Menu
Busca sexta, 17 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
GERAL

Corumbá confirma morte de menina de 6 anos por "síndrome pós-covid"

13 setembro 2021 - 21h35Por Da Redação

A morte da menina de seis anos, vítima de complicações de covid-19 no último sábado, dia 11 de setembro, no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, foi contabilizada hoje pelos registros oficiais da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e confirmada pela Prefeitura de Corumbá, onde a criança morava, como SIM-P (Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica), decorrente do novo coronavírus.

Tanto o município quanto a escola onde a criança estufava prestaram homenagem e condolências. O prefeito da cidade, Marcelo Iunes (PSDB) afirmou que “me solidarizo aos pais, familiares e amigos” e sustentou: “faço um apelo a toda população corumbaense: ainda não está autorizada pelo Ministério da Saúde a vacinação de crianças menores de 12 anos, mas há muita gente que já deveria ter ido se imunizar e ainda não foi”, lamentou.

Segundo a Secretaria de Saúde de Corumbá, a pequena foi atendida no dia 26 de agosto no Pronto Socorro Municipal, com vômito, febre, dor de garganta e convulsão. No momento foi feito o teste rápido com resultando negativo para covid-19 e foi internada na Santa Casa de Corumbá.

No mesmo dia, foi coletado material e encaminhado para o Lacen (Laboratório Central) e houve resultado RT-PCR positivo para a doença. “A criança teve a doença, mas não estava com ela ativa no momento”, informou a secretaria. Ela acabou sendo transferida para o Hospital Regional em Campo Grande no dia 29 de agosto, mas não resistiu às complicações e foi a óbito em 11 de setembro.

A síndrome está associada ao coronavírus, com manifestações tardias após a infecção, que costumam aparecer de três a quatro semanas após o contato com vírus, podendo ou não a criança ter apresentado sintomas respiratórios de covid-19.

Na Escola Municipal Izabel Correa de Oliveira, onde a criança estudava, não houve aula esta tarde por luto. Nas redes sociais, a gestão escolar afirmou que “um pedacinho do coração de cada um de nós da Família ICO se foi com a partida da nossa pequena”.

“Menina de olhar doce, jeitinho meigo, obediente e muito educada, certamente cumpriu sua missão aqui na terra e foi impressionar os anjos com toda sua pureza e sensibilidade de uma criança”, dizia a mensagem.

A prefeitura informou também, através da Secretaria Municipal de Educação, que a aluna não apresentava nenhum sintoma de covid-19 até o último dia que frequentou presencialmente as aulas e que continuará seguindo os protocolos de biossegurança elaborados para conter os riscos de contágio da doença.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Jovem de 19 anos morre em acidente com motocicleta
CAPITAL
Jovem de 19 anos morre em acidente com motocicleta
TELEFONIA
Governo edita decretos para tentar destravar licitação do 5G
Casal é preso por golpe ao vender carro alugado e alegar "furto"
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
OPORTUNIDADE
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
CAMPINAS
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
DOURADOS
Faculdade Intercultural Indígena publica moção contra o marco temporal
FOGO AMIGO
Militar baleado ao defender mulher na rua recebe alta de hospital
ESPORTE
Dourados enfrenta Miranda na semifinal da Copa Morena neste sábado
PARAGUAI
Com mandado de prisão em abertos, brasileiro é expulso do Paraguai
EDUCAÇÃO
UEMS regulamenta retomada gradual das atividades presenciais

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncias, casal é preso por tráfico no Jardim Guaicurus
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
DOURADOS
'Trevo do DOF' terá viaduto de 40m e ficará pronto em oito meses
DOURADOS
Homem morre no hospital depois de ser atropelado na área central