sexta, 13 de setembro de 2024
Dourados
35ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
FRONTEIRA

Ponta Porã e Pedro Juan podem receber construção de porto seco

11 dezembro 2019 - 13h50Por Da redação

Os municípios de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero podem receber uma obra importante para o controle do fluxo de mercadorias entre o Brasil e o Paraguai. 

Em uma reunião realizada no Senado do país vizinho nesta terça feira (10), foi discutida a viabilidade de construção de um porto seco como estratégia para acelerar o desembaraço de carga entre os dois países.

A alfândega brasileira em Ponta Porã está com sua capacidade estrangulada até pela localização, liberando em média 40 veículos ao dia, quando a projeção do porto seco é desembaraçar dez vezes mais que isso, observou o assessor de Logística da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Lucio Lagemann. 

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho, apresentou o projeto de construção do porto seco no município, mensurando a intenção de transformar a cidade num polo de importação e exportação que ajudaria a incrementar a receita própria de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em até 4,2%.

O representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Parkinson, mostrou ganhos de tempo e dinheiro com a instalação do porto seco, projetando uma economia de R$ 32 milhões ao ano.

Já os senadores paraguaios decidiram formar uma comissão para deliberar sobre o assunto. Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, juntas, têm mais de 200 mil habitantes e já protagonizam uma experiência de integração pela fronteira seca que as une. Entretanto, essa realidade não se aplica quando se trata do tráfego de mercadorias. Caminhões chegam a esperar até 72 horas para serem liberados a entrar no território paraguaio, e o mesmo ocorre no sentido inverso.

“O diagnóstico hoje é muito claro. Nós temos uma situação de alfândega no município de Ponta Porã que precisa ser modificado. Está no centro da cidade, a estrutura física não é adequada e a tendência é de aumento no fluxo de transporte no âmbito do Mercosul. A alfândega acaba se transformando numa restrição em termos de fluxo”, observou o secretário da Semagro, Jaime Verruck.

Ele defende a construção do porto seco como solução viável e adianta que a Prefeitura de Ponta Porã já estudou determinadas áreas e encaminhou à Receita Federal, que prepara estudos de viabilidade econômica para que o projeto possa avançar. 

“Dentro da estratégia de Mato Grosso do Sul, o que nós buscamos, na verdade, é a melhoria da estrutura de logística, que inclui o porto seco. Mas para isso precisamos de uma coordenação entre os órgãos, não se trata só de carga, mas de migração também, que envolve Receita Federal, Ministério da Agricultura, portanto tem que ser pensado toda essa estrutura”, pontuou Verruck.


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foragido condenado por roubo é capturado pela polícia
POLÍCIA

Foragido condenado por roubo é capturado pela polícia

BRASIL

STF suspende julgamento de habeas corpus do ex-jogador Robinho

Ônibus com 27 passageiros pega fogo em rodovia de MS
SUSTO

Ônibus com 27 passageiros pega fogo em rodovia de MS

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência e ameaçar ex-companheira
POLÍCIA

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência e ameaçar ex-companheira

Advogado acusado de matar ex-lider do PSL é condenado a mais de 18 anos de reclusão
FEMINICIDIO

Advogado acusado de matar ex-lider do PSL é condenado a mais de 18 anos de reclusão

BRASIL

STJ nega habeas corpus a influenciadora Deolane Bezerra

VICENTINA

Vítimas de acidente fatal na BR-376 eram da Capital e Glória de Dourados

JARDIM GUANABARA

Gêmeo acusado de roubar e esfaquear vítima em Dourados é preso; irmão segue foragido

AVIAÇÃO CIVIL

Infraero assume gestão do Aeroporto Regional de Dourados

TRAGÉDIA

Familiares e vizinhos derrubaram parede para tentar retirar criança de imóvel em chamas

Mais Lidas

DO MS

Da Jaguapiru para a 'telinha': indígena douradense participará de novela da Globo

MATO GROSSO DO SUL 

Operação com 'braço' em Dourados identifica irregularidades na produção de Arla 32 e aplica multas

DOURADOS

Centro de Convenções terá exposição de carros antigos e feira da Reme juntas no fim de semana

REGIÃO

Detran-MS lista situações que impedem licenciamento de veículos