Menu
Busca sábado, 25 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
GERAL

Novo golpe do cartão filma seus dados durante entrega de aplicativo

28 julho 2021 - 22h05Por Da Redação

Um novo golpe do cartão foi descoberto após um vídeo circular na internet, mostrando um moto entregador de comida por aplicativo, oferecendo a lanterna do celular para iluminar o cartão e máquina enquanto a vítima fornece, sem autorização, seus dados pessoais. Isso porque, na verdade, o golpista liga a câmera do aparelho, com flash, para filmar a operação. O vídeo despertou alerta de autoridades e órgãos de defesa do consumidor.

Nas imagens, é possível ver que o entregador ainda conversa com a vítima, uma idosa, e pergunta “quer que clareia aí para a senhora? (sic)”. O autor ainda disfarça a operação, alegando que “vai pegar sinal na máquina", enquanto a posiciona em local possível de filmar os dados com clareza. Ele chega a virar o cartão diversas vezes e comenta “essas máquinas hoje em dia quando tem muito pedido na rua, elas ficam doidinhas (sic)”.

Segundo o delegado Gomides Ferreira dos Santos, da Devir (Delegacia Especializada em Crimes Virtuais), a forma mais eficaz de se proteger é decorar o código de verificação, que fica atrás do cartão, ou anotá-lo em um lugar seguro. “Em seguida, a pessoa deve apagar ou tapar com adesivo o número do código. Dessa forma, ele não poderá ser visto por outras pessoas”, afirma.

Além disso, o delegado sugere que o pagamento por aproximação pode ser uma alternativa usada para se resguardar, uma vez que não é necessário digitar a senha na máquina. “O pagamento por aproximação é mais seguro, mas não impede totalmente o golpe, pois o número pode ser copiado através do espelho”, detalha o delegado, em referência ao visor do equipamento.

A recomendação é que as vítimas desse tipo de golpe bloqueiem o cartão entrando em contato com o banco e, em seguida, registrem um boletim de ocorrência por estelionato. “Primeiro bloqueia o cartão e depois registra o boletim. É preciso atenção, pois o cartão não vai funcionar mais”, afirma.

Já o superintendente do Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), Marcelo Salomão, orienta que, caso o cliente suspeite de tentativa desse tipo de golpe por parte do moto entregador que chegou em sua residência, o ideal é nunca entregar o cartão nas mãos dele. “A primeira dica é jamais entregar o cartão para o moto entregador. Não aceite ajuda e, se não tiver iluminação o suficiente [na hora do pagamento], entre em sua residência ou vá para outro local”, indica.

Ainda segundo Salomão, a prática tem aumentado na Capital e o órgão de defesa já emitiu o alerta para os consumidores. “Não aceite ajuda com o celular, isso pode ser um indício de que ele esteja filmando os dados!”, orienta.

O crime, conforme explicado por Gomides, configura como estelionato, e o registro do boletim de ocorrência pode ser feito por meio da delegacia online da Polícia Civil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

A vida boa de ser vivida - e que está ao alcance de todos!
ARTIGO
A vida boa de ser vivida - e que está ao alcance de todos!
Lojas de veículos são alvos de disparos de arma de fogo na fronteira
PONTA PORÃ
Lojas de veículos são alvos de disparos de arma de fogo na fronteira
Acidente envolvendo três carretas deixa motorista ferido e veículo tombado em MS
RIO VERDE
Acidente envolvendo três carretas deixa motorista ferido e veículo tombado em MS
LOTERIA
Mega-Sena pode sortear R$ 7 milhões neste sábado
Douradenses participam da final da 'Batalha de Bandas' de MS neste sábado
NA CAPITAL 
Douradenses participam da final da 'Batalha de Bandas' de MS neste sábado
FRONTEIRA
Motorista acaba preso com postes de concreto 'recheados' com maconha
LEGISLATIVO DE MS
Deputado quer proibir exigência de passaporte sanitário em MS
REGIÃO 
Jovem é flagrado em rodoviária com 11 tabletes de maconha
RODOVIA ESTADUAL 
Após tentativa de fuga, três são presos com mais de duas toneladas de maconha
DOURADOS/ITAPORÃ
Mara Piccinelle é escolhida vice na chapa com Beto Teixeira para 4ª subseção da OAB

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é encontrado morto em casa por funcionária na Vila São Brás
RACISMO
Em SP, DJ Alok recorda exclusão de integrantes do 'Brô MCs' durante show em Dourados 
TRAGÉDIA 
Motociclista morre na BR-163 em Dourados após bater em uma capivara 
DOURADOS
Júri condena jovem que matou amiga com tiro na nuca e alegou 'acidente'