Menu
Busca domingo, 31 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Evento apresenta maravilhas da biotecnologia aos agricultores da região

18 janeiro 2010 - 15h25

Cultivares de soja brasileira produzidos com os mais avançados conhecimentos genéticos. Variedades de milho já da segunda geração de biotecnologia. As recomendações mais atuais da pesquisa sobre agricultura sustentável e manejo de plantas daninhas. O 12º Encontro Tecnológico, evento realizado pela Embrapa Agropecuária Oeste e Sementes Barreirão, nesta sexta-feira, 15, marcou os lançamentos de cultivares genuinamente regionais de soja transgênica e de sementes de milho, cuja proteção contra lagartas ainda é novidade até mesmo nos Estados Unidos.
Mais de trezentos agricultores de Dourados, Fátima do Sul e outras cidades da região puderam conferir as inovações, na área experimental que foi organizada na fazenda das Sementes Barra, em parceria com grandes empresas. “O produtor poderá fazer um balanço das palestras, dos campos demonstrativos; nossa intenção foi mostrar as novas tecnologias, os diversos sistemas de produção, para oferecer os melhores subsídios para o produtor tomar sua decisão na próxima safra”, disse o diretor-técnico da Semen Barra, engenheiro agrônomo Rikitaro Shibata Urano.
A empresa está lançando na região as novas variedades de soja transgênica da Embrapa e da Coodetec, que incorporam a tecnologia Round Up Ready, como as Embrapa BRS 291RR e 290RR; e a Coodetec CD 231RR, CD 235RR, CD 233RR e CD 250RR. A Semen Barra apresenta ainda novas variedades de milho, que praticamente dispensam aplicação de inseticida contra lagartas. Isso é possível devido às tecnologias genéticas Herculex e YeldGArd VT-Pro, considerada biotecnologia de segunda geração.
Exemplos dessas “maravilhas biotecnológicas” puderam ser vistas pelos produtores, no dia de campo. “Se o produtor não acompanhar, não correr atrás, ouvir as palestras, ver esses campos de demonstração, ele fica para trás, porque ele pode ver uma coisa aqui, diferente, que pode mudar o futuro dele”, disse o produtor Ademir Ricci, de Vicentina.
Palestras
O encontro contou com a presença do professor doutor Robinson Osipe, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que é um dos pesquisadores de maior renome do país em plantas invasoras e herbicidas. Osipe falou de sustentabilidade, proteção ambiental e do manejo integrado em sequência, como forma de conter as infestações de ervas daninhas às lavouras, inclusive e principalmente, naquelas que são resistentes a herbicidas não-seletivos, como o glifosato.
Na divulgação de produtos que incorporam as mais recentes inovações científicas, o pesquisador Tiago de Biase, da Monsanto-Agroceres explicou a tecnologia YeldGard VTPro, que deve determinar novas tendências em transgenia vegetal, porque a planta é geneticamente modificada por duas proteínas, e não só uma dos primeiros transgênicos, na palestra Biotecnologia na Cultura do Milho – os desafios presentes e futuros. Os milhos criados com essa técnica nasce protegido contra todas as lagartas da parte aérea, segundo o fabricante.
Na mesma linha, o pesquisador Antonio Cesar Santos, da Dow-Agromen, explicou o funcionamento e os testes de campo com a tecnologia Herculex, que torna a planta resistente à lagarta do cartucho e outras pragas, contra as quais ela também parece eficaz. Elogiando a organização do evento, o chefe geral da Embrapa, Fernando Mendes Lamas, abriu o 12º Encontro Tecnológico falando da importância da aproximação entre produtor e pesquisadores.
As empresas Bayer CropScience, Stoller, Serrana, Monsanto, Agroceres, Dow-Agromen e Coodetec foram os parceiros desta edição.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Incêndio em apartamento com seis crianças começou com brincadeira de isqueiro
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Central de Atendimento à mulher registrou 1,3 milhão de chamadas em 2019
TRÁFICO DE DROGAS
Após tentativa de fuga, motorista é detido com 1,1 toneladas de maconha
DOURADOS
HU emite nota de esclarecimento sobre atendimento de mulher que morreu com Covid-19
CAMPO GRANDE
Funcionários da sede do Detran/MS passarão por testes rápidos do coronavírus
ECONOMIA
Governo atualiza programação orçamentária
ESPORTE
Em novo conceito, corrida de rua inicia nesta segunda-feira em MS
PANDEMIA
Mais dois municípios de MS entram na rota do coronavírus
CAMPO GRANDE
UFMS abre inscrições para curso de Especialização em Segurança Pública
CIÊNCIA
Equipe da Fiocruz MG trabalha em vacina brasileira para covid-19

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos