As incrições para o processo seletivo para as Instituições de Ensino Superior (IES) que queriam participar da Operação “LOBO GUARÁ”, do Projeto Rondon, estão abertas. O Edital foi publicado pelo Ministério da Defesa (MD), por meio da Coordenação-Geral do Projeto Rondon.
Para a participação da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) na Operação “LOBO GUARÁ”, a Prowec (Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários) convida os professores efetivos que tiverem espírito aventureiro, experiência em extensão universitária e boa capacidade de relacionamento, para a inscrição de propostas para o Projeto Rondon.
Cada IES poderá enviar uma proposta por Conjunto (A ou B). Os professores interessados em participar deverão enviar a proposta para a PROEC no e-mail divisaoextensao@gmail.com até o dia 12 de dezembro de 2019.
Para os Conjuntos "A" e "B", cada equipe será composta por brasileiros (natos ou naturalizados), com dez rondonistas, sendo dois professores e oito alunos de cursos de graduação.
Operação “LOBO GUARÁ”
A Operação “LOBO GUARÁ” será desenvolvida dos dias 10 a 25 de julho de 2020, em 11 municípios do Estado de Goiás - Águas Lindas de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Buritinópolis, Cabeceiras, Cavalcante, Flores de Goiás, Nova Roma, São João d' Aliança, Teresina de Goiás, Valparaíso de Goiás - e um município do Estado de Minas Gerais - Cabeceira Grande.
Informações para a inscrição de propostas
De acordo com o Edital, as ações devem ter caráter de extensão e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades, para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias. As ações propostas deverão ser direcionadas a um público-alvo que seja capaz de reproduzi-las e multiplicá-las no seio da comunidade, tornando-as permanentes. Poderão ser realizadas oficinas complementares visando viabilizar, apoiar ou dar suporte às ações de capacitação.
O Conjunto A deve contemplar as áreas temáticas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. O Conjunto B deve contemplar as áreas temáticas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
Os alunos serão selecionados após a aprovação do projeto pelo Ministério da Defesa.
Caberá à Comissão Organizadora do Projeto Rondon na UEMS a análise e julgamento das propostas recebidas, encaminhando a proposta selecionada para o Ministério da Defesa.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: divisaoextensao@gmail.com ou pelos telefones 67-3902-2630 ou 3902-2562.
Confira outras informações no site https://projetorondon.defesa.gov .br/portal/