Menu
Busca sábado, 31 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
FRONTEIRA E PLANALTO

Vacinação contra a Febre Aftosa termina nesta quinta-feira

30 novembro 2017 - 08h16Por Da Redação

Termina nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, a segunda etapa de vacinação dos bovinos contra a Febre Aftosa, nas regiões de fronteira e planalto, em Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) faz um alerta para os produtores que ainda não adquiriram ou não aplicaram a dose da vacina no seu rebanho e registraram no sistema.
 
Com meta de vacinar aproximadamente oito milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade nas regiões do Planalto e de Fronteira e  de mamando a caducando, na região do Pantanal (para os que optaram pela vacinação só em novembro), a Iagro verificou que até sexta-feira (24.11), pouco mais de 3,5 milhões de animais (em torno de 40%), foram imunizados, conforme registrado no sistema da Agência. Até a mesma data outras 4.672.346 doses da vacina já haviam sido adquiridas junto às revendas, mas não estavam declaradas.
 
Com isso, a Iagro faz um alerta para os produtores sobre a importância de respeitar os prazos para garantir a continuidade da excelência dos serviços de MS e a colocação entre os três estados com melhor resultado no País.
 
A campanha coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), por meio da Iagro e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Embrapa Gado de Corte, será encerrada nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, e o registro da vacinação pode ser realizado até o dia 15 de dezembro, nas regiões do Planalto e Fronteira.
 
Para a região do Pantanal, onde os produtores podem optar por vacinar em maio ou novembro, o prazo para vacinação vai até dia 15 de dezembro e o registro pode ser feito até o dia 30 do mesmo mês.
 
Nas três regiões, o registro da vacinação deve ser realizado diretamente pelo produtor no site da Iagro ou, em casos específicos, e a critério da Agência, em seus escritórios locais, lembrando que os pecuaristas devem aproveitar o manejo para vacinar as fêmeas de três a oito meses contra a Brucelose e que mais informações podem ser obtidas no Disk Aftosa: 0800 67 9120.
 
Região Vacinação Registro  
 
Fronteira 01/11 a 30/11 01/11 a 15/12 Animais até 24 meses

Planalto 01/11 a 30/11 01/11 a 15/12 Animais até 24 meses

Pantanal 01/11 a 15/12 01/11 a 30/12 Todo o rebanho
 
Serviço de Defesa de MS
 
Mato Grosso do Sul – tem se mantido entre os três estados com melhor percentual de cobertura vacinal do País -, e é destaque no Brasil pela excelência do serviço oficial de defesa agropecuária. Desde a incidência da doença há 11 anos no Estado, os bons resultados obtidos nas campanhas contra a Febre Aftosa, vem se repetindo. Aliada ao cumprimento de compromissos como a identificação individual de todo rebanho da fronteira e ações permanentes de vigilância, a excelência vacinal contribuiu significativamente para a liberação das exportações de carne bovina in natura da região de Fronteira, para a União Europeia e adesão do Estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), medidas que ajudam a ampliar a competitividade da carne produzida em Mato Grosso do Sul que conta atualmente com fiscalização móvel, postos fixos, ações de vigilância nas propriedades, cadastro georreferenciado de todas as propriedades de fronteira e intensa fiscalização durante o período de aplicação da vacina.

Deixe seu Comentário

Leia Também

STJ
Primeira Seção admite renúncia a valores para demandar em juizado especial federal e evitar fila de precatórios
REGIÃO
PM recupera bicicletas e motos furtadas em aldeia
ESTADO
Interior de MS volta a receber carreta da Justiça no próximo dia 5
STF
Ministro suspende penhora de verbas públicas para satisfação de crédito de terceiro
ESTADO
Pescadores são flagrados e presos com 30 redes, petrechos e 20 kg de pescado
TRANSTORNOS
Pesquisa revela aumento da ansiedade entre brasileiros na pandemia
DOURADOS
Antevéspera de Dia de Finados já tem movimento nos cemitérios municipais
BRASIL
Com covid-19, ministro da Saúde segue internado em Brasília
DOURADOS
Outubro teve calorão recorde na primeira quinzena e terminou com tempestade
PANDEMIA
MS tem mais 346 confirmações e quatro mortes por Covid-19

Mais Lidas

JÚRI
Assassinos de jovem após "tribunal do crime" em Dourados são condenados
VILA VARGAS
Hotéis em distrito de Dourados eram utilizados como entreposto do contrabando
DOURADOS
Homem suspeito de estuprar criança que saiu para comprar doce é colocado em liberdade
AVENIDA PRESIDENTE VARGAS
Titan com quase R$ 400 mil em multas é apreendida em Dourados