Menu
Busca terça, 04 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
UFMS

Inédita, Colação de Grau Unificada será realizada de 17 a 20 de dezembro

17 dezembro 2019 - 19h50Por Da Redação

De forma inédita, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), realiza a cerimônia oficial de Colação de Grau Unificada para todos os cursos de graduação da Cidade Universitária, em Campo Grande. No total serão 1.200 formandos distribuídos em quatro noites, de 17 a 20 dezembro, às 20 horas, com uma expectativa de público presente de mais de duas mil pessoas por noite.

A proposta será estendida para todos os câmpus no próximo ano. “Um sonho que se realiza em 40 anos de federalização”, enfatiza o reitor Marcelo Turine.

O espaço para a cerimônia foi preparado especialmente para receber os formandos, suas famílias e amigos, no Complexo Esportivo, proporcionando um momento de celebração e confraternização. “Pela primeira vez vamos fazer a colação no mesmo ano da conclusão, oferecendo toda a estrutura necessária para que todos os estudantes possam comemorar esse momento especial”, disse o reitor.

O espaço contará com palco, iluminação, segurança, praça de alimentação, decoração, sonorização, além de todo o cerimonial. Para realizar a Colação de Grau Unificada, os formandos foram distribuídos por noite, numa média de 300 estudantes em cada cerimônia:

Nesta terça, dia 17 de dezembro, Faculdades de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia; Artes, Letras e Comunicação e Medicina.

Na quarta, 18, Escola de Administração e Negócios, Faculdade de Ciências Humanas e Instituto de Matemática.

Na quinta, 19, Faculdades de Educação, Direito e Computação.

Na sexta, 20, Faculdades de Medicina Veterinária e Zootecnia; Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição; e Odontologia; e dos Institutos de Biociências, Química, Integrado de Saúde e Física.

A UFMS conseguiu autorização no Ministério Público para proceder a colação de grau de cerca de 800 estudantes dos cursos que foram avaliados pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) este ano. Com a decisão, os formandos poderão participar da cerimônia, mas a emissão do diploma ocorrerá somente em março, após a divulgação dos resultados do Exame.

O responsável pela Divisão de Cerimonial, André Luis Wilken Rosário, recomenda a todos os formandos que participem dos ensaios que ocorrerão sempre às 8 horas, no dia da colação. “Orientamos a todos a estarem no local da formatura às 18h, para que possamos organizar os ritos e evitar atrasos”, disse. Ele ressalta que becas, canudos e toda a estrutura serão oferecidos gratuitamente pela UFMS.

Há algumas diferenças em relação ao rito que acontece de forma isolada, por curso. “Não teremos a presença dos paraninfos na mesa de autoridades, mas todos serão nomeados. Foi solicitado aos formandos que fizessem as devidas homenagens específicas nas outras comemorações”, explica André.

Para a entrada ao local do evento, estarão abertos os portões 1 e 3. Poderão ser utilizados os estacionamentos do Teatro Glauce Rocha, Complexo Multiuso 1 e 2 e Corredor Central, além das vias da Avenida da Ciência UFMS, exceto no trecho entre a Casa da Ciência e a rotatória do Moreninho, que estará disponível apenas para embarque e desembarque.

Deixe seu Comentário

Leia Também

INTERNACIONAL
Capital do Líbano é atingida por explosão registrada por populares
TRÁFICO DE DROGAS
Homem é flagrado trasportando 368 tabletes de maconha em pneus
DOURADOS
Vítima é atingida por golpes de facão na Reserva Indígena de Dourados
TRAGÉDIA
Uma pessoa morre em acidente grave na rodovia BR-463
ESTADO
Seguradora será ressarcida por prejuízos elétricos em residência segurada
TRÁFICO DE DROGAS
Com apoio de cão de faro, polícia apreende 116 kg de maconha na BR-163
PANDEMIA
Mato Grosso do Sul é o 3º Estado que mais testa para a Covid-19 no Brasil
PANDEMIA
Drive-thru e testes rápidos diagnosticaram maioria dos casos de Covid-19 em Dourados
DOURADOS
Decreto é publicado e veda volta às aulas presenciais na rede privada
BRASIL
MEC autoriza aulas a distância em escolas técnicas federais de ensino

Mais Lidas

TRÁFICO DE DROGAS
Força Aérea persegue pilotos que sobrevoavam MS com mais de 1 t de cocaína
DOURADOS
Quatro pessoas são presas acusadas de fazerem parte de facção criminosa
CORONAVÍRUS
Dourados confirma o 57º óbito e chega a 4.357 casos registrados desde o início da pandemia
DOURADOS
Condutor de veículo que atropelou ciclista e fugiu sem prestar socorro é identificado