Menu
Busca segunda, 06 de julho de 2020
(67) 99659-5905

Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em MS tem nova diretoria

12 janeiro 2013 - 16h33

#####Assessoria




O Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em MS (Conseleite) definiu hoje (11/01) a nova diretoria biênio 2013/2014. Para a presidência, foi escolhido o representante da bancada industrial, empresário, Pedro Gerbas. Para a vice-presidência, o representante dos produtores rurais, diretor do Departamento de Leite do Sindicato Rural de Campo Grande, Wilson Igi. O Conseleite tem como objetivo auxiliar na organização da cadeia produtiva e na valorização do produto.

O novo presidente da entidade, Pedro Gerbas, afirma que a administração seguirá no mesmo caminho da antiga: “Essa é uma mera formalidade, o que queremos é continuar trabalhando em prol do produtor de leite”, comenta. Segundo o ex-presidente do Conseleite, Dário Alves, a última gestão teve foco no fortalecimento de toda a cadeia leiteira do estado “O objetivo sempre foi fortalecer o setor e atender melhor ao consumidor, com produtos de qualidade e feitos com segurança”, afirma. Entre as ações da gestão passada está a produção de um abaixo assinado com 20 mil assinaturas de produtores de leite do Brasil, com reivindicações para melhorias do setor, que foi apresentado na 1ª Conferência Nacional do Leite, em Brasília.

No ano passado o setor leiteiro no Estado passou por duas crises. O primeiro entrave foi em relação à alta do preço da ração das vacas leiteiras. A segunda grande dificuldade foi a importação de produtos lácteos, o que dificulta a produção e a comercialização dos produtos feitos em Mato Grosso do Sul.

Entidade paritária, o Conseleite é composto por representantes dos produtores rurais e da indústria de laticínios sendo os membros indicados pela Federação da Agricultura do Mato Grosso do Sul (Famasul) e pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado (Silems). Também fazem parte deste projeto a Universidade Estadual - Unidade de Aquidauana (UEMS) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na reunião também foram discutidas questões como a substituição e o aumento do número de conselheiros por seus respectivos representantes, além de definir mensalmente o valor de referência do leite pago ao produtor a partir de pesquisas de preço. A reunião aconteceu no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul).


Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é formado por um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), pela Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA
Em dia que município registrou a 33ª morte por coronavírus, Dourados teve 52,5% em isolamento
BATAGUASSU
Bêbado é preso incomodando populares e descumprindo medida sanitária
NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS
Mercado imobiliário e reflexos pandemia Covid-19
BRASIL
Mercado financeiro prevê queda da economia em 6,5% este ano
DOURADOS
Acidente entre moto e carro deixa homem com suspeita de fratura em uma das pernas
HOSPITAL DA VIDA
Condutor de veículo que atingiu ciclista presta depoimento no hospital
DOURADOS
Semana começa com previsão de sobe e desce de temperatura, entre 8ºC e 34ºC
IZIDRO PEDROSO
Acusado de matar secretário de Agricultura será ouvido nesta manhã
BR-163
Acidente envolvendo carro e carreta deixa duas pessoas mortas
TV DOURADOS NEWS
Como ficam as novas regras para as eleições 2020? Quem explica é o advogado Noemir Felipetto

Mais Lidas

POLÍCIA
Assassinado no Izidro é secretário de Agricultura Familiar de Dourados
DOURADOS
Ex-funcionário é o suspeito de matar secretário de Agricultura
DOURADOS
Antes do crime, homem que matou secretário havia sido demitido por não usar máscara
DOURADOS
“Um amigo, um conselheiro”, diz Délia após assassinato de secretário