Menu
Busca terça, 01 de dezembro de 2020
(67) 99659-5905
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Mídia Ciência relata a história da extração de diamantes em Rochedo

24 outubro 2020 - 16h00Por Naiane Mesquita/Portal MS

O município de Rochedo, em Mato Grosso do Sul, faz parte da trajetória da extração de diamantes do Brasil. Para contar a história de como a cidade entrou na rota das pedras preciosas, o projeto Mídia Ciência de Jornalismo Científico preparou uma série de vídeos com informações importantes e curiosas sobre a criação da cidade, que chegou a receber 5 mil pessoas nas margens do Rio Aquidauana em busca do minério.

Distante a apenas 82 km de Campo Grande, capital do Estado, Rochedo foi durante a década de 30, um expoente da extração de diamantes na região Centro-Oeste. O nome, inclusive, é em homenagem as rochas localizadas na margem esquerda do Rio Aquidauana, onde os primeiros acampamentos de migrantes vindos do Nordeste se fixaram para iniciar o trabalho.

De acordo com o levantamento de dados do projeto Mídia Ciência, a extração de diamantes na cidade permaneceu durante quase duas décadas, sendo que o primeiro diamante descoberto foi uma pedra de 16 quilates, encontrado pelas mãos do garimpeiro baiano José Antônio.  

Sem nenhuma estrutura para receber os garimpeiros, a região precisou se reordenar para atender o grande fluxo de pessoas e o movimento financeiro. Surgiram pensões, pontes, mercearias e as primeiras famílias de imigrantes japoneses, árabes e portugueses. Um fato curioso é que a família Ishikawa era a única que possuía um motor de luz e o único rádio da cidade, motivo que levou o local a ser ponto de encontro para que os trabalhadores pudessem ouvir as informações que chegavam do outro lado do Oceano Atlântico, sobre a Segunda Guerra Mundial.

Valorização das ciências humanas

Para o coordenador do Mídia Ciência, André Mazini, os vídeos produzidos pelo projeto celebrando o aniversário de Mato Grosso do Sul evidenciam a importância do trabalho desenvolvido por pesquisadores das ciências humanas na reconstrução histórica do Estado. “Nessa série abordamos alguns acontecimentos e personagens muito interessantes, mas ainda não muito conhecidos em todo o Estado, como os poderosos tchecos que instalaram duas cidades em Mato Grosso do Sul, a história da ex-escrava que construiu uma comunidade livre em Campo Grande e agora a caça aos diamantes na região de Rochedo”, explica.

Os vídeos com mais informações sobre a história de Rochedo e da extração de diamantes no Estado serão publicados no perfil do @midiaciencia no Instagram e no Facebook. A trajetória dos tchecos e da Tia Eva também estão disponíveis no endereço eletrônico, onde é possível acompanhar o conteúdo e conhecer mais sobre a ciência e os pesquisadores que contribuem para a construção em Mato Grosso do Sul.

O projeto Mídia Ciência de Jornalismo Científico é uma realização da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Repartições públicas municipais terão ponto facultativo na segunda
DOURADOS
Repartições públicas municipais terão ponto facultativo na segunda
NOVA ALVORADA DO SUL
Bebê de 1 mês é levada a hospital em estado grave e suspeita é de maus tratos pelo pai
JUSTIÇA FEDERAL
Minotauro e esposa tornam-se réus em mais uma ação por corrupção ativa
PGM entrega relatório com mais de 600 páginas a comissão
TRANSIÇÃO DE MANDATO
PGM entrega relatório com mais de 600 páginas a comissão
Homenagens para honrar o luto de seu pet
INFORME PUBLICITÁRIO
Homenagens para honrar o luto de seu pet
OPORTUNIDADE
IFMS oferece auxílio para trabalhos desenvolvidos por estudantes da pós-graduação
ECONOMIA
CNA prevê aumento da produção do agronegócio no próximo ano
INOCÊNCIA
Homem acaba preso após ameaçar grávida e chutar portão de residência  
PANDEMIA 
Ministério da Saúde concluirá plano de vacinação após registro de imunizantes
MATO GROSSO DO SUL
Reinaldo pede inclusão de rodovia Sul-fronteira no Orçamento da União

Mais Lidas

PODER PÚBLICO
Gaeco volta às ruas de Dourados com nova operação
POLICIAL
Criminoso imita abordagem de polícia para cometer roubo em Dourados
BR-376
Acidente entre Dourados e Fátima do Sul deixa um morto e dois feridos
PANDEMIA
Covid volta a matar e Dourados acumula 120 vítimas da doença