Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (15), Projeto de Lei 15/2022 de autoria de Marçal Filho (PP) que institui em Mato Grosso do Sul a Semana de Informação, Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma (câncer ocular). A doença ainda é pouco conhecida e trata-se de um tumor maligno originário nas células da retina dos olhos e que geralmente ocorre em crianças antes dos 5 anos de idade. O projeto segue para sanção do Governo.
O Projeto de Lei tem como proposta incentivar campanhas informativas para ampliar o conhecimento da população acerca do diagnóstico precoce e do tratamento, divulgar os principais sintomas, aperfeiçoar políticas públicas estaduais sobre o tema, e fomentar a pesquisa, a ciência e a inovação, no âmbito da saúde.
“A Semana de Informação e Conscientização que o projeto pretende instituir contribuirá para alertar a população sobre os sinais, os sintomas e a importância do diagnóstico precoce da doença, favorecendo, como consequência, o sucesso nos tratamentos”, justifica Marçal Filho. O Projeto propõe que ações de conscientização sejam realizadas, anualmente, na semana do dia 18 de setembro, data em que acontece o Dia Nacional de Conscientização sobre a doença.
O retinoblastoma é um tumor maligno originário das células da retina, que é a parte do olho responsável pela visão, afetando um ou ambos os olhos. Geralmente ocorre antes dos 5 anos de idade. Os casos podem ser diagnosticados por médicos experientes por meio de exame do fundo de olho, com a pupila bem dilatada.
Entre os sinais do retinoblastoma, o principal é o reflexo brilhante na pupila que é conhecido como reflexo do “olho de gato”. Outros sinais e sintomas, que podem acometer somente um ou os dois olhos, são: estrabismo (olhar vesgo), fotofobia (sensibilidade exagerada à luz) e dificuldade visual.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Família doa órgãos de enfermeira morta a marteladas por bombeiro

Articulação de Geraldo Resende garante habilitação de serviço de referência em doenças raras na APAE
Pescador encontra cadáver em estado de decomposição em córrego
MERCADO FINANCEIRODólar cai para R$ 5,24, de olho em conflito no Irã e dados dos EUA
VIOLÊNCIAMulher é sequestrada e ameaçada de mutilação; suspeito é preso
Eduardo Leite oficializa pré-candidatura à Presidência pelo PSD
RIBAS DO RIO PARDOPolícia recupera postes e palanques furtados de propriedade rural
TJ/MS"Gatos" de energia em central de abastecimento gera condenação
APARECIDA DO TABOADOJovem é preso ao ser flagrado no quarto de adolescente de 12 anos

Dia S mobiliza crianças e reforça vigilância contra sarampo e rubéola
Mais Lidas

Prefeitura inicia limpeza de terrenos baldios após descumprimento de notificações

Justiça mantém condenação de morador que instalou câmeras voltadas para casa de vizinha

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163

Projeto de autoria do deputado Marçal tem como proposta ampliar a conscientização e o diagnóstico do câncer ocular - Crédito: Divulgação