terça, 24 de junho de 2025
Dourados
5ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
PONTA PORÃ

Seis pessoas são conduzidas à delegacia em operação de combate a furtos de energia elétrica

10 junho 2025 - 14h36Por Redação

Na manhã desta terça-feira (10) às Delegacias de Polícia Civil de Ponta Porã e a Perícia Criminal, com apoio da Energisa deflagrou a “Operação Iluminar”, com o intuito de combater furtos de energia elétrica e fraudes na medição de energia em imóveis na cidade de Ponta Porã.

A ação contou com duas equipes policiais, uma equipe da perícia técnica e 15 equipes da concessionária, que realizaram mapeamento e vistorias em 28 imóveis na cidade.

Após diligências subsidiadas com dados da Energisa foram constatadas divergências de informações sobre o consumo de energia em alguns locais, razão pela qual as equipes realizaram fiscalizações e conseguiram confirmar essas ocorrências.

Ao final, seis pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia e autuadas por crimes como Furto de energia elétrica e Estelionato.

O delegado adjunto da 1DP de Ponta Porã, e Denise Simões, relações Institucionais da concessionária, esclarecem que o desvio, popularmente conhecido como “gato de energia elétrica”, pode configurar os crimes de furto ou estelionato. Além disso, pode causar acidentes fatais em face das ligações clandestinas que podem provocar incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica.

“Toda semana estamos em algum ponto do estado, com o apoio da Polícia, com fiscalizações rigorosas para diminuir o número de furtos de energia. Esse tipo de prática traz uma série de prejuízos e perigos; não somente causa danos à rede elétrica, impacta na qualidade de fornecimento e eleva o custo da energia dos demais consumidores, mas principalmente pode colocar em risco a vida da população”, informa Denise Simões.

Para denunciar o furto de energia, o cliente pode utilizar os canais de atendimento da Energisa. A identidade de quem denuncia é mantida em total sigilo.

Outro fator de importância é que grande parte do prejuízo com as fraudes é direcionado aos demais consumidores, que acabam arcando com parte do custo inerente à reposição das perdas decorrentes destas ligações clandestinas.

As fraudes, mais conhecidas como “gato”, trazem sobrecarga da rede elétrica e podem piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais suscetível a interrupções e oscilações de energia.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), estima que as fraudes no Brasil são gigantescas, representando mais do que 31,5 mil gigawatts, o que pode sustentar imóveis em grande parte do Estado do Mato Grosso do Sul.

As investigações prosseguem para a identificação de outros possíveis pontos de irregularidades na cidade de Ponta Porã.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Paulista é flagrado com droga na rodoviária de Dourados e vai preso
TRÁFICO

Paulista é flagrado com droga na rodoviária de Dourados e vai preso

STF faz audiência de conciliação sobre descontos irregulares no INSS
BRASIL

STF faz audiência de conciliação sobre descontos irregulares no INSS

MARACAJU

Trabalhador rural morre após cair de cavalo em fazenda

Dourados e municípios da região amanhecem sob "camadas de gelo"; veja vídeo 
CLIMA

Dourados e municípios da região amanhecem sob "camadas de gelo"; veja vídeo 

Homem é preso após furtar 34 barras de chocolate e carregar munições em Dourados
POLÍCIA

Homem é preso após furtar 34 barras de chocolate e carregar munições em Dourados

ACIDENTE

Brasileira continua à espera de resgate na Indonésia depois de 4 dias

LEGISLATIVO DE MS

Pautada redação final de proposta que fortalece a campanha "Não é Não"

VILA ROSA

Homem invade residência para roubar e tenta imobilizar moradora em Dourados

LOTERIA

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira

CLIMA

Dourados registra geada na manhã mais fria do ano

Mais Lidas

OPERAÇÃO

Polícia vai às ruas em Dourados e mira nomes ligados a facção criminosa

LIVE DO CRIME

Com celular no bolso de atirador, líderes do PCC assistiram execução ao vivo em Dourados

ESTUPRO DE VULNERÁVEL

Idoso é preso por estupro após entregar dinheiro para criança e praticar atos libidinosos

JARDIM MÁRCIA

Mulher é assaltada após sacar dinheiro e perde R$ 1,2 mil em Dourados