quarta, 20 de maio de 2026
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CIDADES

Médica denuncia transfobia e expulsão em unidade de saúde

13 abril 2026 - 21h05Por Da Redação

Uma médica denunciou ter sido vítima de transfobia e expulsa do plantão enquanto atendia um paciente em estado grave na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do bairro Coronel Antonino, em Campo Grande, neste domingo, dia 12 de abril. O caso foi registrado como possível crime de discriminação por identidade de gênero.

De acordo com o boletim de ocorrência, a profissional assumiu o plantão no início da tarde em meio à superlotação e ao fluxo intenso de pacientes graves. Durante o atendimento, relatou dificuldades com a falta de equipamentos adequados, incluindo a falha do único dispositivo de ventilação disponível no momento da intubação de um paciente.

Segundo o registro, o equipamento se desmontou durante o procedimento, obrigando a equipe a improvisar com um ambu pediátrico para manter a oxigenação. Em seguida, houve nova intercorrência com o tubo utilizado, o que exigiu outra intervenção imediata.

Diante da situação, a médica acionou a diretoria técnica para avaliar as condições de trabalho e a falta de materiais. No entanto, o que seria um suporte técnico terminou em conflito.

Segundo o site Campo Grande News, a profissional afirma que a superior hierárquica passou a se referir a ela no masculino, mesmo após correções sobre o uso de pronomes femininos. A conduta, segundo o relato, foi repetida durante o atendimento, inclusive em meio a um procedimento em um paciente grave.

Ainda conforme o boletim, a médica foi informada verbalmente de que estava expulsa do plantão e proibida de continuar na unidade. A decisão não foi formalizada por escrito, apesar de solicitação da profissional, que alegou não poder deixar o posto sem respaldo legal.

Após o episódio, ela permaneceu até o fim do plantão e, em seguida, registrou a ocorrência. No documento, pede providências por discriminação de gênero e aponta possível abuso de autoridade.

A polícia classificou inicialmente o caso como prática de discriminação por identidade de gênero, com base na legislação vigente. A investigação deve apurar também as circunstâncias do conflito e as condições estruturais da unidade, citadas no relato como fator de risco durante o atendimento.

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) respondeu que apura "relato de possível conduta discriminatória". Sobre o atendimento, a pasta informou que "há um aumento na demanda por atendimentos nas unidades de urgência e emergência, em razão da sazonalidade de doenças respiratórias. As medidas adotadas seguem diretrizes do Ministério da Saúde, com monitoramento contínuo, adequação de fluxos e apoio de equipe médica móvel".

Deixe seu Comentário

Leia Também

Moradora de Dourados perde R$ 1,4 mil após comprar geladeira e máquina de lavar em falso anúncio
PARQUE ALVORADA

Moradora de Dourados perde R$ 1,4 mil após comprar geladeira e máquina de lavar em falso anúncio

Dupla é presa com cocaína escondida em veículo na BR-262
FISCALIZAÇÃO

Dupla é presa com cocaína escondida em veículo na BR-262

Parceria entre Governo e Showtec fortalece agro de MS como referência
MARACAJU

Parceria entre Governo e Showtec fortalece agro de MS como referência

Após exames, COE confirma criança como 12ª vítima da Chikungunya em Dourados
AEDES AEGYPTI

Após exames, COE confirma criança como 12ª vítima da Chikungunya em Dourados

Operação apreende drogas em ônibus e prende quatro envolvidos
POLÍCIA

Operação apreende drogas em ônibus e prende quatro envolvidos

ESPORTE

Marta volta à seleção feminina para 2 amistosos contra EUA no Brasil

DOURADOS

Cocaína apreendida com taxista na BR-463 pesou 38,5 quilos

POLÍTICA

Comissão aprova criação do Auxílio Recomeço, para vítimas de violência doméstica

INFORME PUBLICITÁRIO

Novo Campo: 10 anos de história no coração do agro em MS

SAÚDE

Ypê orienta consumidores a não usar nem descartar produtos de lote 1

Mais Lidas

OPORTUNIDADE

MS tem concursos abertos com inscrições encerrando em maio; confira prazos

PEDRO JUAN CABALLERO

Brasileiro é executado com tiros de fuzil na região de fronteira

CLIMA

Dourados segue em alerta após domingo de chuvas intensas

DOURADOS

Prefeitura entrega uniformes para equipe do Samu após oito anos sem reposição