Os cardumes começaram a se formar em setembro nos rios de Mato Grosso do Sul e, por isso no dia 1º desse mês, a PMA (Polícia Militar Ambiental) deflagrou em todo estado a operação Hot Point, que continua agora em outubro, estão ficando cada vez maiores e precisam ser vigiados diuturnamente.
Uma equipe de Policiais Militares Ambientais de Dourados, desde esta quinta-feira, dia 21 de outubro, exerce fiscalização e monitora cardumes, mas também fiscaliza pescadores no rio, bem como retira petrechos de pesca ilegais para evitar depredação dos peixes.
Durante os trabalhos, a equipe abordou seis embarcações com 13 pessoas em atividade de pesca amadora e todas foram orientadas sobre as normas de pesca, apesar de pescarem legalmente. De qualquer forma, foram encontrados muitos petrechos ilegais, com alto poder de depredação armados no rio. Foram retirados e apreendidos: 16 redes de pesca, três cordas de espinheis com 60 anzóis e 208 anzóis de galho (petrechos ilegais).
A manutenção da fiscalização e retirada destes petrechos precisam ser constantes, tendo em vista sua grande capacidade de captura e ocasionamento de mortes dos peixes, especialmente, quando os grandes cardumes estão sendo formados no processo reprodutivo da piracema. Além disso, os elementos armam o material proibido pela madrugada e ficam somente conferindo, quando não observam presença da fiscalização, o que torna a prisão desses infratores que armam os petrechos ilegais muito difícil, devido ao pouco tempo que ficam nos rios. O grande problema é que eles estando ou não nos rios, esse material continua matando peixes.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Aniversário de Brasília tem atrações gratuitas na Esplanada

Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa

Homem é atropelado e morto na BR-163; motorista fugiu sem prestar socorro

Morre a cantora e compositora Cristina Buarque

Três homens são presos suspeitos de planejar matar morador de rua

Conab abre concurso com 403 vagas e salários de até R$ 8,1 mil

Temporal destrói pontes e isola fazendas em Caracol

Corrida da Páscoa reúne 500 atletas e movimenta manhã de domingo em Dourados

Mulher morre após motociclista atropelar capivara na MS-450

Chuva dá trégua e público lota show de Jads & Jadson na Festa da Páscoa
Mais Lidas

Homem é preso após agredir companheira na praça de alimentação do shopping

Bebê é salva por guardas municipais em Dourados após engasgar com a própria saliva
