Menu
Busca segunda, 26 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
SMARTPHONES

Saúde entrega novos smartphones para ações contra o Aedes aegypti

08 setembro 2017 - 13h50

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul através da Superintendência de Vigilância em Saúde entregou à Prefeitura de Bonito 16 smartphones que farão parte dos trabalhos de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti no município. A entrega dos aparelhos integra as ações de monitoramento realizadas pelos agentes municipais de saúde, auxiliando no levantamento de informações sobre os focos e criadouros do mosquito na região monitorada.

A ação faz parte de um projeto piloto da Secretaria de Estado de Saúde implantado no município em janeiro do ano passado, utilizando um novo sistema de informação contra a disseminação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya. O sistema Endemias é um aplicativo desenvolvido pela SES/MS e instalado nos smartphones dos agentes que fornecerão os dados de cada imóvel visitado na região e a existência de criadouros.

Desde 2015, a Secretaria Estadual de Saúde distribuiu aos municípios integrantes do programa tablets contendo o programa chamado Endemias 1.0. A partir de então, foram realizadas atualizações com base na realidade dos municípios e nas dificuldades encontradas pelos agentes, que são os responsáveis pela operação do equipamento.

Os aperfeiçoamentos resultaram no programa Endemias 2.0, melhorando a funcionalidade do aplicativo, que tem como função: Monitorar em tempo real o trabalho de campo dos Agentes Comunitários de Endemias; Monitorar imóveis com foco do mosquito através de um mapa que mostra a localização dos mesmos; Registrar com fotos os pontos críticos e depósitos de água não eliminados, para que ações imediatas sejam tomadas; Acompanhar o índice de infestação predial, que determina as áreas críticas de proliferação do mosquito e Mapear imóveis com moradores que apresentam sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya.

Além de várias outras opções de ícones de funções que o Programa oferece. Com a operação no município de Bonito, o objetivo é ampliar as atualizações gradativamente para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.


Deixe seu Comentário

Leia Também

OPERAÇÃO SERÁ
Polícia tenta localizar possíveis músicas inéditas de Renato Russo
PARAÍSO DAS ÁGUAS
Armado com facão, homem ameaça arrancar a cabeça e vísceras da esposa
COVID-19
MPF questiona governo federal e Anvisa sobre escolha de vacinas
JUSTIÇA
Acusado de matar candidato a vereador é condenado a 20 anos de reclusão
NÚMEROS DA PANDEMIA
Brasil tem 157,4 mil mortes por Covid; 8 estados com tendência de alta
CAPITAL
Homem desaparece após sair de casa em um veículo rebaixado
COMBUSTÍVEIS
Petrobras reduz preços de gasolina e diesel a partir de amanhã
POLÍCIA
Homem é preso suspeito de estuprar a neta de quatro anos da namorada
JUSTIÇA
Assistência técnica que não efetuou reparo deve indenizar cliente
CONTRABANDO
Polícia apreende caminhão carregado com 55 mil pacotes de cigarros

Mais Lidas

DOURADOS
Guarda encerra festa organizada por adolescente em plena pandemia, apreende droga e até arma artesanal
DOURADOS
PM é acionada e consegue evitar suicídio de homem em hotel
DOURADOS
Homem invade casa, tenta estuprar jovem e é detido por populares
DOURADOS
Homem é socorrido às pressas após levar golpes de facão na cabeça