Menu
Busca sábado, 16 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
AGRO

Semagro e Iagro lançam campanha para produção de alimentos seguros

21 setembro 2021 - 06h24Por Da Redação

O Governo de Maato Grosso do Sul, por meio da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal), lança nesta terça-feira, dia 21 de setembro, uma campanha educativa em defesa sanitária agropecuária. O intuito é ampliar a conscientização quanto ao compromisso com a produção de alimentos seguros.

Intitulado Agro Cooperação – uma consciência, inúmeros benefícios, a ação tem como estratégia promover a conformidade na produção agropecuária, estimular a adoção de boas práticas agrícolas e em apicultura, troca de experiências e informações. Visa conscientizar as partes envolvidas sobre seus limites, responsabilidades e compromissos com a produção de alimentos seguros, abrangendo ainda o cuidado com a saúde humana e promovendo uma produção ambientalmente sustentável.

Conforme diretor da Iagro, Daniel Ingold, essa ação tem por foco estimular o diálogo entre produtores rurais, apicultores e profissionais da aviação agrícola e revendas de agrotóxicos. A ideia é que conhecendo as especificidades de cada atividade, promoveremos o respeito e cuidados mútuos, mitigando riscos e prejuízos para a apicultura e o ambiente.

“Queremos que cada um veja o outro como um parceiro e não como adversário. Para isso é importante que o diálogo seja uma constante e haja também conscientização sobre as responsabilidades nas operações com agrotóxicos e afins, oportunizando condições iguais de produção”, complementa Ingold.

A campanha vai estimular as boas práticas pelos agricultores e aplicadores, para mitigar os riscos dos agrotóxicos em aplicações terrestres e aéreas. Da mesma forma, lembra o diretor, o apicultor também deve observar as regras e limites associados à sua atividade.

O que significa estar com seu apiário devidamente cadastrado na Iagro, adotar os manejos necessários com suas colmeias em área vizinhas às lavouras agrícolas e buscar o diálogo para formalização do pasto apícola nas áreas de exploração comuns entre a agricultura e apicultura no Estado. “A expectativa é que, com a campanha, relatos de prejuízos de pequenos produtores e apicultores associados às aplicações irregulares de agrotóxicos se tornem coisa do passado”, pontua Ingold.

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck afirma que este é um primeiro passo para haver ganhos na produção agropecuária e preservação ambiental no futuro. “Com desenvolvimento do cultivo responsável e sustentável, a valorização do serviço de polinização pelas abelhas e a integração equilibrada entres os entes da cadeia agropecuária do Mato Grosso do Sul”, completa.

Campanha

A campanha Agro Cooperação - uma consciência, inúmeros benefícios surge no escopo das parcerias da Iagro e entidades do setor produtivo privado, firmadas desde o ano passado. Todas com foco em incentivar o diálogo, com ações de interesse mútuo abrangendo ações de defesa sanitária para agricultura, apicultura, aviação agrícola e rede de distribuição de insumos agrícolas. A campanha educativa conta com a parceria do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e apoio da Associação Estadual de Engenheiros Agrônomos do MS (AEAMS). A iniciativa envolve ainda a Câmara Setorial Consultiva da Apicultura do MS (CSEAP) da Semagro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mototaxista é preso por tráfico de drogas em Costa Rica
POLÍCIA
Mototaxista é preso por tráfico de drogas em Costa Rica
Filhotes de bem-te-vi são regatados após temporal
MEIO AMBIENTE
Filhotes de bem-te-vi são regatados após temporal
Comissão debate políticas públicas de apoio a vítimas de Covid-19
PANDEMIA
Comissão debate políticas públicas de apoio a vítimas de Covid-19
UNIÃO
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
Com a cidade tomada por árvores caídas, Exército participa de mutirão de limpeza
DOURADOS
Com a cidade tomada por árvores caídas, Exército participa de mutirão de limpeza
TRAGÉDIA
Bombeiros encontram mais três corpos e número de mortos em naufrágio chega a seis
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 
Voluntários participam de nova edição do "Marmitaço" contra fome em Dourados
PEDRO JUAN
Radialista vai à polícia após receber ameaças na fronteira
IMUNIZAÇÃO
Brasil recebe lote de 4,5 milhões de doses da vacina da Pfizer
ARTIGO
Juridiquês para todos: dificuldade dos produtores locais de acessar o seguro agrícola e o que fazer

Mais Lidas

DOURADOS
Polícia indicia três e recupera R$ 32 milhões de golpe milionário em empresa
DOURADOS
Asfalto de avenida cede na região Norte e trânsito é interrompido
CLIMA
ASSUSTADOR: Vídeo mostra chegada da tempestade de poeira em Dourados
CLIMA
Ventos de 40 km/h causam estragos em Dourados