Menu
Busca segunda, 03 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
ANIVERSÁRIO

Dourados News chega aos 19 anos como ‘carro-chefe’ da informação dos douradenses

23 novembro 2019 - 07h01Por Vinicios Araújo

Na era da hiper-informação, ter um jornal acessível, versátil e de credibilidade garantida é extremamente importante para o consumo de notícias. Completando 19 anos neste sábado (23/11), o Dourados News tem o orgulho de ser o ‘carro-chefe’  da informação entre os douradenses. 

A ‘marca’ é presente na rotina de quem gosta de se manter por dentro de tudo o que acontece na maior cidade do interior do Estado. Líder de audiência online em Dourados, o jornalismo do Dourados News atinge pessoas de todas as classes e idades. 

E é essa abrangência que tornou este veículo uma das mais seguras fontes de informação de Mato Grosso do Sul. Ao longo dos anos, as ondas de rádio e TV, os papéis do jornal, não foram capazes de impedir que os sites alcançassem o gosto da população. Nas ruas, o consumo da notícia via internet é predominante. 

O douradense Ilmar José Zandona, 58, morador no Jardim Água Boa, trabalha na Praça Antônio João como ambulante. Em cima da motoneta vermelha, ele expõe chinelos confortáveis e a simpatia com os clientes é o que consagra as vendas do dia. 

Sentado na cadeira de plástico, protegido do sol pela sombra que divide com outros ambulantes, Ilmar não desgruda do telefone. O dedo desliza a tela para cima e para baixo buscando informação em tempo real. Ele se diz um verdadeiro fã das lives que o repórter Osvaldo Duarte realiza na fanpage oficial durante coberturas policiais. 

“Eu leio muitas notícias no celular, respondo comentários, e o que eu não gosto ‘jogo fora’. Gosto muito de assistir o Osvaldinho, principalmente nos acidentes que ele mostra. Acho que isso mostra a importância das pessoas valorizarem a prevenção no trânsito. A informação assim é muito útil. As pessoas ficam bem mais informadas com o celular e o legal é que a notícia chega na hora que o fato acontece”, conta. 

Ele relembra que aos 20 anos a forma de consumir notícia era pelo rádio. Logo cedo Ilmar pegava o aparelho à pilha, vestia o traje de serviço e partia para a lavoura de onde tirava a contribuição para o sustento da família. 

“Eu deixava lá longe com volume alto, na hora que chegava a notícia eu corria e escutava. Conforme a notícia eu trabalhava. Eu gosto muito de me manter informado. Uma pessoa sem informação não tem nada e agora eu só vejo notícias pelo celular mesmo”, conta.

Com olhos atentos na pequena tela, Ilmar às vezes até arruma ‘problema’ com a mulher. “Ela me diz: ‘sai desse celular homem, só fica nisso o dia todo’, e eu falo pra ela: ‘mulher, eu preciso me informar. To lendo o que me interessa’. É isso que me importa”, brincou. 

Atualmente a televisão deixou de ser a primeira tela no consumo de conteúdo. O telefone celular é prioridade para o brasileiro, inclusive, em um ano, 83,45% de usuários que acessaram o Dourados News utilizaram o aparelho celular. Outros 15,89% navegaram pelo computador e 0,66% pelo tablet. 

A professora de Língua Portuguesa Julyana Moreira da Silva, moradora no Jardim Novo Horizonte, garante que a rotina dela é marcada pelo acesso contínuo a sites de notícia. Logo pela manhã ela gosta de sair de casa só depois de ficar por dentro dos principais assuntos e ao longo do dia vai se informando com apoio das redes sociais. 

O Dourados News faz parte desse cotidiano, conta Julyana. “Eu acredito que a forma como a gente consome notícia hoje [pela internet] é muito melhor. Antes, quando mais jovem, minha família tinha o costume de ler o impresso, hoje a gente sabe que é bem mais distante essa realidade. Leio o Dourados News e busco sair de casa só depois de saber das principais notícias para começar meu dia”, comentou. 

No entanto Julyana também ressaltou uma preocupação com a notícia online.

A aflição dela é a mesma que o Dourados News, que combate com todos os esforços as notícias falsas ou aquelas reais, mas disseminadas em períodos ou contextos diferentes, com a finalidade de induzir o leitor ao erro. 

“As pessoas muitas vezes não se preocupam com o conteúdo geral da notícia, ficam presas apenas ao título. Sem contar aquelas que compartilham a notícia falsa ou que foram publicadas em outros contextos com a finalidade de induzir as pessoas ao erro. Quando eu vejo uma notícia procuro sempre valorizar o site que estou acessando, quem é o jornalista que escreveu, a data da publicação. Tudo isso é importante para não ser enganado”, afirmou. 

Algumas dessas dicas para identificar uma notícia falsa foram orientadas pelo Dourados News no ano passado, em material especial sobre o combate às fake news. No e-book apresentamos diversos riscos das notícias falsas para o dia a dia das pessoas e também orientamos como não cair nesses conteúdos inverídicos. Se quiser acessar é só clicar aqui

Hoje o principal site jornalístico do interior registra, em média, 3 milhões de acessos por mês. Esse resultado é fruto de um trabalho árduo e comprometido em oferecer à sociedade informações de relevância local. 

As amigas Daniele Zaghi dos Santos, 28, Alessandra de Oliveira, 41, e Jane Gabiatti, 39, contaram à reportagem que acessar o Dourados News é inevitável. “No Facebook a gente vê notícia o tempo todo, acaba entrando o dia inteiro no Dourados News para ver o que está acontecendo”, relata Daniele. 

Ela se diz “viciada” em notícias policiais, acompanha o repórter Osvaldo Duarte em todas as lives na rede social e garante: “isso me faz ficar esperta com a bandidagem”. Daniele avalia a notícia do Dourados News com bastante carinho e diz que a credibilidade do site é o que faz com que tantas pessoas, como ela, utilizem o veículo como fonte de informação. 

Antenada nas movimentações políticas, Alessandra disse à reportagem que gosta mesmo é de ver a vida dos agentes públicos sendo esclarecida e evidenciada no Dourados News. Ela ainda aproveita para acompanhar a fiscalização com os gastos públicos e não dispensa a interação nas redes sociais. 

“A gente precisa mesmo saber o que esse povo anda fazendo. Depois da Lava Jato [mais operação contra corrupção já deflagrada no Brasil], o brasileiro ficou esperto com essas movimentações. Eu acompanho tudo e uso isso pra definir meu voto. Tem gente que não sabe nem em quem votou pra deputado, isso é um absurdo”, relatou.

Jane, envolvida com a personalização do novo negócio, disse que a editoria mais acessada por ela é o caderno Comer Bem. Ela gosta de ver as receitas e experimentar com a família. 

ANIVERSÁRIO

A palavra que define o 19° aniversário do Dourados News é responsabilidade. Com o alcance da maioridade, a empresa jornalística reconhece seu papel no desenvolvimento do 2° município mais importante do Estado. 

Transmitir notícias vai além de juntar palavras: é informar acontecimento em tempo real, é falar do que afeta a vida das pessoas, é denunciar o uso indevido do dinheiro público, é levar a sociedade a uma reflexão necessária a respeito dos rumos a que caminham as cidades. 

E nessa missão o Dourados News tem sido um aliado da população. Para a diretora administrativa do jornal, Andréia Rodrigues Medeiros, ver o site alcançando tamanha importância na rotina dos douradenses é a realização de um sonho, que começou lá atrás no coração do visionário Primo Fioravanti (in memorian).

“Me lembro de quando o jornal começou seus primeiros trabalhos. Ninguém acreditava. A matéria publicada era impressa no papel e levada para o semáforo como forma de divulgar a nova forma de consumir a notícia. O Primo [fundador] sempre foi um homem a frente da sua época, hoje ele teria um orgulho imenso do que nos tornamos. Era exatamente isso que ele visualizava. Quando assumi a direção da empresa, assumi junto o sonho de fazer com que a notícia chegasse até as pessoas de forma acessível, bem apurada, e repercutida de várias formas”, conta.

Ecologista, Primo Fioravanti teve uma iniciativa importante na sustentabilidade do jornalismo, que hoje avança a passos largos com a era digital. 

Sem contar o potencial publicitário que um site com 3 milhões de acessos oferece. Quem anuncia no Dourados News não se arrepende, porque sabe que a taxa de conversão é altíssima. O leitor confia na notícia que lê e na publicidade que encontra. 

“A nossa credibilidade garante um status diferenciado para as marcas. A confiança do nosso leitor no trabalho que oferecemos transmite valor para o anúncio e isso gera resultados importantes para quem está anunciando. Em tempos onde as empresas buscam otimizar seus custos de todas as formas, anunciar de forma ineficiente é inaceitável. É nesse contexto que o Dourados News prova o seu valor”, afirma Andréia, que além de exercer a função de direção no Dourados News, atua como publicitária no mercado sul-mato-grossense há mais de duas décadas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA
MS tem 21 mortes atribuídas ao novo coronavírus em dois dias de agosto
BRASIL
Lotofácil tem seis sorteios semanais a partir de hoje
ESTADO
PGE ganha ação com consenso de desembargadores do TJMS
BRASIL
Diário Oficial traz calendário de auxílio emergencial para novos beneficiários
DOURADOS
MPE arquiva queixa de juiz sobre falta de monitores no estacionamento rotativo
BRASIL
Resultado do Fies sairá nesta terça-feira
NEGÓCIOS & CIA
Visual informática: Memória em dois canais aumenta o desempenho do computador?
PANDEMIA
MS ultrapassa 400 óbitos por coronavírus e soma mais de 26 mil infectados
SAÚDE & BEM - ESTAR
Conheça o nosso aplicativo Uniodonto Beneficiário
INFORME PUBLICITÁRIO
As melhores opções para quem tem score baixo!

Mais Lidas

ACIDENTE
Motociclista perde controle da moto e invade estabelecimento na Marcelino Pires
ACIDENTE
Jovem é atropelado em Dourados e motorista foge do local sem prestar socorro
TRÁFICO DE DROGAS
Força Aérea persegue pilotos que sobrevoavam MS com mais de 1 t de cocaína
DOURADOS
Quatro pessoas são presas acusadas de fazerem parte de facção criminosa