terça, 10 de dezembro de 2024
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CARACOL

Articulador financeiro da quadrilha do "Cateto" é preso na fronteira

09 novembro 2024 - 18h40Por Da Redação

Durante fiscalização na entrada da cidade de Caracol, na região de fronteira com o Paraguai, realizada nesta sexta-feira, dia 08 de novembro, a Polícia Militar realizou a prisão de Ronaldo Palhano Diogo, foragido desde julho deste ano por associação criminosa.

Segundo o site Campo Grande News, ele é apontado como um dos principais articuladores financeiros da quadrilha liderada pelo narcotraficante Eliandro Fernandes do Amaral, de 45 anos, o “Cateto”.

A primeira prisão aconteceu em setembro de 2023, quando o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) realizou a 2ª fase da operação Paraíso Marcado II. Na ocasião, Eliandro também foi preso.

Entretanto, em abril, Ronaldo conseguiu liberdade provisória, mas teve um mandado de prisão expedido pela Justiça em julho deste ano. Entretanto, ele não havia mais sido localizado e estava foragido.

Na denúncia, o autor é apontado por ter papel fundamental nas atividades criminosas liderada por Cateto, tendo como função transitar com dinheiro em espécie para o desenvolvimento das atividades do grupo.

Organização criminosa

A organização criminosa baseada na cidade de Bonito e investigada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) no âmbito da Operação “Paraíso Marcado”, é chefiada por bandido conhecido na fronteira de Mato Groso do Sul com o Paraguai.

Eliandro Fernandes do Amaral, o “Cateto”, tem histórico de pelo menos duas décadas de envolvimento com o narcotráfico e no início dos anos 2000 mantinha ligação com o narcotraficante Luiz Fernando da Costa, o “Fernandinho Beira-Mar”.

No dia 15 de dezembro de 2022, a quadrilha supostamente liderada por “Cateto” foi alvo de 52 mandados de buscas e apreensão e de prisão temporária cumpridos em Dourados, Ponta Porã, Bonito, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Campo Grande e Porto Murtinho.

Durante as buscas, oito pessoas foram presas em flagrante por posse irregular de armas e por tráfico.Entre os envolvidos estão os quatro policiais militares condenados.

Eliandro do Amaral é irmão de outra figura carimbada na linha internacional – José Elias Fernandes do Amaral, o “Bagual”, executado com 20 tiros em 12 de dezembro de 2008, na Festa do Laço de Amambai.

Em 2002, os irmãos Fernandes do Amaral foram presos com 337 quilos de cocaína em Amambai e condenados a 10 anos de reclusão cada um.

Depois de cumprirem parte da pena, ganharam liberdade e “Bagual” foi morto em dezembro de 2008. Em junho de 2009, “Cateto” voltou a ser preso por tráfico, no âmbito da Operação Saisine, que mirou esquema de remessa de cocaína ligado à estrutura de Beira-Mar. Outras 16 pessoas foram presas na mesma operação. O processo deste caso tem 4.208 páginas e está atualmente em grau de recurso.

Eliandro Fernandes do Amaral, o “Cateto”, foi preso no dia 28 de setembro do ano passado, na 2ª fase da operação Paraíso Marcado II, sob suspeita de ser o chefe do tráfico de drogas em Bonito. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

UEMS oferece nesta terça curso de formação para Banca Fenotípica
EDUCAÇÃO

UEMS oferece nesta terça curso de formação para Banca Fenotípica

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira
LOTERIA

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira

CAMPO GRANDE 

Mau cheiro leva polícia a encontrar corpo de idoso em sala

ASSISTÊNCIA

Governo deve implantar seis unidades para atender mulher indígena

DOURADOS 

UFGD realiza concurso com 61 vagas para técnicos administrativos

MS

Cuidar de Quem Cuida paga "13º salário" e movimenta a economia

CAMPO GRANDE 

Idoso morre depois de se engasgar com pedaço de carne

PRESIDENTE

Lula é operado às pressas em São Paulo após sentir dor na cabeça

TEMPO

Terça-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados

Polícia apreende motocicleta com sinais identificadores adulterados

Mais Lidas

POLÍCIA

Homem é preso acusado de abuso sexual contra enteada de 13 anos 

POLÍCIA

Perseguição policial com helicóptero chama atenção no centro de Dourados e traficante é preso

DOURADOS

Concurso da UFGD tem inscrições prorrogadas até janeiro

ACIDENTE

Motorista embriagado causa acidente, fica ferido e durante atendimento médico agride profissional