Por volta das 15h30 desta quarta-feira, dia 06 de novembro, policiais da Defron (Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Fronteira), no âmbito da Operação Protetor, durante diligências na região de Ponta Porã, na região de fronteira com o Paraguai, receberam informações de que em uma chácara no Assentamento Itamaraty, estava ocorrendo uma movimentação estranha, de veículos entrando e saindo carregados com objetos ou substancias ilícitas.
Diante da suspeita de ocorrência de supostos crimes de tráfico de drogas, contrabando ou descaminho, os policiais se deslocaram até a localidade, quando tiveram êxito na localização da chácara, que não possuía portões, e visualizaram que nos fundos havia um galpão.
No local os policiais chamaram pelos ocupantes, mas não havia ninguém no momento e diante do local estar aberto foram vistoriar o galpão, onde encontraram um veículo Toyota Corolla, de cor preta, carregado com diversos tabletes de maconha.
Diante dos fatos, o veículo e o entorpecente foram removidos para a sede da Defron, no município de Dourados, local em que a autoria será investigada.
A droga foi pesada e totalizou 703 quilos de maconha, material avaliado em cerca de R$ 1.406.000, nos grandes centros.