Menu
Busca domingo, 29 de março de 2020
(67) 9860-3221

Ministério entrega retroescavadeiras para 33 cidades de MS nesta sexta

14 fevereiro 2013 - 16h06

#####Assessoria

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega retroescavadeiras nesta sexta-feira para 33 municípios de Mato Grosso do Sul. A solenidade de entrega acontece às 10h30 na Praça das Américas, no município de Rio Verde. A ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A listagem contempla 2.058 mil municípios, em todas as regiões do Brasil, selecionados a partir de critérios definidos pelo Comitê Gestor do PAC.

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) comemorou o anúncio e disse que a medida contempla o trabalho conjunto de toda a bancada federal, que fez os encaminhamentos dos cadastros dos municípios. “Fico feliz em ter ajudado a presidente Dilma, junto com os demais parlamentares do Estado, a incrementar esse programa, já que fazemos parte da base aliada do governo no Congresso. Esses equipamentos serão muito úteis, não apenas na conservação de estradas, visando o tráfego de produtos agrícolas, trânsito de veículos como ambulâncias, ônibus escolares e outros”, salienta o parlamentar.

Serão beneficiados com retroescavadeiras os municípios sul-mato-grossenses de Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Laguna Carapã, Miranda, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria e Sonora.

Em julho 36 municípios de Mato Grosso do Sul serão contemplados com motoniveladoras. São eles: Água Clara, Amambai, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira,Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Eldorado, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Terenos.

Outros municípios

No ano passado, o deputado Geraldo Resende participou da entrega de retroescavadeiras para 40 municípios de Mato Grosso do Sul, com investimentos de R$ 6,5 milhões. Na oportunidade, o parlamentar relatou os procedimentos: “Entramos em contato com todos os pequenos municípios que se encaixavam no perfil do programa para que apresentassem as propostas. Conversamos com pequenos e grandes produtores de grãos e carne, levamos até o MDA a lista de projetos e defendemos a importância de Mato Grosso do Sul no cenário nacional na produção rural. Estamos colhendo os frutos desta luta agora”, explicou.

Os municípios foram selecionados por se enquadrarem em três critérios básicos do programa: apresentam até 50 mil habitantes, pertencerem ao ‘Território da Cidadania’ e terem o PIB (Produto Interno Bruto) Rural maior que o PIB de serviços e industrial.

Universalização

Desde 2011, já foram entregues, em todo o país, 1.379 retroescavadeiras. Com a publicação das portarias nº 10 e nº 11, de 5 de fevereiro de 2013 também serão entregues mais 3.394 mil retroescavadeiras. Para os municípios que ainda não foram contemplados, será feita uma nova licitação para a compra de pelo menos mais duas mil novas motoniveladoras. Não é necessário que os municípios que se cadastraram entre os dias 15 de junho e 31 de outubro de 2012 se inscrevam novamente, como explica o coordenador do PAC 2 no MDA, Luiz Cláudio Campos.

“A inscrição é válida e eles já têm garantido o recebimento de uma motoniveladora, cada. O MDA disponibilizou no seu site a relação de todos os municípios, que poderão checar o status da sua inscrição”, explicou. Luiz afirma que cerca de 250 municípios ainda não se inscreveram para receber retroescavadeiras ou motoniveladoras. Para esses, a orientação é entrar no Sistema do PAC (SISPAC), até o dia 5 de abril e preencher os dados corretamente. Em caso de dúvidas, está disponível na página do MDA um manual passo a passo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Bolsonaro dá passeio em Brasília após Mandetta enfatizar isolamento
ACIDENTE
Motociclista morre ao colidir em touro em cidade do interior
ESTAVA NA PED
Mato-grossense é preso com por tráfico de drogas em Dourados
NOTA PREMIADA
Lista de ganhadores já está disponível para consulta
DOURADOS
Homem entra em veículo e anuncia assalto com arma de brinquedo; vídeo
COVID-19
Casos de coronavírus no Brasil em 29 de março
COXIM
Jovem de 17 anos esfaqueia tio por causa de buzina de carro
PANDEMIA
Ex-técnico René Simões testa positivo para o novo coronavírus
TRÊS MESES
Governo prorroga receitas de medicamentos da Casa de Saúde
74 ANOS
Bahia registra primeira morte de paciente com coronavírus

Mais Lidas

COVID-19
Saúde confirma coronavírus para mulher internada em Dourados e casos chegam a 28 em MS
COVID-19
Dourados confirma primeiro caso do novo coronavírus
COVID-19
Mulher de 52 anos é o 2º caso de coronavírus em Dourados, total no Estado é de 31
DOURADOS
Sindicato emite nota e diz que empregados foram obrigados a participar de ato