internacional para formação de professores universitários vinculados às universidades pertencentes à Rede Zicosur Universitária durante a 32ª Reunión Plenaria de Rectores Zicosur Universitario. A apresentação foi on-line e feita pela professora. Rosenery Loureiro Lourenço, Chefe da Arelin, nesta segunda-feira, dia 12 de setembro, na Reunión de Responsables de Relaciones Internacionales.

A Rede Zicosur é uma rede de cooperação internacional composta por Universidades Públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, que atua para fortalecer a integração regional e consolidar o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A versão do curso proposto pela UEMS, Vivências Pedagógicas Ativas no Ensino Superior (VPAES Internacional) é uma iniciativa desencadeada pela Arelin e a professora Cibele de Moura Sales. A primeira versão do curso de especialização foi ofertada em 2020 a partir da especialização elaborada pelas professoras Cibele, professora Ana Lúcia Marran, Profa. Dra. Marcia Maria Lopes Ribera Spessoto e a professora Simone Vidmantas; o qual ocorreu no contexto da pandemia e foi aberto, especialmente, mas não exclusivamente, para servidores da UEMS.

Nessa versão do curso, a UEMS amplia a proposta inserindo na dinâmica a internacionalização e oferecendo para universidades integrantes da Rede Zicosur uma formação que proporciona vivências pedagógicas ativas. O objetivo é formar docentes de ensino superior capazes de fazer análises constantes de suas ações didático-pedagógicas e de agir no contexto de ensino e de aprendizagem em aderência às complexidades humanas e acadêmicas atuais.

O curso oferecerá 10 vagas para professores de instituições nacionais e 20 vagas para instituições estrangeiras. As aulas ocorrerão nos idiomas de português e espanhol e estão previstas para ocorrerem no segundo semestre de 2023 e no primeiro semestre de 2024. Os oito primeiros encontros da turma deverão ocorrer de forma online (reuniões síncronas com todos os participantes) e o último encontro ocorrerá de forma presencial na universidade que tiver mais alunos docentes matriculados no VPAES Internacional.

As inscrições do curso de Pós-Graduação lato sensu Vivências Pedagógicas Ativas no Ensino Superior ocorrerão por meio dos escritórios de internacionalização da Rede Zicosur, que receberão as inscrições dos docentes e enviarão para a ARELIN/UEMS para proceder à seleção dos alunos.

A Chefe da Arelin, professora Rosenery, ressalta que essa oferta do VPAES Internacional é mais uma iniciativa importante da UEMS para consolidação da internacionalização. “Essa ação faz parte das estratégias constantes no PDI, a exemplo dos Editais de PIBICin, PIBEXin e Auxilio Mobilidade Internacional que a UEMS lançou em 2021. Além disso, receber estes professores estrangeiros no curso permitirá trocas importantes não apenas na área de ensino-aprendizagem, que é a proposta principal do curso, mas permitirá um estreitamento em relações bilaterais que oportunizarão, por exemplo, participação futura em bancas de trabalhos de conclusão, projetos de pesquisa, ensino e extensão entre docentes e estudantes das instituições e outras ações de internacionalização em casa”, finaliza. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDITAL

Carta de convocação - Retorno ao Trabalho

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira
SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

SEU BOLSO

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual
UNIGRAN

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual

PLANALTO

Lula e Macron devem debater hoje acordo com Mercosul

FERIADO

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

DESCAMINHO

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 

COTAÇÃO

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira

TEMPO

Quinta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta