Um homem de 46 anos deu entrada na tarde deste sábado, dia 28 de dezembro, no Centro Regional de Saúde do beirro Tiradentes, em Campo Grande, com suspeita de sarampo. Segundo a Sesau (Secretária Municipal de Saúde), o paciente está com exantemas pelo corpo, coceira e febre e por isso foi isolado.
A família do paciente informou aos médicos que os sintomas começaram a cerca de nove dias e por três vezes ele procurou unidades de saúde da rede privada, mas o caso foi tratado como alergia. No Centro Regional de Saúde, o homem foi medicado e isolado, onde segue em observação.
“Foi feita a coleta de sangue do paciente para a realização do exame de sorologia, que deve ficar pronto em até 14 dias. O estado de saúde do paciente é estável e ele segue em observação”, afirmou a Sesau em nota.
Doença de volta
No último boletim epidemiológico divulgado pela secretária, em outubro, Mato Grosso do Sul registrava dois casos confirmados da doença, em Campo Grande e Três Lagoas. Os casos aconteceram depois que registros de sarampo surgiram em outros estados. Os pacientes são um médico que veio de São Paulo ver os parentes e um bebê de 10 meses nunca vacinado.
Os dois casos foram tratados como “importados” pelas autoridades de saúde municipais e estaduais. Segundo as secretarias de saúde, não há circulação do vírus no Estado, pois os pacientes estariam em São Paulo no período de contágio.
O Ministério da Saúde, porém, incluiu Mato Grosso do Sul entre os estados em “surto ativo” da doença. São 16, com mais de 22 mil casos registrados até o último boletim divulgado, na semana passada.
No Estado, até a última atualização, eram 42 casos notificados, 10 ainda em investigação e o restante descartados. Campo Grande não registrava um caso de sarampo desde 2011.
Com informações do site Campo Grande News.