O produtor rural Rafael Santos de Lima, 23 anos, proprietário do Sítio Vista Alegre, localizado na Rodovia MS-157, km 63, próximo ao Frigorífico Mar & Terra, em Itaporã, procurou a Gerencia de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente, para denunciar que um comerciante do Jardim Ipanema estaria jogando ossos em sua propriedade e também as margens da rodovia.
Segundo Orlando de Lima, pai do produtor rural, na sexta-feira (04), o mesmo estava nas proximidades da cerca, às margens da rodovia, quando viu o comerciante jogando ossos a céu aberto. Quando questionou ao comerciante sobre a ação e por ter no local uma placa proibindo jogar lixo, o mesmo disse que os ossos ainda com resíduos de carne bovina não era lixo.
Claudemir Leite de Oliveira, coordenador de Meio Ambiente do município, disse que levará ao conhecimento das autoridades competentes para coibir essa prática, até porque no município passa um veículo recolhendo ossos e resíduos sólidos dos açougues e mercados.
“Essa prática trás consequências desastrosas para o Meio Ambiente e também para a Saúde animal e humana, haja vista que os ossos ficam próximos ao açude que serve de bebedouro aos animais e também a menos de 500 metros do leito do Córrego Sardinha, onde muitos utilizam de suas águas para o consumo humano”, disse Claudemir Leite, Especialista em Gestão Ambiental.
Conforme foi possível verificar, essa prática já vinha de muito tempo, pois a quantidade de ossos é muito grande, e até mesmo animais domésticos mortos são desovados nas imediações, provocando forte odor, incomodando os que residem nas proximidades, como também aos que utilizam da rodovia MS-157.
###Poluição Ambiental
A poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas, químicas ou biológicas desse meio, em quantidade superior ao que o meio ambiente consegue absorve, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele.
A poluição ambiental é provocada primeiramente pela não conscientização da população. Os homens são uma espécie de predador para a natureza. Poluem por intenção ou por seus erros.
Podemos evitar a poluição de inúmeros métodos. Primeiro de tudo é necessário conscientizar as pessoas a jogarem o lixo no lixo, pois a maioria dos dejetos são jogados por ação humana. Segundo, é necessário projetos ambientais fortes capazes de controlar os excessos desse crime.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ciclone extratropical provoca temporal em Mundo Novo e traz chuva para Dourados e região

Prefeitura e Exército iniciam planejamento do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro

Ao negar extradição de Zambelli, Justiça italiana cita Moraes

Gianni destaca mulheres no comando da segurança e cobra apoio federal na fronteira de MS

Comprada pela internet, moto com registro de furto leva condutor à delegacia

Governo regulamenta adesão ao sistema nacional de igualdade racial

Indústria gera quase 8 mil vagas de emprego entre janeiro e abril em MS

Inscrições para o Enem 2026 terminam nesta sexta-feira

Novo leilão do Detran/MS oferece motocicleta e esportivo turbo

Outras duas seleções anfitriãs estreiam hoje na Copa do Mundo
Mais Lidas

Após 6 temporadas, Evandro não terminou: por que Impuros se tornou maior série criminal brasileira

Motorista de caminhão-tanque é preso por furtar carga de diesel e vender combustível

Com ginásio lotado, Juventude perde a primeira em casa diante do Vasco

