Menu
Busca sexta, 03 de abril de 2020
(67) 9860-3221
POLÍTICA

Nelsinho Trad oficializa pedido para reativar Parlamento Amazônico

20 fevereiro 2020 - 20h50Por Da Redação

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Nelsinho Trad (PSD/MS), entregou nesta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, ofício à secretária geral do Conselho da Organização do Tratado da Cooperação Amazônica, Maria Alexandra Moreira Lopez, para reativar o Parlamento Amazônico (Parlamaz). “Nós vamos realizar no dia 21 de maio a reunião”, destacou o senador Nelsinho Trad. 

Desde 1989, foi criado o Parlamento Amazônico que envolve oito países (Brasil, Bolívia, Colombia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) ligados ao território do Amazonas, no norte do País. Mas, há pelo menos cinco anos, o Parlamaz encontra-se desativado. Mesmo não sendo parlamentar da região norte, o senador Nelsinho Trad foi convocado por embaixadores dos países que têm a Floresta Amazônica em seu território num encontro do fim do ano passado para batalhar por essa causa. “Precisamos ter esse grupo para garantir a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável do bioma amazônico. Os problemas de lá são parecidos com o do meu Estado que tem o Pantanal e enfrenta o desmatamento, as queimadas”, explicou o senador. 

A partir desse encontro, o senador vem articulando a ideia e, também, convencido de que é preciso preservar o território amazônico e mudar a visão dos europeus sobre o Brasil. “Há uma péssima imagem do Brasil. Eles se sentem mesmo um pouco detentores da Amazônia, por defenderem ser o pulmão do mundo”, disse o senador.

Segundo o senador Nelsinho Trad, a proposta já foi encaminhada ao Palácio do Planalto. “Nos próximos dias, vou tratar do assunto com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que passou a ser o responsável no governo pela comunicação de assuntos relacionados à Amazônia”, destacou o senador. 

Para a secretária da cooperação, Maria Alexandra, reativar o fórum internacional de discussão que reúne os países que integram a cooperação amazônica é bem vindo. “Certamente este é um norte na organização do tratado de cooperação amazônica com os representantes dos 8 países membros. Nós recebemos da melhor forma essa sua iniciativa de reativar este parlamento. Conte com a secretaria permanente para o trabalho a ser realizado”, afirmou a secretária para o senador Nelsinho Trad.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Idoso de 60 anos pode ser a primeira morte por coronavírus em Três Lagoas
INFORMAIS
Lei que cria auxílio de R$ 600 é publicada no 'Diário Oficial da União'
SIDROLÂNDIA
Bandidos invadem escola, furtam botijões de gás e alimentos
IMUNIZAÇÃO
Caminhoneiros serão incluídos na campanha de vacinação contra gripe
JUSTIÇA
Pedido de exoneração feita por servidor incapaz é considerado nulo
CONVOCAÇÃO
Governo fará cadastro não obrigatório de profissionais de saúde para o SUS
CAMPO GRANDE
Justiça mantém prisão de suspeito de furtar várias vezes mesmo atacadista
BANCO DO BRASIL
Servidores estaduais podem renovar empréstimos consignados com carência
PROCURADO
Identificado chefe de quadrilha que cavou túnel para roubar banco na Capital
LEÃO
Mais de 9,1 milhões de contribuintes entregaram declaração do IR

Mais Lidas

NOVA ANDRADINA
Hospital confirma três profissionais com coronavírus em unidade que atendeu idosa
CRIME AMBIENTAL
Pescador é flagrado com barco, motor de popa e petrecho de pesca
COVID-19
Familiares de casal que testou positivo para coronavírus em Dourados são monitorados
BOLETIM DA SES
Dourados registra mais um caso de coronavírus e MS tem 51 confirmações