terça, 19 de março de 2024
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
UFGD

Prazo para inscrever projetos de Iniciação Científica termina na próxima semana

20 abril 2021 - 21h20Por Carlos Ferraz

Além do aprendizado prático, seja no laboratório ou no campo, a Iniciação Científica é uma oportunidade diferenciada na formação dos alunos, especialmente para aqueles que desejam ter contato com a pesquisa acadêmica. Na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), os professores pesquisadores que se dispõem a orientar na Iniciação têm até o dia 29 de abril para realizar inscrição do plano de trabalho, pelo Sigproj: http://sigproj.ufrj.br/.
 
Um dos jovens atendidos pelo programa no último ano é Samuel Rodrigues Navarro, estudante do curso de Agronomia e bolsista de Iniciação Científica orientado pelo professor Fernando Miranda. A partir do segundo semestre de 2020, Samuel pôde colaborar com atividades ligadas a projetos de pesquisa de pós-graduandos do mestrado e do doutorado. Uma das pesquisas é sobre os benefícios das folhas de moringa para a digestão de ovinos, e outra é sobre o uso de óleo de copaíba para modular a fermentação no sistema digestivo dos animais, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.
 
Samuel participa de atividades no campo e no laboratório, sempre com a orientação do professor e com o apoio dos pós-graduandos. “É difícil responder qual atividade que eu mais gosto na pesquisa. Fazemos visitas periódicas nas unidades de fazendas da UFGD, para acompanhar os animais, e gosto do manejo e de ter o contato com eles. Dentro do laboratório também é muito interessante, porque é onde entendemos a complexidade que envolve cada etapa de uma pesquisa científica. Tanto a atividade em laboratório como no campo têm seus pontos positivos”, avalia o bolsista.
 
Uma das experiências que marcou o ano de 2020 para Samuel foi produzir um trabalho científico e apresentá-lo sob avaliação de uma banca de professores pesquisadores, com outros alunos assistindo. “A experiência de produzir e apresentar trabalhos científicos é uma oportunidade de crescimento. A produção de relatórios para prestar contas sobre a bolsa, por exemplo, é uma atividade rigorosa, em que aprendemos a escrever melhor, aprendemos a explicar os procedimentos adotados na pesquisa, desenvolvemos o uso de termos científicos corretos e uma grande atenção para registrar os dados corretamente. Então, a iniciação científica é algo muito bom, eu gosto bastante”, diz Samuel.
 
COMO SE CADASTRAR
 
Para realizar o cadastro do plano de Iniciação Científica, o docente da UFGD deve ser coordenador ou membro de projeto de pesquisa cadastrado na Coordenadoria de Pesquisa/PROPP; estar com o Currículo Lattes atualizado; e estar vinculado a grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Preferencialmente, o docente deve ter título de doutor ou expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural.
 
É responsabilidade do professor elaborar um plano de trabalho ao aluno que desenvolverá a pesquisa. O plano de trabalho deve ser aprovado na faculdade onde o docente atua. É responsabilidade da gestão de cada unidade acadêmica enviar para a PROPP a resolução aprovando o plano de trabalho do docente. Sem o plano de trabalho devidamente inscrito e aprovado, o Comitê Institucional de Iniciação Científica não pode aprovar a proposta.
 
Após a homologação das bolsas, em agosto, caberá ao docente indicar um aluno da graduação que tenha perfil e desempenho acadêmicos compatíveis com as atividades de pesquisa, atentando-se para os princípios éticos e evitando conflitos de interesse.
 
As inscrições dos planos de trabalhos deverão ser realizadas até 29 de abril de 2021, pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj/MEC), no seguinte endereço eletrônico: http://sigproj.ufrj.br/. Para quem não tem familiaridade com o procedimento, a PROPP disponibiliza um manual na página da Iniciação Científica no Portal da UFGD.
 
EDITAIS

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/editais/78/INICIACAO-CIENTIFICA-PROPP/Edital%2003-2021%20-%20PIBITI.pdf
 
Programa Institucional de Iniciação Científica em Ações Afirmativas: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/editais/78/INICIACAO-CIENTIFICA-PROPP/Edital%2002-2021%20-%20PIBIC-AF.pdf
 
Programa Institucional de Iniciação Científica: 
https://files.ufgd.edu.br/arquivos/editais/78/INICIACAO-CIENTIFICA-PROPP/Edital%2001-2021%20-%20PIBIC.pdf

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social
REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá

PONTA PORÃ

Mulher vai ao hospital e descobre ter feto calcificado há mais de 50 anos