sábado, 14 de fevereiro de 2026
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Vacinação contra aftosa em MS acontecerá em novembro

04 outubro 2011 - 16h36

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) definiu que a vacinação contra febre aftosa no Estado, excepcionalmente para o mês de novembro de 2011, deverá abranger todo rebanho - de mamando a caducando. Conforme a Portaria o pecuarista deve seguir o seguinte calendário: 1º a 30 de novembro nas Regiões do Planalto e Zona de Fronteira (antiga ZAV). Já no Pantanal - optantes por esta etapa - o calendário é de 1º de novembro a 15 de dezembro.

A alteração no calendário de vacinação leva em consideração a Instrução Normativa Ministerial Nº. 44 de 2 de outubro de 2007, Nota Técnica DSA nº 112 de 28 de setembro de 2011 e a recomendação da Coordenação Geral das ações de prevenção para febre aftosa, conforme Portaria SFA/MS 183, de 23 de setembro de 2011 – Relatório de Atividades de 27 de setembro de 2011 e, considerando a Lei Estadual Nº. 3.983, de 16 de dezembro de 2010.

####Confira o calendário

REGIÃO DO PLANALTO: 1º a 30 de novembro - vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade

REGIÃO DA ZONA DE FRONTEIRA (antiga ZAV): 1º a 30 de novembro - vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade

REGIÃO DO PANTANAL (optantes etapa novembro): 1º de novembro a 15 de dezembro - vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade

####Atenção

Em continuidade aos trabalhos de "ajuste do rebanho" - iniciado na etapa de maio - a Portaria traz também a orientação aos produtores pantaneiros que, após a efetiva vacinação dos animais das propriedades da região do Pantanal (optantes pela etapa de novembro), é obrigatório o preenchimento da Declaração de Estoque Efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos nos termos do Decreto n° 13.150, de 14 de abril de 2011.

Da mesma forma a Iagro alerta os produtores que, por motivo da enchente, ainda não vacinaram seus rebanhos, deverão fazê-lo nos mesmos prazos estabelecidos para os optantes de novembro.

Para preencher a declaração o produtor deverá acessar a internet no endereço www.fazenda.ms.gov.br e imprimir duas vias, assinar, reconhecer firma e entregar com o comprovante de vacinação (CT-13) em qualquer Agência Fazendária (Agenfa). A medida tem objetivo de unificar as informações da Iagro e da Secretaria de Fazenda (Sefaz) sobre o rebanho bovino e bubalino existente em cada propriedade.

Ainda segundo a Portaria, em caso de necessidade de antecipação da vacinação contra febre aftosa, a mesma somente poderá ocorrer em um período de, no máximo, 15 dias antes das datas previstas para o início das campanhas, mediante os seguintes procedimentos: I – Requerimento escrito e fundamentado assinado pelo pecuarista ou pelo seu representante legal, protocolado na Unidade Veterinária local da Iagro; a) O requerimento a que se refere o inciso anterior deverá ser analisado pelo inspetor local da Iagro responsável pelo controle da ficha sanitária da propriedade, o qual deverá emitir um parecer técnico sobre a viabilidade do pedido; b) Fica dispensada a necessidade do envio deste requerimento para a Unidade de Gestão de Defesa Sanitária Animal da Iagro – GDSA para parecer final; c) A própria Unidade Veterinária Local - UVL fica autorizada a emitir parecer final, após análise do documento, manifestando-se pelo deferimento ou indeferimento do pedido; d) Caso o pedido seja deferido, a Unidade Local de controle da ficha sanitária da propriedade, ou outra, desde que tenha anuência da primeira, irá emitir a "Autorização para Compra de Vacinas" para o produtor interessado.

Acesse a íntegra da Portaria Iagro n.º 2.388 (página 12) - http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO8045_04_10_2011.pdf

Maiores informações pelo telefone (67) 3901-2717.

Com inmformações de Cristiane Sandim, de Campo Grande

Deixe seu Comentário

Leia Também

Federação reúne clubes para debater Série B e vagas de MS na Copa SP
FUTEBOL

Federação reúne clubes para debater Série B e vagas de MS na Copa SP

Polícia Militar apreende maconha e skunk em veículo após colisão 
PONTA PORÃ

Polícia Militar apreende maconha e skunk em veículo após colisão 

POLÍTICA

Mendonça se reúne com PF e define novas apurações do Master

Homem que matou para vingar morte do irmão é condenado a 21 anos
JUSTIÇA

Homem que matou para vingar morte do irmão é condenado a 21 anos

JUDICIÁRIO

STF tem maioria de votos contra gratificação de desempenho a inativos

ELDORADO

Distribuidor de semijoias é rendido e ladrões levam 150 mil em itens

EXPEDIENTE

Detran/MS informa horários de funcionamento durante o Carnaval 2026

POLÍCIA

Árbitro é preso por estuprar a ex-esposa, enteados e uma sobrinha

CÂMARA DOS DEPUTADOS

'Bolsa pistola': comissão aprova incentivo para compra da 1ª arma

SANTA RITA DO PARDO

Motorista morre após caminhão carregado com carvão tombar

Mais Lidas

RIO DOURADOS

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

LUCRO CERTO

Operação do Gaeco apura contrato de R$ 1,5 milhão entre prefeitura e escritório de advocacia

ABRE E FECHA

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param

FRAUDE

Denúncia em Dourados deflagra operação contra desvio de R$ 30 milhões do Farmácia Popular