Menu
Busca quinta, 05 de agosto de 2021
(67) 99257-3397

Coxim discute desenvolvimento da região norte

23 julho 2007 - 15h21

Coxim, cidade pólo do norte, discutiu nesta segunda-feira, dia 23, o desenvolvimento da região, durante oficina municipal promovida pelo Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a Prefeitura, através da Diretoria de Turismo e Meio Ambiente, e Cointa (Consórcio Intermunicipal da Bacia do Alto Taquari).

Durante o evento, na Câmara de Coxim, foram discutidos cinco eixos: Melhoria do Sistema de Gestão Pública, Gestão Ambiental e Recuperação do Meio Ambiente, Melhoria da Educação e Fortalecimento do Sistema P&D, Ampliação da Infra-estrutura Social, Urbana, Econômica e Logística, além da Diversificação e Adensamento das Cadeias Produtivas.

O prefeito de Coxim, Moacir Kohl (PDT) disse que está na hora dos projetos elaborados para alavancar a região norte saírem do papel. “Ao longo dos anos elaboramos diversos projetos que foram engavetados. Precisamos ter o apoio do Governo do Estado e isso demanda uma força política muito grande”, alertou Kohl.

Para ele os prefeitos da região devem unir forças e reivindicar medidas que proporcionem o desenvolvimento da região junto ao Estado. Kohl lembrou que o deputado estadual Junior Mochi (PMDB) prometeu, durante a campanha, a instalação de uma Agência da Região Norte e isso deve acontecer. “Já se passaram quase sete meses e, pelo que sei, ainda não existe nada de concreto nesse sentido”, destacou o prefeito.

Para a coordenadora do Escritório Regional do Sebrae no município de Coxim, Flávia Rosa dos Santos Silva existe consciência que muito já se pesquisou a respeito e pouco mudou, gerando descrédito e desconfiança ao se mobilizar, novamente, todas as esferas para planejar.

Mas, a finalidade deste plano, conforme Flávia, é o desdobramento em nível tático, operacional, das estratégias ora traçadas, visando com pragmatismo, definir responsabilidades entre os atores locais e fornecer insumo para o alinhamento das políticas públicas, do investimento privado e dos esforços institucionais em torno de um objetivo comum: acelerar o desenvolvimento da região norte.

“Foram considerados 12 estudos previamente realizados, entre eles levantamentos e diagnósticos da região realizados no período entre 1984 e 2004, para identificação de oportunidades e ameaças, potencialidades, cenários e fatores importantes para o desenvolvimento da região”, explicou a coordenadora.

A região norte, de acordo com o Sebrae/MS, para efeito deste plano compreende os municípios de Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de MT, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Todos os municípios estão recebendo as oficinas municipais. Em seguida, o resultado será encaminhado às secretarias do Estado para que seja colocado em prática.

Vale ressaltar que o desenvolvimento deste trabalho está pautado nas estratégias do Plano de Desenvolvimento do Centro Oeste 2007-2020 do Ministério da Integração Nacional. Foram considerados os diversos trabalhos realizados na região, especialmente o Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável da Região Norte, coordenado pelo Coredes/Norte (Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Norte).

A elaboração contou com a participação de várias entidades da região, sendo inicialmente proposto pela AEAN (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região Norte do Estado de Mato Grosso do Sul), Cointa, UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), CREA/MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul); Sebrae/MS, Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural); Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul), Sindicatos Rurais Patronais; Prefeituras Municipais e Secretarias Estaduais de Governo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Considerado extremamente violento, traficante é preso com arma
ECONOMIA
Bolsonaro anuncia que novo Bolsa Família se chamará "Auxílio Brasil"
Policial tem prisão preventiva decretada após destruir carro da namorada
REGIÃO
Prorrogadas inscrições de peritos para atuarem no Poder Judiciário de MS
Idoso é preso no Paraguai com arma de fogo e faca tipo adaga
NOVA INVESTIGAÇÃO
TCU decide abrir processo para apurar conduta de Pazuello na pandemia
Ambiental captura 1.337 animais silvestres no primeiro semestre de 2021
GERAL
Governo amplia número de vagas do último concurso da Agepen
Passageira dorme em ônibus e só descobre furto das malas na rodoviária
SELIC
Copom eleva juros básicos da economia para 5,25% ao ano

Mais Lidas

DOURADOS
Assessora vai à polícia e diz que foi ameaçada de morte por vereadora
DOURADOS
Flagrado com pistola, jovem é preso no Parque do Lago II
AMEAÇA
Mulher não aceita relacionamento do ex e ameaça a atual companheira dele de morte
DOURADOS
Casal é preso após transformar casa de homem que morreu por overdose em 'boca de fumo'