Menu
Busca sábado, 23 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
ITINERANTE

Carreta da Justiça realiza atendimento em Antônio João e Aral Moreira

09 novembro 2020 - 17h20Por Da Redação

A Carreta da Justiça voltou às atividades do segundo semestre de 2020 com o trajeto da comarca de Antônio João. Foram dois dias de atendimento e muito trabalho para a equipe do juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, que responde pela unidade móvel da justiça. A carreta atendeu cerca de 270 pessoas que vivem na cidade nos dias 5 e 6 de novembro.

As pessoas fizeram um pré-cadastro antecipado para poderem participar dos atendimentos. A prefeitura local foi responsável por cadastrar as pessoas de modo a manter as medidas de biossegurança contra a Covid-19.

No período de dois dias de trabalho, 49 reconhecimentos de união estável foram realizados. Também houve nove pedidos de divórcio, dois de alimento, uma cobrança, um pedido de guarda e um reconhecimento de paternidade com DNA.
 
Também foram abertas 62 ações judiciais, 40 pessoas buscaram orientação e consultas e a Defensoria Pública estadual, parceira das ações da Carreta da Justiça, fez 25 atendimentos para os moradores de Antônio João.

Agora a Carreta da Justiça dará uma pausa e retorna para atender os habitantes da comarca de Aral Moreira nos dias 16 e 17. Depois, na sequência de atendimentos, a equipe que trabalha na unidade móvel atenderá a população de Laguna Carapã nos dias 19 e 20 de novembro.

No dia 30 de novembro e 1º de dezembro será a vez da cidade de Jateí; depois, será a vez dos seis mil habitantes de Vicentina nos dias 3 e 4. Após, Bodoquena receberá os atendimentos nos dias 9 e 10 e, para terminar o ano 2020, nos dias 14 e 15 será a vez de Guia Lopes da Laguna sediar os atendimentos.

Apesar do calendário de atendimento, em razão das medidas de biossegurança, a equipe que trabalha na Carreta da Justiça não poderá atender os usuários dos serviços que aparecerem no local com suas demandas. Nas cidades de Jateí e Guia Lopes da Laguna, os atendimentos devem ser necessariamente pré-agendados pelos telefones (67) 3317-8648 e (67) 98462-8249, ou ainda pelo e-mail jitms@tjms.jus.br.

Nas demais comarcas, a prefeitura, por meio da Assistência Social do local, fará o agendamento.

Além disso, as pessoas que procurarem os serviços da unidade móvel da justiça não podem estar com sintomas de gripe ou resfriados, deverão comparecer com uso obrigatório e correto de máscara, serão submetidos a teste de temperatura corporal e assepsia das mãos.

Saiba mais – A Carreta da Justiça tem competência para atuar em processos cíveis, criminais e dos juizados especiais das comarcas ainda não efetivamente instaladas e que a escolha dos municípios e localidades a serem atendidas observa critérios técnicos e conveniência do Poder Judiciário.

A Carreta da Justiça integra o programa Judiciário em Movimento, que tornou 100% dos municípios sul-mato-grossenses sedes de comarcas. Desde que foi lançada, em agosto de 2016, a iniciativa está levando mais qualidade e conforto no atendimento ao jurisdicionado, que não precisa mais deslocar-se de sua localidade para receber os serviços da justiça.

A unidade móvel é uma miniatura de um fórum: gabinete do juiz, sala para Promotor, Defensor Público, sanitário, uma pequena copa e a varanda na frente para recepção das pessoas, o que totaliza 44 m². O objetivo da proposta é aproximar o Judiciário da população e dar cidadania às pessoas que nunca tiveram atividade judicial e judiciária em sua cidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Estado licitará na próxima semana R$ 20 milhões para revitalizar Coronel Ponciano
DOURADOS
Estado licitará na próxima semana R$ 20 milhões para revitalizar Coronel Ponciano
Os ganhos e as perdas do avanço tecnológico
ARTIGO
Os ganhos e as perdas do avanço tecnológico
Sanesul alerta para possível falta de água em bairros
DOURADOS
Sanesul alerta para possível falta de água em bairros
Trabalho remoto foi mais recorrente para quem tinha curso superior
PANDEMIA
Trabalho remoto foi mais recorrente para quem tinha curso superior
Rebeca é 1ª brasileira com ouro e prata em um só Mundial de Ginástica
ESPORTE
Rebeca é 1ª brasileira com ouro e prata em um só Mundial de Ginástica
BRASIL
União deve fornecer medicamento à portadora de doença no sistema sanguíneo
DOURADOS
Cemitérios municipais só podem receber limpezas particulares até a véspera de Finados
SUÇUARANA
Pesquisadores confirmam presença de onça parda na zona oeste do Rio
CAPITAL
Horta social custeada pelo TJMS venderá sua produção para grande rede varejista
MS
Justiça Federal autoriza afastamento e pagamento de salário-maternidade a gestantes na pandemia

Mais Lidas

TRÁFICO
Mortos em queda de helicóptero com cocaína na fronteira são identificados
PRESIDENTE VARGAS
Escola dispensa alunos em Dourados após mensagens de ameaças
DOURADOS
Print tirado de conversa entre alunos resultou em mal-entendido e levou pânico a escola
DOURADOS
Homem é removido de grupo de whats e procura a delegacia