quinta, 28 de março de 2024
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
RURAL

UFGD inicia ações no Assentamento Itamarati e está otimista para 2018

23 novembro 2017 - 11h35Por Da Redação

Na manhã desta quarta-feira, dia 22 de novembro, a professora Mara Mussury, Coordenadora de Extensão e Cultura da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), participou de um encontro com representantes das Associações de Iniciativas de Agricultura Familiar de Ponta Porã, com o objetivo de apresentar as ações futuras e as já realizadas pela Universidade, no Centro de Desenvolvimento Rural do Itamarati, um núcleo de estudos que pretende beneficiar milhares de moradores e agricultores familiares estabelecidos no município.

A reunião, que foi conduzida pelo Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Vitor Carlos Neves, contou também com a participação do Diretor Geral do IFMS, Marcos Pinheiro Vilhanueva, da veterinária Laíse Rodrigues, fiscais ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e agricultores do Itamarati.

A Prof.ª Mara enfocou a parceria estabelecida entre a UFGD e a Prefeitura Municipal de Ponta Porã-MS, para atender a demanda do Assentamento Itamarati. Com vistas a favorecer as Instituições de Pesquisa, Ensino e Extensão nas atividades foi criado o Centro de Desenvolvimento Rural do Itamarati, delimitando cinco principais eixos temáticos: Gestão do Território, Empreendedorismo Social, Produção, Educação e Saúde. Em cada um deles, diferentes ações serão desenvolvidas.

“A nossa ideia é atender ao Assentamento em todas essas vertentes. A UFGD deseja que a comunidade do Itamarati a acolha e saiba que a Universidade está buscando perceber suas reais necessidades”, disse.

Em seguida falou sobre as ações já realizadas. Uma delas foi finalizada no sábado passado, dia 18, quando a UFGD realizou o primeiro Cursinho Pré-Vestibular a toda comunidade do Itamarati, ampliando a oportunidade de acesso a Universidade pública, gratuita e de qualidade. Além do cursinho, que teve expressiva participação da comunidade rural, a outra ação da Universidade está voltada às áreas da psicultura familiar e saúde. Em conjunto com a Secretaria do Estado, a UFGD está desenvolvendo, para 2018, um cronograma para atender ao assentamento. “Serão realizados, em alguns sábados previamente divulgados, atendimentos em diversas especialidades médicas. Temos propostas para fazer a diferença no atendimento à saúde no ano que vem”, reforçou Mara Mussury.

A PROEX/UFGD tem buscado apoio financeiro junto a diversos órgãos federais com o objetivo de atender a produção de hortifruti do Itamarati para que a comunidade possa ter uma cozinha de processamento desses produtos, de acordo com a normatização estabelecida para a sua produção. “Esperamos que toda necessidade do assentamento seja levada à UFGD. Queremos estabelecer um diálogo horizontal com a comunidade. Nosso mais profundo desejo é fazer com que essa parceria dê muito certo”, finalizou. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo