segunda, 21 de abril de 2025
Dourados
28ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
PROJETO

Pecuaristas conhecem programa de carne sustentável e orgânica do Pantanal

25 outubro 2021 - 16h27Por Da Redação

O Programa Carne Sustentável e Orgânica do Pantanal (lançado em 2018) foi muito bem recebido pelos produtores e o sucesso do programa e o aumento da demanda pela carne sustentável e orgânica influenciaram o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul a traçar estratégias de divulgação a fim de atrair mais produtores através, principalmente, do subsidio a certificação das propriedades.

Para divulgar as condições do programa, a ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável) e a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), realizaram na noite de sexta-feira (22) no Sindicato Rural de Campo Grande, um evento para apresentação e debate.

Na abertura, o secretario Jaime Verruck, titular da Semagro, destacou que além de resultar num produto de alta qualidade, a produção dessa carne acontece com mínimo impacto ambiental e valorização de questões econômicas e sociais. “O Programa reconhece os produtores que produzem da forma correta e estimulam iniciativas sustentáveis”, completou.

O superintendente de Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta, explicou que uma das estratégias para ampliar a adesão dos produtores, de modo a atender a demanda, foi trazer o Sebrae como parceiro do programa. “Através do Sebrae os produtores poderão receber um subsidio de até 70% da certificação das propriedades”.

“O produto tem ótima aceitação, tem demanda e hoje trabalhamos para reunir maior número de produtores para fornecer para esse mercado qualificado”, finalizou o superintendente.

O Programa

O programa garante incentivo financeiro equivalente a 67% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) aos pecuaristas da região do Pantanal que se dedicam à produção de carne orgânica.

Na carne sustentável o incentivo financeiro é de até 50% do valor do imposto por animal, com média de R$ 105,63 em 2021.

Entre os objetivos do Programa, está o fomento da competitividade e incentivo a pecuária bovina de baixo impacto ambiental no Pantanal, estimulando a produção baseada no modelo tradicional, com baixo nível de intervenção nos recursos naturais existentes naquela região, e utilizando-se de escopos tecnológicos, para linhas de produtos característicos e diferenciados, com maior agregação de valor e devidamente certificados, por empresas independentes, acreditadas pelo INMETRO.

Para participar do Programa o pecuarista deve se inscrever junto ao Governo do Estado de MS, na sequência receberá a visita de uma certificadora para avaliação do sistema de produção, as documentações deverão estar em dia, juntamente com o CAR (Cadastro Ambiental Rural). O pecuarista então validado pela Semagro, Sefaz e Iagro, passa e emitir a GTA (Guia de Transporte Animal), para envio dos animais à indústria frigorífica, que pagará benefícios diretamente ao produtor.

Deixe seu Comentário

Leia Também

"Papa Francisco foi um líder espiritual de grande coragem", diz presidente do Congresso
BRASIL

"Papa Francisco foi um líder espiritual de grande coragem", diz presidente do Congresso

A vitória de Cristo sobre a morte!
ARTIGO

A vitória de Cristo sobre a morte!

Gripe volta a fazer vítimas e MS registra mais três mortes por H1N1
MATO GROSSO DO SUL

Gripe volta a fazer vítimas e MS registra mais três mortes por H1N1

CAMPO GRANDE

Homem é ferido a tiros por motorista de veículo

ITAMARATI

Homem é executado em frente a mercado; mulher fica ferida

IMPOSTO

Licenciamento para veículos com placas finais 1 e 2 segue até dia 30

UEMS

Convocados da lista de espera do SISU 2025 devem se matricular até dia 24 de abril

FUTEBOL

Corinthians tenta Tite para assumir o clube após demissão de Ramón

BRASIL

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

PONTA PORÃ

Homem é preso se escondendo atrás da porta ao descumprir medida protetiva

Mais Lidas

SUSTO

Bebê é salva por guardas municipais em Dourados após engasgar com a própria saliva

PÁSCOA E TIRADENTES

Bancos, comércio e repartições públicas: veja o abre e fecha do feriadão em Dourados

DOURADOS

Mulher denuncia ameaças após tentar devolver mercadoria não vendida

OPORTUNIDADE

Conab abre concurso com 403 vagas e salários de até R$ 8,1 mil