Um morador de Itaporã realizou a entrega voluntária de dois filhotes de lobinho-do-mato ao Pelotão da Polícia Militar após um encontro triste em uma das estradas da região, a mãe dos pequenos animais havia sido morta por atropelamento, e os filhotes permaneciam ao lado do corpo.
Os animais foram acolhidos pela Polícia Militar Ambiental (2º BPMA), que agora inicia o protocolo de cuidados necessários.
Quando o resgate é necessário?
Diferente de muitos casos onde a população retira animais do habitat sem necessidade, a PMA destacou que a atitude do morador foi exemplar e correta.
“Como a mãe estava morta e impossibilitada de cuidar e alimentar a prole, o resgate tornou-se a única via para a sobrevivência dos filhotes”, afirmou a corporação em nota. No entanto, a PMA aproveita o episódio para reforçar diretrizes importantes sobre o manejo de fauna silvestre.
Intervenção em acidentes
O resgate só se justifica quando os pais são vítimas de atropelamento ou morte comprovada.
Não remova filhotes “sozinhos”
Se encontrar um filhote saudável apenas transitando, não o retire do local. Na maioria das vezes, a mãe está por perto, apenas buscando alimento, e retornará para buscá-lo.
O perigo das rodovias
O caso serve como um alerta urgente para quem trafega pelas rodovias do estado. O atropelamento de fauna é uma das principais causas de perda de biodiversidade na região. A recomendação é de atenção redobrada, especialmente durante o período noturno, quando o trânsito de animais silvestres é mais intenso.
O desafio da reintegração
A intervenção humana deve ser sempre o último recurso. Segundo a PMA, quando um animal é retirado do convívio materno precocemente, ele entra em um complexo processo de recuperação. Infelizmente, não há garantia total de que esses animais consigam desenvolver os instintos necessários para serem reinseridos com sucesso na natureza no futuro.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Quinta-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

Vila Carvalho vence Carnaval de Campo Grande por um décimo
CPI do INSS agenda depoimento de Vorcaro para 23 de fevereiro
IVINHEMAMulher é agredida com pedaço de madeira pelo companheiro
TEMPORÁRIOSCom salários de R$ 10,2 mil, UEMS seleciona professores de Teatro
'Colega' se oferece para carregar celular e faz Pix de R$ 4 mil
JUDICIÁRIOMinistros temem crise no STF e contaminação de julgamentos

Motorista é preso com mais de 100 emagrecedores na fronteira
João Fonseca e Marcelo Melo avançam para semifinal do Rio Open
TERENOSMulher trans que morreu em abordagem policial é sepultada
Mais Lidas

Motorista é preso após colidir contra moto e deixar jovem em estado gravíssimo na BR-163

Mulher é detida após consumir produtos em feira do Jardim São Pedro e se recusar a pagar

Dourados terá terça-feira de calor intenso e alerta para chuvas fortes, aponta Inmet

Um dos filhotes resgatados - Crédito: Reprodução/PMA