Menu
Busca sábado, 16 de janeiro de 2021
(67) 99659-5905
SANEAMENTO

Sanesul perfura poços e amplia capacidade de produção nos municípios

24 novembro 2020 - 06h57Por Da Redação

Dois novos poços estão sendo finalizados neste mês de novembro. A Sanesul está ativando o CAM-021 na cidade de Camapuã e o BON-016 em Bonito.  

A Empresa de Saneamento de MS está investindo na ampliação do sistema e abastecimento de água dos municípios, atendendo as demandas que surgiram neste ano de 2020 durante a estiagem, e executando os projetos que fazem parte do Plano de Investimento que cada município atendido pela empresa possui.  

O Plano de Investimento prevê obras em longo prazo e permite que os profissionais da empresa monitorem cada sistema, identificando a necessidade de antecipar ou não as obras, seja de captação, reservação ou distribuição de água tratada. 

“A capacidade de produção, o crescimento populacional e o consumo per capta são termômetros para a Sanesul. De acordo com a alteração desses números e a projeção de desenvolvimento da cidade, a empresa aumenta a sua capacidade de atendimento. Hoje, a água tratada é ofertada para todos os moradores de todas as cidades atendidas, ou seja, ela é universalizada. Este ano foi totalmente atípico devido ao forte calor e estiagem prolongados, atingindo diretamente a produção natural de água de poços. Para isso, a empresa mantém um plano de contingência, e antecipou a perfuração e ativação de novos poços em algumas cidades”, explica Elthon Santos Teixeira – Gerente do Sistema de Abastecimento de Água da SANESUL. 

Em Camapuã, o CAM-21, atenderá o sistema isolado no bairro Vila Industrial, onde já existe uma estrutura da empresa com reservatório, ele será ativado ainda este mês. Leia mais aqui: http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/camapua-tera-novo-poco-para-abastecimento-de-agua 

Em Bonito, foram perfurados dois poços, o BON-015 e BON-016. O primeiro foi perfurado na área do Solar dos Lagos, com capacidade de 12 mil litros por hora, enquanto que o segundo foi perfurado no centro da cidade, no Bairro Boa Vista, com 102 metros de profundidade e capacidade de produção de 72 mil litros por hora. Com esse acréscimo de produção mantemos seguro todo abastecimento da cidade. Leia mais aqui: http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/bonito-sanesul-perfura-poco-com-vazao-de-72-mil-litros-por-hora 

Todo trabalho de perfuração e ativação é acompanhado pela Diretoria Comercial e de Operações - DCO, que desenvolve ações estratégicas para as cidades, em conjunto com a Gerência de Abastecimento de Água- GESAA e a Gerência de Manutenção da Sanesul-GEMA na ativação dos poços.  

Segundo a Gerência de Manutenção (Gema) da Sanesul, cerca de 60 poços entraram em funcionamento entre 2015 e 2020. O investimento em captação aconteceu em todo o Estado, nas 10 regionais da empresa. A maior quantidade está localizado nas cidades onde não há captação em rios, ou seja, onde a produção da unidade é baseada apenas em captação subterrânea.  

Atualmente a Sanesul está em 128 localidades no Estado, entre municípios e distritos. Para atender a demanda, produz (capta, trata e distribui), em média 10,5 bilhões de litros de água tratada/mês, para cerca de 1.381.844 sul-mato-grossenses. 

A maioria dos municípios atendidos pela Sanesul possui o abastecimento de água feito por poços, ao todo são 445 poços em atividade.  

A distribuição de água tratada é universalizada em todas essas localidades.

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO
Homem é flagrado dirigindo embriagado e acaba preso após abordagem
PANDEMIA
Empresa protocola na Anvisa pedido para uso emergencial da Sputnik V
LAMA ASFÁLTICA
Ministro Humberto Martins nega suspensão de ação penal contra irmãs investigadas em MS
Inscrições para intercâmbio no STF são prorrogadas até dia 22
BRASIL
Inscrições para intercâmbio no STF são prorrogadas até dia 22
Jovem é multado em R$ 5 mil após flagrante de papagaio em cativeiro
MS
Jovem é multado em R$ 5 mil após flagrante de papagaio em cativeiro
BRASIL
STJ mantém sessão do júri para julgar professor universitário acusado de matar diretor a machadada
MS
Granja em Rio Verde recebe primeiras 600 matrizes de suínos e consolida projeto de expansão do setor
BRASIL
Força-tarefa da AGU já atuou em mais de 50 ações contra o Enem
SEGURO
Susep anuncia Caixa Econômica Federal como novo gestor do DPVAT
BRASIL
Senacon adotas medidas para combater comércio de vacinas falsificadas

Mais Lidas

BR-163
Homem morre após colidir carro de passeio contra caminhão
OPERAÇÃO
Polícia fecha "boca de fumo" comandada por família no Canaã IV
SIDROLÂNDIA
Flagrada invadindo residência, mulher é amarrada em árvore por populares
PANDEMIA 
Dourados tem oito mortes por Covid em 24 horas