quinta, 19 de fevereiro de 2026
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

MT: terra treme e deixa população da zona rural apavorada

24 outubro 2011 - 17h20

Um pequeno tremor de terra foi registrado na zona rural da cidade de Confresa, no Norte Araguaia de Mato Grosso, distante 1.200 quilômetros de Cuiabá. Moradores que estavam em uma fazenda relataram terem ouvido um estrondo muito forte por volta das 3 horas da manhã de sábado, 22. De acordo com Jhersson Gomes que estava no local, após o estrondo ocorreu o tremor de terra, que durou menos de 10 segundos. Ele relatou que as pessoas ficaram com medo do abalo sísmico.

A esposa do proprietário da fazenda, onde o abalo foi sentido, disse que estava dormindo no momento do tremor. Porém ficou perplexa ao ver que as paredes da residência haviam rachado. Ainda segundo Ana Claudia, que mora a mais de 9 anos na propriedade, está foi a primeira vez que aconteceu um abalo na área. O fato gerou medo e insegurança os moradores da região .

Esta, porém, não e primeira vez que a terra treme em Mato Grosso e muito menos no Araguaia. Em janeiro do ano passado, um abalo sísmico foi registrado no Projeto de Assentamento Santa Maria, interior de Água Boa, no Vale do Araguaia, alguns morados relataram o mesmo que Jhersson um forte barulho seguido do tremor. Na época o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília disse que o abalo foi muito pequeno e pode não ter sido detectado pelos aparelhos instalados em território mato-grossense.

Uma hipótese pode ser o excesso de chuva dos últimos dias, que provoca desmoronamentos nas camadas inferiores da terra. É esperado para esta segunda-feira, 24, mais informações do Observatório da UnB.

Mato Grosso tem sido alvo de estudos por parte de especialistas em sismolopgia. Alguns estudiosos já apontaram que há risco de parte do território do Estado enfrentar um tremor de terra de intensidade suficiente para causar estragos principalmente em cidades da região norte do Estado. Na região da cidade de Porto dos Gaúchos há uma falha geológica onde abalos sísmicos vêm ocorrendo com frequência nos últimos anos. Apenas no ano passado, dos 42 tremores de terra registrados no Brasil, 20 foram em Mato Grosso.

Com informações do 24 Horas News(Uasley Werneck)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vila Carvalho vence Carnaval de Campo Grande por um décimo
COMPETIÇÃO

Vila Carvalho vence Carnaval de Campo Grande por um décimo

CASO MASTER

CPI do INSS agenda depoimento de Vorcaro para 23 de fevereiro

IVINHEMA

Mulher é agredida com pedaço de madeira pelo companheiro

TEMPORÁRIOS

Com salários de R$ 10,2 mil, UEMS seleciona professores de Teatro

REGIÃO

'Colega' se oferece para carregar celular e faz Pix de R$ 4 mil

JUDICIÁRIO

Ministros temem crise no STF e contaminação de julgamentos

CONTRABANDO

Motorista é preso com mais de 100 emagrecedores na fronteira

TÊNIS

João Fonseca e Marcelo Melo avançam para semifinal do Rio Open

TERENOS

Mulher trans que morreu em abordagem policial é sepultada

TRÊS LAGOAS

Prefeitura abre inscrições para Processo Seletivo com 304 vagas

Mais Lidas

DOURADOS

Mulher é detida após consumir produtos em feira do Jardim São Pedro e se recusar a pagar

ACIDENTE

Motorista é preso após colidir contra moto e deixar jovem em estado gravíssimo na BR-163

CLIMA

Dourados terá terça-feira de calor intenso e alerta para chuvas fortes, aponta Inmet

DOURADOS

Interrogatório revela que padrasto chutou e mãe mordeu criança porque ela não parava de chorar