Menu
Busca sábado, 04 de julho de 2020
(67) 99659-5905
EM PONTA PORÃ

Profissionais do Hospital Regional recebem capacitação para procedimento em UTI

30 janeiro 2020 - 16h35Por Da redação

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã , promoveu na última semana treinamento para enfermeiros e técnicos de enfermagem da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e Pronto Socorro sobre aspiração de vias aéreas superiores e higienização dos brônquios.

A atividade foi orientada pelo fisioterapeuta Fábio José Costa, especialista em fisioterapia intensiva. Ele pontuou sobre técnicas e quando realizar o procedimento.

“Quando o paciente não tem a defesa da via respiratória (boca, garganta, traqueia e pulmão) ou está utilizando uma ventilação mecânica, as vias aéreas podem acumular secreção no pulmão e por isso é necessário aspirar. A aspiração é um método higiênico, introduzimos uma sonda estéril nessa via respiratória para retirar a secreção que está viscosa e aderida na parede. Com a aspiração o paciente respira melhor, esse procedimento deve ser feito após avaliação de um profissional de saúde”, explicou o fisioterapeuta.

A capacitação foi realizada em leito da (UTI) e na sala vermelha do Pronto Socorro. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem tiraram dúvidas sobre as técnicas e manejo correto dos pacientes que necessitam higienizar as vias respiratórias.

“A orientação foi importante para associarmos o aprendizado com o manejo diário dos pacientes. Isso faz parte da nossa rotina dos cuidados de enfermagem, porém precisamos estar atentos as técnicas utilizadas”, comentou a técnica de enfermagem que atua na Unidade de Terapia Intensiva, Juliana Peralta dos Santos.

Estrutura - O hospital atende população de mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do estado e conta com 107 leitos, 29 destinados às Clínicas Cirúrgica e Ortopédica, 20 para a maternidade, 16 leitos na Clínica Pediátrica e 32 na Clínica Médica. O Hospital Regional de Ponta Porã também possui 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em média, 160 pacientes passam, por dia, no Pronto Socorro, que oferece atendimento de baixa e média complexidade em regime de livre demanda ou referenciada.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Homem é preso por violência doméstica em Bataguassu
POLÍCIA
Assassinado no Izidro é secretário de Agricultura Familiar de Dourados
POLÍCIA
Homem é assassinado no Izidro Pedroso
MEDIDA
Bancos ainda estudam oferta de crédito garantido por saque-aniversário
REGIÃO
Dono de oficina é autuado por PMA por descarte de resíduos irregular e óleo derramado no solo
FAMOSOS
Ator Leonardo Villar, de novelas da Globo, morre aos 96 anos
PANDEMIA
Mais uma cidade de MS apresenta caso confirmado de coronavírus
CICLONE BOMBA
Presidente sobrevoa áreas afetadas por ciclone em Santa Catarina
PANDEMIA
SES amplia atendimento e agendamento de testes do coronavírus em duas cidades
TRÁFICO
Quase 4t de maconha são apreendidas em caminhões boiadeiros

Mais Lidas

PANDEMIA
Mulher morre de covid-19 logo após dar à luz em Dourados
DOURADOS
Decretos sobre aglomerações, igrejas e comércio terão mais 10 dias de vigência
CAMPO GRANDE
Jovem que estava desaparecida é encontrada morta
20 VEÍCULOS
"Bonde do contrabando" é apreendido abarrotado de produtos do Paraguai