Menu
Busca quinta, 02 de julho de 2020
(67) 99659-5905
ECONOMIA

MS está entre os 4 estados com maior crescimento em investimentos

07 fevereiro 2020 - 08h14Por Da Redação

Na contramão da maior parte dos estados brasileiros, Mato Grosso do Sul ficou entre as quatro Unidades da Federação que ampliaram em mais de 20% os investimentos de 2015 a 2019. A informação foi publicada nesta quinta-feira, dia 06 de fevereiro, pelo jornal Valor Econômico.

Na avaliação do governador Reinaldo Azambuja, o aumento nos investimentos, principalmente em áreas prioritárias como saúde, segurança pública e educação, foi possível por conta das medidas duras e até impopulares, como as reformas previdenciária e administrativa e a renegociação de contratos. Além de Mato Grosso do Sul, tiveram o mesmo sucesso os estados de Paraná, Espírito Santo e Alagoas.

“A gente fica muito feliz porque enquanto o Brasil cresceu 1,9%, no PIB [Produto Interno Bruto] em 2017, Mato Grosso do Sul cresceu 4,7%. Então, nós crescemos cinco vezes mais do que o Brasil. Isso significa que o Estado está no caminho certo. Nós tomamos medidas juntos, sociedade e poder público, para dar eixo de desenvolvimento em todas as áreas. O Estado está crescendo na indústria, na agropecuária, nos serviços e nos comércios. E isso é bom porque traz crescimento e gera empregos, desenvolvimento e oportunidades”, disse o governador.

O Produto Interno Bruto de Mato Grosso do Sul gerado foi de R$ 96,372 bilhões, resultando em um PIB per capita em 2017 de R$ 35.520,45 – o oitavo maior valor per capita entre os demais estados brasileiros. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos em determinada localidade.

Reinaldo Azambuja afirmou ainda que Mato Grosso do Sul deve continuar crescendo em ritmo mais acelerado que a média nacional. “Acho que esse é o grande passo que temos que dar: manter o ritmo para que Mato Grosso do Sul possa crescer cada vez mais que o Brasil. Então, se o Brasil cresce um pouco, e a gente espera que esse ano de 2020 a gente possa crescer mais que o 1,9%, Mato Grosso do Sul vai crescer bem mais e gerar oportunidades”.

Para o secretário de Estado e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o aumento de investimentos é fruto de medidas de austeridade, como a diminuição das secretarias para a menor estrutura administrativa do país, ao lado de Goiás. Seis secretarias foram extintas em Mato Grosso do Sul.

“Desde o início da nossa gestão priorizamos as reformas essenciais para garantir a melhora dos serviços públicos. Tomamos decisões difíceis, austeras, mas fundamentais para avançarmos na direção correta com Mato Grosso do Sul mais enxuto e moderno. Dos 29 estados que compõem a Federação só quatro aumentaram sua capacidade de investimentos e Mato Grosso do Sul é um deles, criando um ambiente cada vez mais propício para investidores e a geração de emprego e renda”, explicou Riedel.

Além dos investimentos, Mato Grosso do Sul manteve os pagamentos dos servidores em dia e alcançou resultados importantes em outros indicadores: é o 5º estado mais competitivo do Brasil; o 4º mais seguro; o 5º em geração de empregos e o mais transparente do Brasil.

Outro Brasil

De acordo com a reportagem do Valor Econômico, a realidade registrada na maior parte dos estados foi bem diferente, com queda nos investimentos de 28,4%. Apenas sete dos 25 estados que entregaram seus relatórios fiscais à Secretaria de Tesouro Nacional puderam atender a população com valores maiores do que os executados há quatro anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
MPE questiona poder público sobre servidores cedidos para partidos políticos
PONTA PORÃ
Após perseguição e disparos, veículo é apreendido com mais de 1t de maconha
20 VEÍCULOS
"Bonde do contrabando" é apreendido abarrotado de produtos do Paraguai
TV DOURADOS NEWS
Caixa Econômica Federal registra casos de coronavírus em Dourados e Rio Brilhante
CÂMARA DE DOURADOS
Julgamento de denúncia sobre ‘rachadinha’ douradense é adiado por causa da pandemia
BRASIL
Hoje é o último dia para pedir o auxílio emergencial
CLIMA
Temperatura cai 14 graus e Dourados tem segundo dia mais frio do ano
PARALELO 18/5
PF cumpre mandados em MS contra quadrilha que traficava cocaína em barcos
CAMPO GRANDE
Capotamento termina com pai e filho mortos em estrada vicinal
POLÍTICA
Câmara aprova adiamento das eleições municipais para novembro

Mais Lidas

REGIÃO
'Ciclone bomba' traz ventos fortes e alertas de granizo, chuvas e queda de temperatura a Dourados
PANDEMIA
MS soma mais cinco mortes de coronavírus; morador de rua douradense é uma das vítimas
POLÍCIA
Dupla é presa por tráfico de drogas no Dioclécio Artuzi
PANDEMIA
Dourados tem quatro mortes por Covid em 24 horas, uma das vítimas médico