domingo, 19 de maio de 2024
Dourados
16ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EXPERIÊNCIA

Projeto envolve acadêmicos de Direito em fases de um Tribunal do Juri

30 outubro 2023 - 10h26Por Da Redação

Nesta segunda-feira, dia 30, o prof. Dr. Isael José Santana, é o entrevistado da Rádio Difusora 91,9 de Paranaíba. Entre outros temas, Isael fala sobre o Projeto de Extensão do Curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Paranaíba, “Tribunal do Júri Simulado: rituais e polêmicas VII”, do qual participa como colaborador/orientador.

O objetivo, segundo ele, é dar visibilidade ao projeto que envolve os acadêmicos do quarto ano do curso em todas as fases do procedimento especial aplicado aos crime dolosos contra à vida, iniciando-se pelo inquérito policial e finalizando na sessão de julgamento no plenário do Júri. “Além disso, nosso projeto integra alunos do ensino médio levando o conhecimento sobre as peculiaridades do Tribunal do Júri, e estendendo a oportunidade para participarem do conselho de sentença como jurados”, destacou o professor.

Isael explica que “O Tribunal do Júri” se destaca por ser um instituto que remonta a própria história do Direito e por ter como julgadores os populares. Apresenta extrema importância pela competência para julgamento dos crimes dolosos contra a vida – homicídio, infanticídio, aborto e auxílio ao suicídio – e conexos, tentados ou consumados, com previsão constitucional do artigo 5º, inciso XXXVIII, sendo, portanto, cláusula pétrea”.

Ele ainda acrescenta que o julgamento pelo Plenário do Júri constitui-se num dos momentos de maior destaque do Direito, pois traz o confronto de valores: ‘vida’ e ‘liberdade’, e se desenvolve com emoção e racionalidade da argumentação jurídica que clama por justiça. “ Aliás, constantemente, ganham evidência noticiários de julgamentos emblemáticos no Tribunal do Júri, o que desperta a curiosidade e interesse da população sobre o procedimento desta espécie de julgamento”.
O professor reforça que neste contexto, é sabido que curso de Direito exige a formação de um profissional preparado para os diversos desafios oriundos das relações do homem em sociedade. Por isso, o projeto pretende ser um instrumento de ensino enfático da teoria e da prática em torno do Tribunal do Júri, com a mobilização dos professores que ministram as disciplinas de Direito Penal, Direito Processual Penal, Prática Forense Penal e os pesquisadores destas áreas, bem como os profissionais que atuam no Tribunal do Júri.

Sob a coordenação da Professora Dra. Lisandra Moreira Martins, o projeto ainda envolve a comunidade externa, com a participação dos alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares e população local. Todos são previamente esclarecidos quanto ao significado do Tribunal do Júri, o funcionamento e finalidade por meio de palestra a serem ministradas nas referidas escolas pelos alunos e professores do projeto, que levará a concepção de participação da sociedade em decisão judicial, e sua pertinência e natureza constitucional.

Live

Nesta terça-feira, dia 01, às 19h, uma live, ao vivo, transmitirá pelo instragran o Projeto de Extensão Tribunal do Juri Simulado. Para acompanhar bastar seguir no @jurisimulado2023.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DEBATE

Comissão de Educação vota criação do Programa Agente Jovem Ambiental

Cristo Redentor celebra escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina em 2027
BRASIL

Cristo Redentor celebra escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina em 2027

Rio Grande do Sul tem 82 trechos de estradas liberados
BRASIL

Rio Grande do Sul tem 82 trechos de estradas liberados

O Povo pelo Povo!
ARTIGO

O Povo pelo Povo!

Espetáculo 'O Grandioso Mini Cirquin das Arábias' encanta alunos de escolas da Capital e de Ribas
MS

Espetáculo 'O Grandioso Mini Cirquin das Arábias' encanta alunos de escolas da Capital e de Ribas

MEIO AMBIENTE

Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental

ROCHEDO

Homem é preso por receptação de trator avaliado em R$ 350 mil

ENSINO

G20 discute formação de professores sob a coordenação do MEC

BRASIL

Estudo revela efetividade das ações de conservação ambiental

PONTA PORÃ

Homem tenta roubar policiais à paisana e vai preso

Mais Lidas

TEMPO

Após completar um mês 'seco', Inmet emite alerta de chuvas intensas para Dourados e região

PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Caminhonetes são furtadas durante a madrugada em Dourados

TEMPO

Curtindo o friozinho? Mínima chega a 14°C, mas temperatura acima de 30°C deve voltar na semana

INFORME PUBLICITÁRIO

Em negociação salarial, Enfermagem afirma que profissionais enfrentam descaso