A assinatura dos primeiros contratos do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), instituído pelo Governo do Estado, revelou o comprometimento e entusiasmo do setor produtivo – seja do agronegócio ou do ecoturismo – dos municípios de Bonito e Jardim em inovar e amplias as práticas conservacionistas, para garantir a proteção dos mananciais da Serra da Bodoquena, em especial os rios cênicos Prata e Formoso.
“Quando falamos em PSA nós estamos falando em conservação do solo, conservação da água e estamos falando na manutenção e ampliação do maior polo de ecoturismo do mundo. Por isso que o Estado teve a preocupação em fazer o primeiro PSA numa área tão sensível do ponto de vista ambiental quanto a região de Bonito”, disse o secretário da Semagro (secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck.
Desde que ocorreu o turvamento das águas cristalinas da região, há três anos, as ações desenvolvidas pela Semagro e o engajamento dos empreendimentos situados no entorno dos rios reduziram os impactos ambientais. Somente em 2021, o Imasul (Instituto do Meio Ambiente de MS) analisou mais de 100 projetos de manejo e conservação do solo e água. Em 2021, o Estado criou a lei de proteção permanente dos banhados dos dois rios cênicos.
“O reflexo da implementação do programa, depois de um longo processo iniciado em 2018, foi imediato”, afirma Rogério Beretta, superintendente de Ciência, Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro. “Os proprietários dos empreendimentos contemplados nessa primeira etapa demonstraram motivação especial para continuarem conservando e melhorar as técnicas de produção. Muitos ampliaram os investimentos em atividades de manejo”, cita.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Contrabandista fura bloqueio, foge em alta velocidade e abandona SUV na MS-465

CNU: prazo para candidato confirmar interesse em vaga termina hoje

Motorista atinge veículo estacionado no Centro e foge em seguida; veja vídeo

Estimativas do mercado para inflação e PIB ficam estáveis

Vokalika lança single "Chuveiro" em homenagem ao Dia Internacional da Mulher; assista ao clipe

Passageiro de ônibus é preso com revólver na MS-164

Licitação é aberta e Terminal Rodoviário passará por reforma parcial do prédio

Procedimento vai acompanhar controle populacional de cães e gatos

Pai e filho são presos novamente por receptação de gado em Nova Andradina

Jovem é preso após matar homem a pauladas em Campo Grande
Mais Lidas

Dourados está sob dois alertas de chuvas intensas até segunda-feira

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163

Ex-administrador de hospital é investigado por desvio milionário e tem bens sequestrados em operação
