Menu
Busca terça, 24 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
CASSEMS

‘Casal Grávido’ realiza roda de conversa com orientações sobre gestação

11 fevereiro 2020 - 11h10Por Da Redação

Aconteceu na manhã do último sábado, dia 08 de fevereiro, mais uma edição do “Casal Grávido”, em Campo Grande. Desde 2011, o programa de prevenção da Cassems proporciona atenção, esclarecimentos e instruções para casais de beneficiários sobre o desenvolvimento saudável do bebê desde o útero. Os cursos também buscam desmistificar falácias sobre a gestação e os primeiros cuidados por meio de palestras e aulas práticas com profissionais das áreas relacionadas à saúde do bebê e da mãe. Os interessados em participar do encontro devem ligar no telefone (67)3309-5351.

Para Ana Carolina Pinheiro, educadora física, é importante dialogar com os casais, mesmo em uma segunda gestação. “No ‘Casal Grávido’, temos profissionais de diversas áreas da saúde para tirar dúvidas e interagir com os pais. Então, as perguntas vão surgindo e novas situações aparecem. Sempre tem novidades no mercado, buscamos esse momento para deixar os pais mais tranquilos para receber o filho tão desejado”.

A beneficiária Luana Oliveira explica que as dúvidas a acompanharam desde o início da gestação, e o curso foi uma oportunidade para esclarecer. “Hoje, pude conversar com algumas médicas e ter algumas respostas sobre o processo do parto normal, que é o que pretendo fazer, e me ajudou a tirar o medo”.

De acordo com a médica Pediatra, Jheth Jeanne, o programa de prevenção oferece conforto para os pais, por meio da troca de informações. “Os pais podem tirar dúvidas da parte técnica da gestação e parto, além de experiências mais subjetivas e individuais. Desta forma, os pais podem tirar algumas inseguranças deste período”.

Mariane Cegatto, beneficiária da Cassems, vivencia a primeira gestação e afirma que aprendeu algumas noções que ainda não tinha. “Tudo o que aprendi com o curso foi interessante, pois as discussões dos profissionais foi sobre dúvidas que já tínhamos. A roda de conversa foi excelente, pois não tinha muitas ideias da prática, fiquei mais aliviada”.

Esposo de Mariane, Joilson Santos vestiu a barriga falsa e experimentou um pouco das vivências de sua esposa durante a gestação. “A roda de conversa é ótima, pois, às vezes não pensamos naquela dúvida, mas outras pessoas pensaram à respeito e compartilham conosco, ali. Colocar a barriga foi muito interessante, pois percebi um pouco da falta de mobilidade que as mulheres sentem durante a gestação”.

Para as dicas práticas, a enfermeira obstetra e doula, Simone Albuquerque, demonstrou a forma mais apropriada de dar banho e amamentar o bebê.  Sobre a amamentação, ela explica que, com uma rede de apoio, é possível fazer com que o processo seja mais confortável para a mãe e o bebê. “Amamentar não é romântico como retratam, tem as suas dificuldades, é dolorido, mas é satisfatório, pois cria um vínculo entre a mãe e o bebê. Se essa mulher tiver apoio da família, do marido e de profissionais da saúde, conseguimos resolver as questões referentes à amamentação, para que ela tenha sucesso”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÊS LAGOAS
Polícia Civil prende homem por furto qualificado e recupera maquinário furtado de obra
ASSEMBLEIA DE MS
Projeto que prevê informativos sobre adoção segue para sanção
TSE registra 264 crimes de violência contra candidatos desde janeiro
ELEIÇÕES 2020
TSE registra 264 crimes de violência contra candidatos desde janeiro
Ocupação de leitos públicos de UTI cai, mas taxa segue acima dos 70%
DOURADOS 
Ocupação de leitos públicos de UTI cai, mas taxa segue acima dos 70%
CAPITAL
Justiça nega danos morais por cobranças abusivas "por falta de provas"
CRIME AMBIENTAL
Pecuarista de 73 anos leva multa de R$ 5 mil por atear fogo em pastagem 
MEIO AMBIENTE
Imam de Dourados disponibiliza plataforma com cursos online nesta quinta
BEBIDA ALCOÓLICA
Homem esfaqueia esposa em cidade de MS após briga por quatro reais
ESSENCIAL
Câmara de Dourados institui locais para realização de atividades físicas
BRASIL
Arrecadação federal soma R$ 153,9 bilhões durante o mês de outubro

Mais Lidas

DOURADOS
Carro invade parque no final da Avenida Marcelino Pires, cai em valeta e pega fogo
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Homem ameaça ex com faca e apanha de vizinhos em Dourados
DOURADOS
Homem é preso após tentar atropelar policiais em abordagem na BR-163 
DOURADOS
Mulher é presa após atear fogo na casa do ex-marido, cadeirante