Menu
Busca terça, 31 de março de 2020
(67) 9860-3221

Produção Agroecológica Integrada Sustentável é apresentado a estudantes de três universidades internacionais

05 março 2013 - 13h10





Um grupo de dez acadêmicos de universidades da Europa esteve na última segunda-feira (4) em uma propriedade rural de Campo Grande-MS que desenvolve a Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS). O projeto do Sebrae em parceria com a Fundação Banco do Brasil beneficia atualmente famílias de diversas regiões do país.



A visita faz parte do Programa Erasmus Mundo Master Course Susteinable Territorial Development (EM-Master STEDE) – o que equivale a Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável – e foi organizada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), da capital sul-mato-grossense. A iniciativa integra um convênio entre a instituição de ensino brasileira com a Universidade de Pádua – Itália, Universidade de Louvaina – Bélgica, e Universidade de Paris (Pantheón Sorbonne) – França.



Uma das participantes, a equatoriana Daniela Espinosa espera realizar sua tese de conclusão de curso sobre o desenvolvimento socioeconômico do pequeno produtor, através do cultivo de itens orgânicos.



“Percebo um maior aproveitamento da terra por parte dessas famílias. As áreas cultiváveis se perpetuam por mais tempo e, além disso, as pessoas têm maior renda, saúde e segurança no trabalho”, destaca Espinosa.



Argemiro de Oliveira, no final da década de 80, após recomendação médica, largou a lavoura tradicional, o uso de agrotóxicos e adubos químicos; partindo do interior para a Capital. Após atuar em outras atividades, há quatro anos descobriu o PAIS e passou a colocar em prática a metodologia do projeto e as receitas passadas pelo consultor do Sebrae na região.



Ele afirma que diminuiu a área de cultivo, mas ampliou a variedade de produtos e aumentou o lucro em 30%, pois era necessário gastar altos valores com insumos industrializados. “Não sabia que o adubo estava no meu próprio quintal. Sem contar que, assim como a gente, as frutas e as verduras ficam bem mais saudáveis”, garante com um longo sorriso no rosto.



Intercâmbio de conhecimento



Cleonice Le Bourlegat, diretora acadêmica EM-Master STEDE pela UCDB, explica que esta primeira turma, das cinco previstas para formação no projeto de intercâmbio educacional, possui 28 alunos que, a partir do quarto semestre se dividem de acordo com os temas de interesse.



A cada seis meses uma das instituições de ensino é responsável por receber os acadêmicos. Eles se reúnem para debater problemas e soluções identificados em cada território, referentes ao tema sustentabilidade.



“É muito importante essa troca de conhecimento científico e cultural entre os alunos, e a internacionalização destas informações, fomentada pelas universidades. Além disso, contamos com o fundamental apoio de entidades como o Sebrae”, conclui Le Bourlegat.



Mais informações sobre o projeto PAIS, incluindo a cartilha com as orientações necessárias para organizar o sistema na propriedade, podem ser encontradas no site www.ms.sebrae.com.br (aba Setores – Agronegócio).

Deixe seu Comentário

Leia Também

SEU BOLSO
FGTS: trabalhador tem até hoje para fazer saque de até R$ 998
REGIÃO
Ex-assessor de Mandetta é encontrado morto em apartamento na Capital
TEMPO
Terça-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados
TRÊS LAGOAS
Homem é preso ao tentar furtar 1,4 quilo de picanha de mercado
SAÚDE
Mariano, da dupla com Munhoz, é diagnosticado com o novo coronavírus
CORONAVÍRUS
OAB nacional adia publicação dos próximos editais de exame de ordem
POLÍTICA
Governo vai cruzar dados para o pagamento do auxílio de R$ 600
UEMS
Universidade da Melhor Idade suspende aulas por tempo indeterminado
LIVE
Governo de MS amplia benefício a carentes e orienta sobre cuidados em casa
VIOLAÇÃO DE REGRAS
Facebook e Instagram apagam vídeo que mostra passeio de Bolsonaro

Mais Lidas

FRONTEIRA
Acidente na MS-164 em Ponta Porã leva pai e filho a óbito
DOURADOS
Homem entra em veículo e anuncia assalto com arma de brinquedo; vídeo
DOURADOS
Homem leva surra de populares e é detido por furtar dois veículos em Dourados
NOTA PREMIADA
Lista de ganhadores já está disponível para consulta