Menu
Busca segunda, 29 de novembro de 2021
Dourados
30°max
19°min
Campo Grande
28°max
21°min
Três Lagoas
32°max
25°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE

Programa estadual financia pesquisa com medicamentos anticâncer

25 novembro 2020 - 06h25Por Da Redação

A startup Oncolytic desenvolve uma nova geração de medicamentos para o tratamento de combate ao câncer. Encubada na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e com parceiros em outras instituições de ensino, a empresa foi uma das selecionadas para receber investimentos do Programa Centelha MS, iniciativa da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) em parceria com a Financiadora de Projetos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicação (Finep).

“A Oncolytic é uma empresa de base tecnológica voltada para o desenvolvimento de uma nova geração de medicamentos para o tratamento de câncer. As atuais formas de tratamento são bastante invasivas e tem baixa seletividade, ou seja, elas não conseguem distinguir quais são as células saudáveis e quais são as células cancerígenas do organismo”, afirma o pesquisador da Oncolytic, Caio Oliveira.

Os medicamentos desenvolvidos pela Oncolytic buscam justamente romper essa barreira. “Nossa proposta enquanto empresa incubada pelo Centelha MS é desenvolver uma nova geração de medicamentos. Esses medicamentos se encontram em fase de teste e são denominados peptídeos anticâncer e podem ser utilizados no tratamento para remoção de tumores” explica.

De acordo com o pesquisador, o medicamento será capaz de alertar o sistema imunológico do paciente sobre o ponto específico onde está localizado o tumor. “Em resposta ao nosso tratamento, o sistema imunológico do paciente passa a reconhecer aquele tumor como algo maligno, essa é uma grande diferença dos medicamentos que já se encontram no mercado. O próprio sistema imunológico começa a reconhecer e atacar o tumor”, indica.

Segundo Oliveira, a Oncolytic tem parceiros na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de São Paulo e Universidade Federal do ABC. “Contamos com uma rede especialistas que desenham essas moléculas para que elas sejam capazes de atingir o objetivo da nossa proposta”, pontua.

A proposta é finalizar os testes do medicamento e patentear a proposta, para no futuro exportá-la a outros países. “Sabemos que as pesquisas relacionadas ao câncer possui proporções mundiais, ou seja, com o desenvolvimento desse medicamento aqui em Mato Grosso do Sul nós esperamos contribuir com a qualidade de vida de pacientes que estão em tratamento de câncer, não só aqui no Estado, mas podemos extrapolar nossas barreiras a nível de Brasil e a nível de mundo”, acredita.

Centelha MS

O Centelha é uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundect e Finep com o objetivo de selecionar ideias inovadoras de startups e empresas iniciantes do Estado. Em Mato Grosso do Sul, 30 empresas foram contempladas com investimentos de até R$ 60 mil reais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em nota, PRF lamenta morte de policial procurado após tiros em motel
CAMPO GRANDE
Em nota, PRF lamenta morte de policial procurado após tiros em motel
Secretário estadual autoriza compra de aeronaves por 11 milhões de dólares
SEGURANÇA PÚBLICA
Secretário estadual autoriza compra de aeronaves por 11 milhões de dólares
Chuva faz temperatura despencar e encerra período de estiagem em Dourados
CLIMA 
Chuva faz temperatura despencar e encerra período de estiagem em Dourados
Salários dos servidores estaduais serão pagos dia 1° de dezembro
ECONOMIA
Salários dos servidores estaduais serão pagos dia 1° de dezembro
Traficante abandona veículo com 47 quilos de cocaína em aeroporto
CORUMBÁ
Traficante abandona veículo com 47 quilos de cocaína em aeroporto
ARTIGO
Caixa d´água não é luxo. É necessidade
DOURADOS
Maiores de 18 anos imunizados até 29 de julho podem tomar reforço
TV DOURADOS NEWS
Fernando Duarte lutará em Brasilândia nesta sexta-feira no evento UFTI de MMA
EMPREGO
Funtrab oferece 2.764 vagas na última semana de novembro
FORAGIDO
Colombiano que estava na lista da Interpol é preso em MS

Mais Lidas

DOURADOS
Vítima diz que assaltante devolveu dinheiro roubado após oração
CHAPADÃO DO SUL
Motociclista morre e mulher fica gravemente ferida após colisão frontal na MS-306
DOURADOS
Homem invade residência da ex, agride jovens com garrafa e acaba preso
LOTERIAS
Sete apostas de Dourados faturam R$ 1,1 mil na quadra