Menu
Busca sábado, 16 de janeiro de 2021
(67) 99659-5905
LEVANTAMENTO

MS tem aumento no número de pessoas desocupadas em outubro

01 dezembro 2020 - 17h35Por Gizele Almeida

Nesta terça-feira (01), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) e é possível notar aumento no número de pessoas desocupadas em Mato Grosso do Sul. Já o percentual de pessoas trabalhando remotamente apresentou queda. 

O levantamento aponta que em outubro de 2020, foram estimadas 2,74 milhões de pessoas residentes em Mato Grosso do Sul, das quais 2,16 milhões de 14 anos ou mais de idade, que correspondem à população em idade de trabalhar. Essa última se divide em população ocupada, população desocupada e população fora da força de trabalho. Segundo os dados da PNAD COVID19, a população ocupada totalizava 1,18 milhões de pessoas no início da pesquisa, em maio, 1,20 milhões de pessoas no mês de agosto, 1,22 milhões em setembro e manteve este número em outubro. Já a população desocupada passou de 129 mil pessoas em setembro para 134 mil em outubro (aumento de 6,2%). 

Diante deste cenário, é possível avaliar que a força de trabalho em MS (que  corresponde à soma da população ocupada e a desocupada), passou de 1,35 milhões em setembro para 1,36 milhões em outubro. Enquanto isso, o contingente de pessoas fora da força de trabalho passou de 811 mil pessoas em setembro para 799 mil em outubro, o que corresponde a uma redução de 1,47%. Esses números demonstram a consolidação do retorno às atividades ao redor do país, com mais pessoas mês a mês deixando de estar fora da força de trabalho.

O nível da ocupação, isto é, o percentual de pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade de trabalhar, passou de 55,1% em maio, para 55,7% em agosto, 56,5% em setembro e 56,6% em outubro, configurando tendência crescente, com seu valor mínimo em junho (54,7%). Entre as Unidades da federação, MS tem o 3ª maior nível de ocupação, atrás somente de Santa Catarina (57,6%) e Mato Grosso (57,1%). 

No Brasil, o nível da ocupação era de 49,7% em maio, passou para 48,6% em setembro e chegou em 49,3% em outubro, configurando uma trajetória em “U”, com seu valor mínimo em julho (47,9%). Frente a setembro, esse indicador teve ligeiro aumento em todas as regiões.

MS tem menor percentual de pessoas afastadas do trabalho devido ao distanciamento social 

Em outubro, dos 1,22 milhão de ocupados, 63 mil estavam afastados do trabalho, das quais 21 mil estavam afastados devido ao distanciamento social, representando queda de 19% em relação a setembro e 78,3% em relação a maio. Estes indicadores vêm apresentando quedas sucessivas desde o início da pandemia, à medida em que as restrições de isolamento vão sendo abrandadas pelo Brasil.

A redução dos afastamentos do trabalho devido à pandemia também pôde ser verificada através da redução da proporção de pessoas afastadas por este motivo no total de pessoas ocupadas, que de agosto para setembro, passou de 2,1% para 1,7%. Em maio, este percentual era de 8,2%.

O percentual é o menor do país (veja mais na tabela). 


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FUTEBOL
Vasco recebe Coritiba em busca de vitória para se afastar do Z-4
Dourados tem mais três mortes por Covid em dia com 183 novos casos
PANDEMIA
Dourados tem mais três mortes por Covid em dia com 183 novos casos
Ministério da Saúde enviará 80 cilindros de oxigênio para Manaus
COLAPSO
Ministério da Saúde enviará 80 cilindros de oxigênio para Manaus
REGIÃO
Homem é flagrado dirigindo embriagado e acaba preso após abordagem
PANDEMIA
Empresa protocola na Anvisa pedido para uso emergencial da Sputnik V
LAMA ASFÁLTICA
Ministro Humberto Martins nega suspensão de ação penal contra irmãs investigadas em MS
BRASIL
Inscrições para intercâmbio no STF são prorrogadas até dia 22
MS
Jovem é multado em R$ 5 mil após flagrante de papagaio em cativeiro
BRASIL
STJ mantém sessão do júri para julgar professor universitário acusado de matar diretor a machadada
MS
Granja em Rio Verde recebe primeiras 600 matrizes de suínos e consolida projeto de expansão do setor

Mais Lidas

BR-163
Homem morre após colidir carro de passeio contra caminhão
OPERAÇÃO
Polícia fecha "boca de fumo" comandada por família no Canaã IV
SIDROLÂNDIA
Flagrada invadindo residência, mulher é amarrada em árvore por populares
PANDEMIA 
Dourados tem oito mortes por Covid em 24 horas