Menu
Busca sábado, 04 de abril de 2020
(67) 9860-3221

Área de florestas plantadas cresce 23% em MS

25 fevereiro 2013 - 13h53



De acordo com Junior Ramires, presidente da Associação dos Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas - Reflore, o Mato Grosso do Sul tem sido um dos destaques nacionais no setor de silvicultura, sobretudo pelo aumento de 23% na área plantada registrado ano passado, quando o plantio de eucalipto saiu de 500 mil para 612 mil hectares. Ramires ressaltou que a atividade florestal tem contribuído para a melhoria do meio ambiente, principalmente pelo fato de todo o plantio de eucalipto está sendo feito em áreas degradadas. Este crescimento representou o investimento de R$ 600 milhões para o setor.
A divulgação ocorreu durante o lançamento do 3º Congresso Florestal do Estado, o MS Florestal, na sede da Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul), em Campo Grande. O evento vai acontecer na cidade de Bonito-MS entre os dias 09 e 11 de abril. (para mais informações acesse www.msflorestal.com.br)

Na avaliação de Junior Ramires, muito ainda será feito em todas as cadeias produtivas que envolvem a silvicultura. “Toda a área plantada com eucalipto corresponde apenas 1,7% do território do nosso Estado, mas é preciso melhorar em infraestrutura, permitindo um melhor escoamento da produção”, acrescenta Ramires, que descartou a volta dos incentivos fiscais para o setor, afirmando que o pleito do empresariado é por uma desoneração na carga tributária.

Dos 612 mil hectares de área plantada, 68% estão ligadas às empresas que fazem parte da Reflore-MS, que são: Amata Brasil, Santa Mônica Reflorestamentos, Tramasul, Ramires Reflorestamentos, Niobe, Eldorado Brasil, Fibria, Corus Agroflorestal, Brasilwood, Cautex Florestal, Vetorial e Grupo Mutum. Para Junior Ramires, até 2020 será possível chegar a um milhão de hectares plantados, principalmente se a questão logística e a desoneração na carga tributária acompanharem a lógica mercadológica de desenvolvimento no Estado.

Para Ramires, "Hoje já somos um dos grandes players do País no setor. Um exemplo disso, é que Três Lagoas, onde estão instaladas duas grandes indústrias que utilizam florestas plantadas já está sendo conhecida como a capital mundial da celulose. As plantas em operação no município devem atingir em 2013 a capacidade instalada de produção de 2,8 milhões de toneladas".

Sem superar esses gargalos, o presidente da Reflore/MS diz que o setor corre o risco de estagnação e perda de competitividade. "Isso ocorre justamente em um momento em que o segmento está próximo de atingir o equilíbrio entre a oferta de matéria-prima e a demanda das industrias. Se superarmos esses entraves e mantivermos o atual ritmo de crescimento em 2020, dez anos antes do previsto pelo Plano Estadual, já poderemos atingir a meta de 1 milhão de hectares cultivados com florestas plantadas", comenta.

Justamente para discutir este momento do setor em Mato Grosso do Sul e a conjuntura nacional e internacional, ele explica que a Reflore/MS promove entre os dias 9 e 11 de abril o MS Florestal, que terá como tema neste ano a competitividade de toda a cadeia produtiva. Para o evento, o presidente da entidade aponta que já estão confirmadas a apresentação de 15 palestras e a participação de 20 expositores em uma mostra de produtos e serviços.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Polícia localiza jovem que estava desaparecida desde quarta-feira
POLÍTICA
'Médico não abandona paciente', diz Mandetta sobre eventual demissão
CAPITAL
Mulher vê filha ser estuprada pelo avô que também a violentou quando criança
COVID-19
Saúde de MS recebe seis mil testes rápidos para diagnóstico do coronavírus
FRONTEIRA
Polícia Militar apreende 327 quilos de maconha em dois veículos
Marie Claire
Ex-BBB20 Felipe Prior é acusado de violentar mulheres, diz revista
SEU BOLSO
Governo antecipa prazo final de saque do abono do PIS-Pasep
JUSTIÇA
Mulher ofendida por rede social será indenizada por dano moral
ESCOLTA
PRF realiza escolta no repatriamento de brasileiros vindos da Bolívia
SAÚDE
Estudantes da UFGD criam site para divulgar dados atualizados da covid-19

Mais Lidas

DOURADOS
Exame de jovem que morreu no HU testa negativo para coronavírus
COVID-19
Dourados tem mais um caso confirmado de coronavírus
DOURADOS
Jovem morre no HU e município pede agilidade no resultado do exame de coronavírus
CORONAVÍRUS
Dourados registra mais dois casos de Covid-19 e MS tem 60 confirmações